10 Dicas Para Melhorar o Sinal de Wi-Fi em Casa

Se você está tendo problemas com a cobertura do sinal de Wi-Fi nos cômodos da sua casa, vou te passar agora 10 dicas que podem te ajudar a melhorar sua internet sem fio.

1 – Verifique o Posicionamento do Roteador

Onde você instala o roteador é o primeiro e mais importante passo para garantir que o sinal de Wi-Fi esteja forte e alcance todos os pontos da casa. Para isso, o roteador deve ser colocado em um local central e elevado da casa, longe de paredes e objetos metálicos que possam interferir no sinal.

Desconto HOJE: 8%

Isso significa que você deve evitar colocá-lo dentro de armários ou próximos a eletrodomésticos grandes, como geladeiras ou micro-ondas. Se você mora em uma casa grande ou com andar de cima, pode ser útil colocar o roteador em um local mais alto, como no primeiro andar ou no sótão, para garantir que o sinal se espalhe por toda a casa. Lembre-se também de que o sinal de Wi-Fi se espalha em todas as direções, portanto, é melhor evitar colocar o roteador perto de uma parede externa ou em um canto.

Acreditem em mim, mas até o Bluetooth pode interferir na sua conexão Wi-Fi, e não só o bluetooth do celular, se você tiver mouse e teclado sem fio próximo do seu roteador, eles podem está usando a mesma frequência/canal e detonando o seu sinal de Wi-Fi!

Evite também colocá-lo próximo de telefone sem fio, micro-ondas, babá eletrônica, câmera sem fio, ou qualquer outro eletrônico que possa interferir na frequência do sinal do roteador, geralmente o 2.4 GHz.

O Roteador propaga o sinal de forma horizontal em toda as direções em 360 graus, e vai descer, por isso a importância de manter seu roteador no alto e centralizado, evite colocar encostado em paredes grossas, janela, ou qualquer área que não seja aproveitado o sinal ao redor, além ser mais suscetível a luz solar e umidade, provocando aquecimento elevado e prejudicando o seu desempenho, assim como diminuindo sua vida útil.

O sinal não costumar se estender bem também em lugares com reflexo, tipo espelhos. Evite-os sempre que puder.

2 – Atualize o Firmware do Roteador

Atualizar o firmware do roteador é importante para corrigir problemas de segurança e melhorar o desempenho da rede. O firmware é nada mais nada menos que o software que controla o funcionamento do roteador, então é importante mantê-lo atualizado. A atualização do firmware pode ser feita por meio de um processo simples de download e instalação de uma nova versão do software.

Geralmente, essa atualização é feita por meio da interface de usuário do roteador, acessível através de um navegador da web. Lembre-se sempre de fazer o backup das configurações do roteador antes de atualizar o firmware para evitar a perda de configurações importantes como nome da rede, Wi-Fi e possíveis configurações de firewall.

3 – Troque o Canal da Frequência do Roteador

O canal é a frequência de rádio usada pelo roteador para enviar e receber dados. Em ambientes com muitas redes Wi-Fi próximas, esses canais podem ficar congestionados, causando interferência no sinal de Wi-Fi e afetando o desempenho da sua rede. Para resolver esse problema, é recomendável usar um aplicativo de celular para encontrar o canal menos congestionado e alterar o canal do roteador para melhorar o desempenho da rede. Geralmente, isso pode ser feito por meio da interface de usuário do roteador, acessível através do navegador da web.

Para entender melhor sobre frequências e canais veja esse artigo.

4 – Reinicie o Roteador

Reiniciar o roteador é uma solução simples e muita das vezes eficaz para corrigir problemas temporários de desempenho na rede Wi-Fi. Quando o roteador é reiniciado, a memória do dispositivo é limpa e o sistema é iniciado novamente, o que pode melhorar sua conexão. Para reiniciar o roteador, basta desligá-lo da tomada por uns 10 segundos e depois ligá-lo novamente. Esse processo é rápido e fácil e geralmente resolve problemas comuns de desempenho da rede Wi-Fi.

5 – Use Um Repetidor Wi-Fi

Um repetidor Wi-Fi é um dispositivo que ajuda a estender o alcance do sinal de Wi-Fi em uma casa ou escritório. Ele funciona recebendo o sinal Wi-Fi existente e transmitindo-o novamente, estendendo a cobertura do sinal. Para usar um repetidor Wi-Fi, basta conectar o dispositivo à tomada elétrica e configurá-lo para se conectar à rede Wi-Fi existente. O repetidor Wi-Fi deve ser colocado em um local estratégico, onde possa receber um bom sinal e transmiti-lo para as áreas que precisam de melhor cobertura. Isso ajuda a melhorar a conexão Wi-Fi em áreas da casa que normalmente têm sinal fraco ou nulo.

