Comparativo: Deco X20 vs Deco M5 – Qual Kit Mesh Comprar?

Escrito por: Paulo Santos

Tanto o Deco X20 quanto o Deco M5 podem ser ótimas opções para você, mas existem algumas diferenças entre eles que pode fazer você decidir qual o melhor para atender a sua necessidade em casa ou no escritório.

➡️ VEJA ISSO : WiFi 6 no Precinho!

Estou aqui para te ajudar nessa missão de encontrar o melhor para a sua atual realidade, abaixo segue uma tabela com dados relevantes entre eles.

RecursoDeco X20Deco M5
Padrão Wi-FiWi-Fi 6 (802.11ax)Wi-Fi 5 (802.11ac)
Velocidade Máxima1800 Mbps1300 Mbps
Plano de VelocidadeIdeal até 1 GigaIdeal até 600 Mega
Número de Bandas2 – 2,4 GHz: 574 Mbps, 5 GHz: 1201 Mbps2 – 2,4 GHz: 400 Mbps, 5 GHz: 867 Mbps
Quantidade de Antenas43
Alcance2 unid. Cobre até 370m²3 unid. Cobre até 500m²
Capacidade MU-MIMOSimSim
BeamformingSimSim
GerenciamentoAplicativo TP-Link DecoAplicativo TP-Link Deco
SegurançaWPA2 e WPA3WPA2
Controle dos PaisSimSim
Assistente de VozAmazon Alexa, Google AssistantAmazon Alexa, Google Assistant
Dispositivos ConectadosAté 150 simultaneamenteAté 100 simultaneamente
Gestão da RedeAplicativo DecoAplicativo Deco

Como você viu acima, o Deco X20 já possui Wi-Fi 6 e tem capacidade de suportar planos de internet de até 1 Giga. Com 4 antenas internas é capaz de cobrir até 370m² com apenas 2 unidades, ou 550m² com 3 unidades.

A criptografia WPA3 garante mais segurança para a sua rede, é um sistema mesh robusto, com capacidade de atender até 150 dispositivos conectados simultaneamente!

TP-Link Deco X20 possui um design elegante e moderno, com opções de dois ou três nós idênticos em todos os aspectos. Cada nó é um cilindro branco de 11,7cm de altura e 10,9cm de largura, com um indicador LED na frente da base que muda de cor para indicar o status da conexão. O design é bem minimalista e discreto, o que pode ser uma vantagem para usuários que preferem um roteador mesh que não chame muita atenção na decoração da casa.

✅ Ver Review Completo do Deco X20

Agora vamos para o Deco M5, que ainda é Wi-Fi 5, porém isso não quer dizer que é um dispositivo ruim, se você tiver plano de internet de até 500 ou 600 Mega o Wi-Fi 5 irá te atender MUITO BEM MESMO!

Esse kit é vendido normalmente em 3 unidades, e você pode espalhá-los na sua casa e cobrir uma área de até 500m². Eu entendo que você possa não ter uma casa ou apartamento com todo esse tamanho, mas mesmo se for menor, você pode posicionar cada um deles em um ambiente específico, quanto mais próximos estiverem, o sinal chegará mais forte e com velocidade máxima em cada nó.

Sobre sua criptografia ser WPA2, também não quer dizer que você esteja vulnerável, muito pelo contrário, é uma criptografia ainda muito boa e inclusive a WPA2 é a mais usada comumente na maioria dos lares brasileiros, tem um artigo que falo sobre a diferença do WPA2 e WPA3 que seria interessante você ler pra tirar suas dúvidas.

Falando dos dispositivos conectados simultaneamente, são 100 dispositivos que podem se conectar a sua rede na mesma hora! Nesse quesito eu acredito ser mais do que suficiente para uso doméstico, mesmo sendo uma casa com uma família giganteee!

Sobre o design, ele tem um formato que lembra um cubo, com dimensões de 100 x 100 x 77 mm e com 270g de peso cada unidade. Há uma luz LED branca no topo do Deco M5 que indica o status da rede. A luz LED fica branca quando a rede está funcionando corretamente, pisca em verde durante a configuração e pisca em vermelho se houver algum problema com a rede.

✅ Ver Review Completo do Deco M5

Disponível no Mercado Livre

Enfim, Qual Devo Comprar?

Se você tem ou pretende ter um plano de 1 Giga de velocidade, tem dispositivos em casa que já contam com o Wi-Fi 6, talvez seja a hora de ir de Deco X20. Porém se você tem plano de internet com velocidade entre 100 a 600 mega, e quer economizar um pouco, vai de Deco M5. Ambos os roteadores têm configurações robustas que vai atender a maioria das pessoas.

Claro que temos que levar em consideração também a questão do desejo individual de ter um dispositivo mais recente com tecnologia mais nova, e isso às vezes foge do racional do custo-benefício, e tá tudo bem também!

Se você tem a vontade e tem as condições para comprar o melhor, não vejo problemas de escolher optar pelo Kit Mesh com as melhores configurações. Enfim, eu apresento os dados de cada dispositivo, mas é uma escolha pessoal que cada um deve tomar. Mas de verdade, qualquer dessas opções estará fazendo um ótimo negócio!

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 5 / 5. Total de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    12 Comentários
    1. Responder
      Wenceslau Buzinaro Junior 18/05/2024 as 20:06

      Boa noite! Tenho uma rede mesh com 04 decos M5 ligados com CAT6. No cabo passa 700mega tranquilo. No wifi vai só até 300mega. É normal isso? Estou pensando em trocar por um X20. No wifi conseguiria os 700mega ou algo próximo com o X20? Ou você recomenda outro modelo? Tipo X50 ou X60?

      Desde já obrigado!

      • Boa noite Wenceslau! Então.. Apesar do Deco M5 ser muito bom, sua velocidade no WiFi há uma limitação, podendo alcançar até os 500 mega, em condições ideais..

        Quanto à troca pelo Deco X20, você provavelmente verá melhora na performance do Wi-Fi, pois o X20 suporta Wi-Fi 6, que é mais eficiente e rápido que o Wi-Fi 5 utilizado no M5. No entanto, alcançar os 700 Mbps completos no Wi-Fi ainda pode ser um desafio, dependendo da configuração da sua casa e outros fatores sobre interferência de sinal. O Wi-Fi 6 acaba melhorando a eficiência da rede, especialmente em ambientes com muitos dispositivos conectados.

        Se você está buscando maximizar a velocidade do Wi-Fi em toda casa, considerar modelos ainda mais avançados como o X50 ou o X60 pode ser uma ideia melhor. Estes modelos oferecem melhorias adicionais em termos de capacidade de processamento e cobertura de sinal, o que pode ajudar a entregar uma mesmo velocidade que você vê no cabo.

        Espero que isso ajude a esclarecer suas dúvidas e ajude na sua decisão! Abraços e boa sorte!!

        • Responder
          Wenceslau Buzinaro Junior 18/05/2024 as 20:41

          Olá Paulo, muito obrigado por sua resposta! Realmente vou ter que optar por um X50. O M5 chega nos 300mega via wifi com muito custo. Observo nas configurações da conexão wifi tanto do celular quanto do notebook o link de recepção e transmissão em 433mbps. É por isso? Não existe uma forma de aumentar a velocidade desse link com os M5? Teria que trocar mesmo não é? Estou correto em meu raciocínio?

    2. Bom dia Paulo.
      Tenho um plano de internet de 300mb.
      Utilizo o roteador da operadora, que tem as bandas do Wi-Fi 4 e Wi-Fi 5 separadas, porém ele replica o ssid da rede de 2.4 na rede de 5Ghz. Utilizo também um extensor da operadora, ligado por cabo, no último cômodo da casa, com as mesmas características citadas acima, o que me atende bem nos 180m², incluindo a parte externa da casa.
      Como o extensor começou a apresentar problemas, estou pensando em adquirir um kit mesh com Wi-Fi 6, deixando o roteamento com o modem da operadora, por conta do VOIP, e utilizar os mesh como AP.
      Estou em dúvida em qual adquirir, deco x20, twibi force, ou huawei mesh 3.
      Qual você indicaria?

      • Olá André, bom dia!

        Então, entre esses 3 eu com certeza iria de Deco x20, o Twibi Force sinceramente não tem o mesmo padrão de qualidade, e o Huawei me preocupa a questão da garantia.

        Agora, se você pretende economizar e manter um padrão de qualidade dentro desses 300 mega, eu indico o Deco m5, até mesmo o Deco m4 dá conta pagando mais barato! Ambos são WiFi 5, mas sinceramente, um WiFi 6 não fará tanta diferença assim, talvez você nem sequer perceba. Porém, se você planeja aumentar a velocidade da internet num futuro próximo, vai de Deco x20 mesmo.

        Sei que posso ter lhe trazido mais dúvidas do que resolução, mas faço isso pq talvez imagino que você possar está criando expectativas além do melhor custo-benefício, entende? Um abraço e boa sorte na escolha!

    3. Bom dia Paulo!

      Comprei e instalei o Deco x20 juntamente com os decos m5 conforme havia conversado anteriormente, no entanto fazendo teste de velocidade, percebi que no deco x20 ele alcança 400 mb, minha internet é de 400mb, nos decos m5 (extensores) estão dando no máximo 100mb, isso é normal?
      Outra dúvida, esse cabo de ethernet que vem junto com os decos são cat6?

      • Olá Fernando, não é normal, Deco m5 é pra bater os 400 mega tb! Provavelmente os cabos são cat 6, mas até o cat 5 chega a 1 giga tranquilamente, capaz de não ser limitação do cabo.

        Os Deco M5 estão muito distantes do X20? Tente colocá-los mais próximos, caso continue com baixa velocidade, tente “resetar” os nós M5 e refazer a instalação no app.

    4. Bom dia, eu tenho 2 deco M5 e estou querendo colocar mais um deco, você recomenda comprar outro deco m5 ou posso colocar já esse deco x20 e neste caso utilizando ele como principal e deixar os outros 2 deco m5 como extensor, eu teria algum ganho nesta configuração ou estaria investindo desnecessariamente no deco x20?

      • Olá Fernando, pode fazer exatamente assim como você disse, o Deco x20 como primário! Mau investimento pra mim é tudo aquilo que a gente não usa, ou usaria pouco pra se pagar ao longo do tempo. Nesse caso ai, um Deco x20 vai ser capaz de fornecer Wi-Fi 6 dentro da sua área de cobertura, o que pode melhorar a conexão em dispositivos compatíveis. Já pode ser um bom começo para em breve, atualizar toda sua rede. Abraços!

    5. Deco x20 vale mais a pena para quem já tem aparelhos com wifi 6, eu comprei 2 unidades e ta funcionando bem de mais aqui em casa

    6. Bom dia, no meu caso tenho uma internet de 600 mg alguns dispositivos inteligente e pretendo implementar, ai se eu optar pelo deco x20 mesmo não tendo um WiFi 6 isso pode ser um problema? outra pergunta quando comprar um dos produtos na instalação o ponto principal tem que ser obrigatoriamente conectado próximo ao roteador WiFi da operadora? caso eu queira cabear os dois decos posso puxar um cabo do roteador WiFi para o principal e do principal para o secundário? na hora de configurar, os decos tenho que fazer algum tipo de configuração no roteador WiFi da operadora ou tudo se faz automaticamente? obrigado.

      • Olá Marco, bom dia! Não há qualquer problema, o Deco X20 tb opera para dispositivos com Wi-Fi 5. Você pode cabear sim, um cabo sai do roteador da operadora pra o Deco x20, e o outro cabo sai desse Deco x20 pro outro nó. A configuração é a mais simples possível, praticamente se autoconfigura com alguns cliques no app da TP-Link. Super fácil de fazer! Boa escolha, o Deco x20 é um bom sistema mesh, além que você irá estar preparado pra novos dispositivos com Wi-Fi 6 que você for adquirir futuramente..

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo