Analise do Roteador TP-Link Archer C80

Escrito por: Paulo Santos

O TP-Link Archer C80 é um roteador Wi-Fi de última geração que oferece conexões de alta velocidade e confiabilidade para usuários domésticos e pequenas empresas. Ele fica um grau acima do Archer C6. Neste artigo, faremos uma análise completa do C80, abordando suas especificações técnicas, recursos, desempenho e usabilidade.

➡️ VEJA ISSO : WiFi 6 no Precinho!

Começando com suas especificações técnicas

Aqui estão as especificações técnicas do roteador TP-Link Archer C80:

  • Tecnologia Wi-Fi: AC1900
  • Velocidade Wi-Fi: 1300Mbps em 5GHz e 600Mbps em 2.4GHz
  • Antenas: 4 antenas externas de alto ganho não removíveis
  • Portas Ethernet: 4 portas LAN Gigabit Ethernet e 1 porta WAN Gigabit Ethernet
  • Tecnologia MU-MIMO: Sim
  • Beamforming: Sim
  • Processador: CPU Qualcomm de 1 GHz
  • Memória RAM: 128MB
  • Memória Flash: 16MB
  • Botões: Botão de liga/desliga, Botão WPS/Wi-Fi liga/desliga, Botão de reinicialização
  • Dimensões: 230 x 144 x 35 mm
  • Segurança: Criptografia WPA/WPA2, Controle de acesso, Firewall SPI, Filtro de endereço MAC, Filtro de URL/IP
  • Compatibilidade: Funciona com todos os dispositivos Wi-Fi
  • Recursos adicionais: Aplicativo Tether, Controle dos pais, Modo de ponto de acesso integrado e função Wi-Fi para convidados.

Sobre sua Velocidade de Conexão

O Archer C80 tem velocidade Wi-Fi teórica máxima de até 1300 Mbps no canal de 5 Ghz e 600 Mbps no canal de 2,4 Ghz. Ele suporta o recurso Wireless AC MU-MIMO e Beamforming para um melhor desempenho Wi-Fi.

Se você tem uma conexão de até 500 megas esse roteador vai te atender muito bem.

Sobre o alcance do sinal Wi-Fi

O TP-Link Archer C80 AC1900 é equipado com quatro antenas externas de alto ganho que ajudam a melhorar o alcance do sinal Wi-Fi. Em nossos testes, descobrimos que o sinal Wi-Fi do Archer C80 tem um alcance bastante decente, cobrindo a maioria das casas e apartamentos.

No entanto, o alcance do sinal pode variar dependendo de vários fatores, como a interferência de outros dispositivos sem fio, a presença de paredes ou obstáculos e a distância entre o dispositivo e o roteador. Para melhorar ainda mais o alcance do sinal Wi-Fi, é recomendável posicionar o roteador em um local centralizado e elevado, evitando obstáculos entre o roteador e o dispositivo, e ajustando a orientação das antenas para obter o melhor sinal possível.

Segundo informações do fabricante, você conseguirá cobrir uma área de até 180m2.

C80 é um roteador OneMesh

O TP-Link Archer C80 é compatível com o extensor de sinal OneMesh, que pode ser usado para ampliar a cobertura do sinal Wi-Fi em residências ou ambientes de trabalho. O extensor OneMesh oferece recursos de rede em malha, como roaming contínuo e orientação de banda, que garantem uma conexão mais estável em comparação com um extensor Wi-Fi convencional.

Para obter o melhor desempenho, é recomendado usar um extensor Wi-Fi 6 OneMesh, como o RE505X e o RE605X, em conjunto com o Archer C80. No entanto, é importante observar que a TP-Link não permite que o roteador seja vinculado a outro roteador OneMesh. Além disso, o Archer C80 não pode ser conectado diretamente a um sistema Deco Mesh Wi-Fi, pois eles são baseados em tecnologias diferentes.

ATUALIZAÇÃO: 31/03/2024

Agora os roteadores OneMesh são EasyMesh, isso significa que você poderá juntar 2 ou mais roteadores do mesmo modelo, ou até mesmo de outros modelos e marcas diferentes que possuem tecnologia EasyMesh para montar uma rede única Mesh!

➡️ Roteadores OneMesh para EasyMesh via Atualização de Firmware

Características e funcionalidades

Algumas das principais características e funcionalidades do Archer C80 incluem:

  • Tecnologia MU-MIMO: permite que o roteador suporte múltiplos usuários e dispositivos simultaneamente, melhorando a eficiência da rede.
  • Beamforming: ajusta a potência da antena para direcionar o sinal Wi-Fi para os dispositivos conectados, melhorando a qualidade do sinal e aumentando o alcance.
  • Quatro antenas externas de alto ganho: ajudam a melhorar a qualidade e alcance do sinal Wi-Fi.
  • Quatro portas Ethernet Gigabit: permitem conectar dispositivos com fio para uma conexão mais estável e rápida.
  • Função de Controle dos Pais: permite restringir o acesso a conteúdo inapropriado e gerenciar o tempo de uso da internet dos dispositivos conectados.
  • Aplicativo Tether: permite gerenciar a rede doméstica e ajustar as configurações do roteador através do seu smartphone.
  • Modo de ponto de acesso integrado: permite que o roteador funcione como um ponto de acesso para uma conexão mais rápida e estável.
  • Função Wi-Fi para convidados: permite que você crie uma rede Wi-Fi separada para seus convidados, protegendo sua rede doméstica contra possíveis ameaças.
  • Criptografia WPA/WPA2: oferece uma segurança forte para a rede doméstica.
Assista o Vídeo
Vídeo do Canal Max Dicas

Configuração fácil e rápido

o TP-Link Archer C80 AC1900 é fácil de configurar e pode ser feito em poucos minutos. O processo de configuração é simples e pode ser feito por meio do aplicativo Tether ou da página de configuração web do roteador.

Para configurar o Archer C80, siga as seguintes etapas:

Disponível no Mercado Livre
  1. Conecte o roteador ao modem do seu provedor de serviços de Internet usando um cabo Ethernet.
  2. Ligue o roteador e espere até que a luz indicadora esteja estável.
  3. Conecte um dispositivo, como um laptop ou smartphone, à rede Wi-Fi padrão do roteador. A rede Wi-Fi padrão é o nome de rede e a senha que vêm com o roteador.
  4. Abra um navegador da web e digite tplinkwifi.net ou 192.168.0.1 na barra de endereço para acessar a página de configuração do roteador ou instale o aplicativo Tether em seu smartphone.
  5. Siga as instruções na tela para configurar as configurações de rede, como nome de rede, senha e segurança.

Em resumo, o processo de configuração do TP-Link Archer C80 é bastante simples e pode ser feito em poucos minutos, mesmo para usuários iniciantes. O aplicativo Tether também torna mais fácil para os usuários gerenciar a rede doméstica e ajustar as configurações do roteador remotamente, através do seu celular.

Desconto HOJE: 47%
Roteador TP-Link Archer C80 Wireless MU-MIMO
  • Tecnologia MIMO 3 × 3 – Transmissão e recebimento de dados em três fluxos para parear perfeitamente com seus dispositivos 3 × 3.

Perguntas mais frequentes sobre o Archer C80

  1. Qual é a velocidade máxima de conexão do TP-Link Archer C80 AC1900?

    O Archer C80 pode atingir uma velocidade máxima de Wi-Fi de 1300Mbps em 5GHz e 600Mbps em 2.4GHz.

  2. O Archer C80 possui tecnologia MU-MIMO?

    Sim, o Archer C80 possui tecnologia MU-MIMO, o que permite que o roteador suporte múltiplos usuários e dispositivos simultaneamente, melhorando a eficiência da rede.

  3. O Archer C80 é seguro?

    Sim, o Archer C80 é seguro e oferece criptografia WPA/WPA2 para proteger sua rede doméstica.

  4. O Archer C80 oferece uma função de Controle dos Pais?

    Sim, oferece uma função de Controle dos Pais, permitindo que você restringir o acesso a conteúdo inapropriado e gerenciar o tempo de uso da internet dos dispositivos conectados.

  5. O Archer C80 funciona como um ponto de acesso?

    Sim, o Archer C80 pode funcionar como um ponto de acesso integrado, permitindo que o roteador funcione como um ponto de acesso para uma conexão mais rápida e estável.

roteador onemesh c80

Vale a pena comprar?

O Archer C80 tem um desempenho realmente bom, em testes que eu realizei, cravou com uma velocidade Wi-Fi próxima a 600 Mbps em uma curta distância e um pouco abaixo de 400 Mbps depois de 2 paredes. Isso é surpreendentemente rápido e estável para um roteador sem fio nessa faixa de preço.

Uma das desvantagens que vi nesse modelo é a falta de uma entrada usb para armazenamento, mas para uma grande parte das pessoas isso não chega a ser problema.

Com o Archer C80, você poderá baixar o aplicativo TP-Link Tether em seu telefone, pois complementa a experiência de possuir este roteador sem fio. O aplicativo mostrará muitas informações e permitirá que você gerencie sua rede doméstica facilmente.

Posso te afirmar que o TP-Link Archer C80 é uma ótima aquisição para melhorar a cobertura e a estabilidade do Wi-Fi na sua casa, especialmente se você ainda estiver usando o roteador fornecido pelo provedor.

Com certeza é um roteador que costumo recomendar, por ser estável e rápido, além de ser ótimo para quem procura uma solução de baixo custo.

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 4.8 / 5. Total de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    8 Comentários
    1. Boa tarde, em uma área rural configurei um Tp-link C20 como repetidor entre uma casa e outra e o sinal fica bem instável, compensa usar um roteador de maior alcance como o C80 no lugar dele para receber o sinal ou só melhora se for instalado junto ao modem para envio de sinal?
      Nesse caso, piora o desempenho ativar o DHCP no repetidor?

      • Luis, o C80 tem melhor cobertura que o C20, sem dúvidas. Porém não dá pra dizer se o C80 será suficiente, pois envolve outras questões como tamanho da casa, espessura da alvenaria, e outras barreiras físicas que possam atrapalhar a propagação do WiFi pelos ambientes.

        DHCP somente no roteador principal.

    2. Responder
      Marcelo Alexandre de Paula 13/03/2024 as 22:27

      Na minha tv aparecia TPLINK_4186-5G,agora só está aparecendo o 5G da claro,e o do TP-Link só aparece o 2.4 na Ismart isso,e no celular tbm não aparece mais 5G pq será?tem alguma dica de configuração por favor.sem mais obrigado.

      • Marcelo, o ideal é verificar as configurações do roteador: Acesse a interface de administração do seu roteador (geralmente digitando 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 no navegador) e certifique-se de que a rede 5GHz está ativa.

    3. Paulo, não encontrei nenhum artigo na internet que explique por que NÃO consigo atingir uma velocidade na banda 2.4Ghz maior que 100Mbps. Acabei de comprar e configurar o C80. Tenho internet de 600Mbps. Notebooks conectados via cabo no C80 ou celular/notebook conectado na banda 5G consigo atingir 560/580 Mbps, tá excelente.
      Mas ao conectar na banda de 2.4Ghz não passa de 100Mbps, sendo que nas especificações técnicas fala em até 600Mps na 2.4Ghz.
      Saberia explicar o que pode estar acontecendo? Todos equipamentos que testei suportam o padrão 802.11n/ac.

    4. Em uma casa de andares, com 40 metros quadrados casa andar, o roteador da operadora pega em quase toda a casa a 2,4 GHz, menos em um quarto.

      É melhor um c80 + um repetidor re200 onemesh nesse quarto, ou 1 par de deco m4?

      Sai o mesmo preço

      • Fernando, eu acho que no seu caso seria melhor
        ir de Deco M4, pois se ainda assim não cobrisse tudo, ainda teria a possibilidade de comprar mais uma unidade e deixar tudo com 100% de cobertura, vou te confessar que não sou muito fã da limitação do OneMesh, aqui nesse artigo eu explico o motivo.

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo