Aumentei a Velocidade da Minha Internet, mas o Wi-Fi Ainda Está Fraco, o que Fazer?

Escrito por: Paulo Santos

Você acabou de aumentar o plano de internet, esperando uma navegação mais rápida e um Wi-Fi mais potente em casa. No entanto, mesmo com mais velocidade contratada, o sinal do Wi-Fi continua fraco em alguns cômodos e só pega bem próximo do roteador. Por que isso acontece e o que você pode fazer para melhorar a situação? Vamos desvendar esse mistério e oferecer soluções práticas.

Entendendo o problema de velocidade x cobertura

É comum as pessoas acharem que pegando um plano mais caro com maior velocidade, irá assim a resolver a questão de cobertura do Wi-Fi. Sinto lhe informar, mas aumentar a velocidade da sua internet não necessariamente vai melhorar a cobertura ou a força do sinal Wi-Fi. ❌

A velocidade da internet é a taxa na qual os dados são transferidos da internet para o seu dispositivo e vice-versa, enquanto a cobertura do Wi-Fi depende da capacidade do seu roteador de distribuir o sinal pela casa. Se o sinal Wi-Fi está fraco, o problema pode estar na limitação do próprio roteador ou a posição/ambiente que ele está instalado em sua casa.

6 Soluções rápidas para melhorar o sinal Wi-Fi

  1. Posicione o Roteador Corretamente: O local onde o roteador está posicionado faz uma grande diferença. Evite colocá-lo em armários ou escondido atrás de objetos. O ideal é posicioná-lo em um local central e elevado da casa, longe de paredes e obstáculos que possam atrapalhar a propagação do sinal.
  2. Atualize seu Roteador: Se o seu roteador é antigo, ele pode não ser capaz de suportar as velocidades mais altas da sua nova conexão de internet. Considere comprar um modelo mais recente que suporte as velocidades contratadas e tenha melhor alcance de sinal.
  3. Use Repetidores de Sinal ou Sistemas Mesh: Repetidores de sinal Wi-Fi podem “ajudar” a estender o alcance do seu roteador. Porém uma solução ainda mais eficaz é um sistema Wi-Fi Mesh, que consiste em várias unidades que trabalham juntas para distribuir o sinal uniformemente por toda a casa.
  4. Verifique Interferências: Outros dispositivos eletrônicos, como micro-ondas e telefones sem fio, podem interferir no sinal Wi-Fi. Tente manter o roteador longe desses dispositivos.
  5. Mude o Canal Wi-Fi: Roteadores Wi-Fi operam em diferentes canais. Se muitos roteadores na sua área estão no mesmo canal, isso pode causar interferência. Experimente mudar para um canal menos congestionado. ( Entenda sobre Frequências e Canais)
  6. Atualize o Firmware do Roteador: Manter o firmware do roteador atualizado pode melhorar o desempenho e a segurança do seu Wi-Fi.

Alguns artigos que pode te ajudar a obter um Wi-Fi de qualidade em casa:

7 Dicas para Wi-Fi super rápido
Não dependa do roteador da operadora
10 Melhores roteadores Mesh
Como escolher o roteador ideal para casa

Conclusão

Aumentar a velocidade da sua internet é ótimo para melhorar a taxa de transferência de dados, mas não irá resolver por si só problemas de cobertura do sinal Wi-Fi em sua casa, o ideal é seguir dicas de como posicionar bem seu roteador em casa, ou se necessário comprar um kit de roteadores mesh, assim você terá cobertura total de Wi-Fi, podendo ter sinal forte na cozinha, banheiro, ou até mesmo áreas externas.

Desconto HOJE: 28%Mais Vendidos. 1
TP-Link Deco M4 – Kit Roteador Wi-Fi Mesh Gigabit, 5GHz
  • O Deco utiliza um sistema de unidades para obter uma cobertura Wi-Fi perfeita para toda a casa – elimina áreas de sinal fraco de uma vez por todas
Desconto HOJE: 8%Mais Vendidos. 2
MERCUSYS ROTEADOR WI-FI MESH NA CASA TODA AC1300 HALO H30G (PACK C/2)
  • Rede Unificada – Com tecnologia Mesh avançada, as unidades Halo trabalham juntas para formar uma única rede com um nome de Wi-Fi e uma senha
Desconto HOJE: 13%Mais Vendidos. 3
Roteador Sem Fio Wi-fi 6 Mesh Twibi Force AX Branco Intelbras
  • Possui quatro antenas internas e design robusto

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 5 / 5. Total de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    Tem alguma dúvida ou sugestão? Estou aqui para te ajudar!

        Deixe um Comentário

        Gênio do WiFi
        Logo