Desconto HOJE: 8%
Repetidor Expansor TP-Link Wi-Fi Network 300Mbps – TL-WA850RE
  • Leve, compacto e prático, ele pode ser instalado diretamente na tomada.

Usar um repetidor pode fazer alcançar pontos da casa que não recebia internet, porém a velocidade e qualidade chegará um pouco comprometida.

6 – Limite Dispositivos Conectados

A quantidade de dispositivos conectados a uma rede Wi-Fi pode afetar a sua qualidade e a velocidade da conexão. Quanto mais dispositivos conectados, maior é a demanda por largura de banda e mais lento pode ser o desempenho da rede. Para melhorar a conexão Wi-Fi, é recomendável limitar o número de dispositivos conectados à rede, especialmente aqueles que não estão em uso ou não precisam estar conectados o tempo todo.

Pensando além, é importante verificar se há dispositivos que consomem muita largura de banda, como serviços de streaming ou downloads de arquivos grandes, e limitar o uso desses dispositivos para melhorar a conexão Wi-Fi para todos os outros dispositivos em geral.

No painel online do roteador, veja quais são os dispositivos conectados, se você passou a senha do Wi-Fi pra muitas pessoas e essas pessoas ainda possam estar usando(vizinhos), isso pode estar congestionando sua rede.

7 – Configure Uma Rede de Convidados

Uma rede de convidados é uma rede Wi-Fi separada que pode ser configurada no roteador para permitir que convidados acessem a Internet sem ter acesso à rede principal. Isso ajuda a proteger a rede principal contra possíveis ameaças de segurança causadas por dispositivos desconhecidos ou mal-intencionados.

Para criar uma rede de convidados, basta acessar as configurações do roteador e configurar uma nova rede Wi-Fi com um nome e senha diferentes da rede principal. Essa rede pode ser ativada ou desativada conforme necessário e permite que os convidados acessem a Internet sem ter acesso aos dispositivos e arquivos da rede principal, inclusive você consegue limitar quanto de internet quer disponibilizar para essa nova rede. É uma forma simples e eficaz de proteger a rede Wi-Fi contra possíveis ameaças de segurança e sobrecargas de banda e congestionamento.

8 – Use Um Cabo Ethernet

Se você tem muitos dispositivos em casa, e usa todos no Wi-Fi, a depender de qual seja seu roteador, talvez seja melhor você optar por ligar os dispositivos fixos e próximo do roteador, diretamente no cabo de rede, assim você acaba tirando a carga do Wi-Fi e melhorando a largura de banda.

PlusCable – Cabo de rede Patch cord Cat.7 Azul 1,5metros CAT715BL
  • Conheça o lançamento da Pluscable, topo de categoria, o cabo de rede CAT7

9 – Use Chapa de Alumínio

Essa agora é a versão “gambiarra” da coisa. Os metais em geral podem prejudicar o desempenho dos roteadores, pois refletem as ondas de rádio emitidas pelo dispositivo, o que pode afetar a qualidade da conexão Wi-Fi. No entanto, em alguns casos, pode ser benéfico usar uma lata de alumínio para direcionar o sinal Wi-Fi. Isso porque a lata pode atuar como uma antena direcional, ajudando a concentrar e ampliar o sinal em uma direção específica. É importante lembrar que o uso de uma lata de alumínio não é uma solução definitiva para problemas de sinal Wi-Fi e pode não funcionar em todas as situações.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor como fazer essa gambiarra, fica por sua conta e risco!

Assista o Vídeo
Vídeo do Canal Manual do Mundo

10 – Roteador Mesh

Se você já passou por todas as 9 etapas e ainda não conseguiu ampliar o sinal do Wi-Fi ou resolver a baixa qualidade do sinal, a melhor e mais eficiente forma de você ter exito é com roteadores mesh. A tecnologia Mesh é uma solução mais avançada para problemas de sinal Wi-Fi em uma casa ou escritório. Ela consiste em vários dispositivos, chamados de pontos de acesso, que se conectam uns aos outros para criar uma rede sem fio unificada e de alta cobertura.

Esses dispositivos trabalham em conjunto para criar um sistema de Wi-Fi “sem emendas”, eliminando áreas com sinal fraco ou inexistente. Para usar a tecnologia Mesh, é necessário adquirir um kit Mesh que inclua um roteador principal e mais 1 ou mais pontos de acesso. Os pontos de acesso são colocados em diferentes áreas da casa ou escritório e se conectam ao roteador principal para criar uma rede de Wi-Fi unificada e de alta cobertura. É uma solução mais cara, mas com certeza mais eficaz para problemas de sinal Wi-Fi em grandes espaços ou em casas com muitos obstáculos.

Kit Roteador Wi-Fi Mesh Dual-Band AC1900 Deco S7 (2 pack)
  • 1900 Mbps de velocidade Wi-Fi – Divirta-se assistindo às suas séries favoritas em 4K com velocidades combinadas de até 1900 Mbps (600 Mbps em 2.4 GHz e 1300 Mbps em 5 GHz) com tecnologia 3×3 MU-MIMO.

Clique aqui para conhecer sobre a tecnologia de Roteadores Mesh

Recapitulando com as perguntas mais frequentes

  1. Como posso melhorar o sinal de Wi-Fi em casa?

    Há várias maneiras de melhorar o sinal de Wi-Fi em casa, como posicionar o roteador em um local central e elevado, usar um repetidor de sinal, desligar dispositivos que não estão em uso e atualizar o firmware do roteador.

  2. O que é um repetidor de sinal Wi-Fi?

    Um repetidor de sinal Wi-Fi é um dispositivo que amplia o sinal de Wi-Fi em áreas da casa onde o sinal é fraco. Ele funciona recebendo o sinal do roteador e retransmitindo o sinal para aumentar a cobertura da rede.

  3. Por que o posicionamento do roteador é importante?

    O posicionamento do roteador é importante porque o sinal Wi-Fi pode ser bloqueado ou enfraquecido por paredes, móveis e outros objetos. Colocar o roteador em um local central e elevado pode ajudar a garantir que o sinal seja distribuído de forma mais uniforme.

  4. Qual é a melhor posição para o roteador Wi-Fi em casa?

    A melhor posição para o roteador Wi-Fi é em um local central e elevado, longe de paredes, móveis e outros objetos que possam bloquear o sinal. Alguns especialistas recomendam colocar o roteador no teto para obter a melhor cobertura possível.

  5. O que é QoS (Quality of Service) no roteador Wi-Fi?

    QoS é um recurso em alguns roteadores Wi-Fi que permite priorizar o tráfego de rede para garantir que os aplicativos de alta prioridade, como jogos e videoconferências, recebam a largura de banda necessária.

  6. Posso melhorar o sinal de Wi-Fi sem comprar novos dispositivos?

    Sim, há muitas maneiras de melhorar o sinal de Wi-Fi sem comprar novos dispositivos. Você pode mudar o canal do roteador, desligar dispositivos que não estão em uso, limpar a antena do roteador e atualizar o firmware do roteador.

  7. Qual é a melhor maneira de verificar a velocidade da minha conexão Wi-Fi?

    Você pode verificar a velocidade da sua conexão Wi-Fi usando um aplicativo de teste de velocidade em um dispositivo conectado à rede Wi-Fi. Existem muitos aplicativos gratuitos disponíveis para download em lojas de aplicativos.

Conclusão

Se seu roteador Wi-Fi é aqueles fornecidos pela operadora de internet, você pode contacta-los e informar o problema ocorrido, assim eles poderão realizar a troca ou manutenção. Mas uma coisa que eu sempre falo é nunca deixar a segurança e estabilidade do seu Wi-Fi na mão do seu provedor. Inclusive eu tenho um artigo aqui falando sobre os possíveis problemas de se usar o equipamento fornecido por eles.

Além de seguir as dicas acima, a melhor forma de você ter total controle e obter a melhor qualidade possível do sinal pela casa, é adquirir um bom roteador e assim poder gerir sua rede sem fio como você bem quiser!

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 4.8 / 5. Total de votos: 70

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    3 Comentários
    1. Boa tarde, Paulo!

      Comprei um par de Deco na ilusao de que teria a mesma velocidade de internet por toda casa mas ao entrar em contato com o suporte me disseram que para manter o sinal teria que conectar ambos os decos via cabo. Ambos estao com sinal bem forte e bem proximos mas a velocidade do segundo e quase a metade. É isso mesmo?

    2. Só em posicionar o roteador mais pro centro da casa resolveu totalmente meu problema, você me fez economizar uma grana! GRATIDÃO

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo