Comparativo dos Intelbras Twibi: Fast vs Giga vs Giga+ vs Force AX

Escrito por: Paulo Santos

Se você está buscando a melhor opção de Kit Mesh e tem uma forte preferência por produtos da Intelbras, essas são as 4 opções da marca que vamos destacar e fazer um comparativo. Cada um com suas características e funcionalidades, fique atento as configurações e diferenças entre eles para escolher a melhor opção para sua casa.

➡️ VEJA ISSO : WiFi 6 no Precinho!

Principais diferenças entre os modelos Twibi:

RecursosTwibi FastTwibi GigaTwibi Giga+Twibi Force AX
Tecnologia Wi-FiWi-Fi 5Wi-Fi 5Wi-Fi 5Wi-Fi 6
Cobertura por Unid.100m2180m2180m2140m2
Dispositivos conectados406060128
Ideal para PlanosAté 100 MegaAté 400 MegaAté 400 MegaAté 600 Mega
Memória Flash8 MB16 MB8 MB128 MB
Memória RAM128 MB128 MB128 MB128 MB
Gerenciamento aplicativoWi-Fi Control HomeWi-Fi Control HomeWi-Fi Control HomeMeu Wi-Fi Intelbras
Canais 2,4 GHz1 ao 111 ao 111 ao 111 ao 13
Canais 5 GHz40404036,40,44,48,149
153,157,161
SegurançaWPA2WPA2WPA2WPA3

Intelbras Mesh Twibi Fast

O Twibi Fast é um roteador Wi-Fi 5 Mesh (AC 1200) da Intelbras que oferece uma conexão Wi-Fi constante para toda a casa, com distribuição de sinal inteligente e capacidade para múltiplos dispositivos. Ele é ideal para planos de internet de até 100 mega e pode ampliar a cobertura do sinal adquirindo módulos individuais.

O kit Twibi Fast fornece uma experiência de conexão cobrindo áreas de até 200 m² para o kit de 2 unidades. Cada módulo adicionado à sua rede Mesh amplia a área do Wi-Fi em até 100 m², eliminando pontos cegos de conexão.

Por sua limitação de porta WAN 10/100, essa é uma opção menos escolhida entre os clientes.

Intelbras Mesh Twibi Giga

O Twibi Giga é um roteador wireless mesh que oferece uma conexão Wi-Fi robusta e constante para toda a casa. Ele é projetado para cobrir uma área de até 180 m² por módulo, com o kit de 2 unidades cobrindo até 360 m². Se necessário, você pode adicionar mais módulos para cobrir uma área maior.

Esse modelo é indicado para planos de até 400 Mega de velocidade, sendo assim capaz de atender a maioria das pessoas.

O Twibi Giga utiliza a tecnologia mesh, que permite a conexão entre os Twibis via cabo de rede, conhecida como Ethernet backhaul. Além disso, o sistema suporta até 60 dispositivos simultaneamente, dependendo do perfil de uso e de fatores ambientais.

A configuração e o gerenciamento do Twibi Giga são feitos através do aplicativo Wi-Fi Control Home, que oferece uma interface de usuário amigável e várias funções úteis. O Twibi Giga também cria uma única rede Wi-Fi para as duas frequências (2,4GHz e 5GHz), conectando os dispositivos à melhor frequência disponível automaticamente.

O Twibi Giga também é projetado para ser fácil de instalar e usar. Basta ligar o Twibi na tomada, aguardar que ele inicie e segurar o botão Reset por 10 segundos até que o LED fique na cor cinza. O Twibi Giga também é fácil de limpar, bastando usar uma combinação de pano úmido e sabão neutro.

Preço muito acima e tem sido esquecido pelos usuários devido ao irmão mais novo o Giga+

Intelbras Mesh Twibi Giga+

O Twibi Giga+ é uma variação do Twibi Giga. Ele também é ideal para planos de internet de até 400 mega e a cobertura do sinal pode ser ampliada adquirindo módulos individuais.

O kit Twibi Giga+ fornece uma experiência de conexão com velocidade para planos de internet de até 400 mega e cobre áreas de até 360 m² para 2 unidades. Cada módulo adicionado à sua rede Mesh amplia a área do Wi-Fi em até 180 m², eliminando pontos cegos de conexão.

O Twibi Giga+ também permite a instalação e gerenciamento de funções de forma prática através do aplicativo Wi-Fi Control Home, incluindo controle parental e criação de rede de visitantes. Além disso, a função Assistente IoT disponível no aplicativo facilita a instalação de produtos smart home.

Disponível no Mercado Livre

O Twibi Giga+ pode conectar até 60 dispositivos com qualidade, permitindo que todos na casa estejam online ao mesmo tempo. Ele utiliza as frequências 5GHz e 2,4GHz de forma automática, conectando os dispositivos no melhor sinal disponível em uma única rede Wi-Fi.

Para provedores de internet, o Twibi Giga+ permite realizar configurações e atualizações do firmware à distância, pelo portal Customize ou protocolo TR-069. Perfeito para residências e escritórios.

Diferença entre Twibi Giga e Twibi Giga+

Embora ambos os modelos, Twibi Giga e Twibi Giga+, ofereçam funcionalidades robustas, o Twibi Giga+ se destaca por apresentar recursos adicionais. Ele inclui funcionalidades como a Reserva de IP, um Assistente IoT, Controle de Banda para a Rede de Visitantes, priorização de conexões mesh, opções avançadas de segurança wireless e Controle Parental. Além disso, o Twibi Giga+ permite a visualização do nível de sinal dos dispositivos que estão conectados aos Twibis. Vale ressaltar que ambos os modelos são compatíveis entre si.

O Twibi Giga+ é a opção atualmente mais vendida e preferida pelos usuários

Intelbras Mesh Twibi Force AX

O Twibi Force AX é um roteador Mesh AX 1500 da Intelbras que oferece uma conexão Wi-Fi 6 de alta qualidade para toda a casa, com distribuição inteligente de sinal e capacidade para múltiplos dispositivos. Ele é ideal para planos de internet de até 600 mega e a cobertura do sinal pode ser ampliada adquirindo módulos individuais.

O conjunto de roteadores AX 1500 oferece uma experiência em conexão com velocidade para planos de internet de até 600 mega e área de cobertura de até 280m². Cada módulo adicionado à sua rede Mesh amplia a área de conexão Wi-Fi em até 140m².

O Twibi Force AX também permite a instalação e gerenciamento de funções de forma prática através do aplicativo Meu Wi-Fi Intelbras. Além disso, ele é compatível com produtos das linhas Wi-Force, WiFiber e Twibi Force.

A tecnologia Wi-Fi 6 oferece mais velocidade, eficiência de rede e menos interferências. Em conjunto com as portas Gigabit do roteador, é ideal para planos de internet de até 600 mega.

Para provedores de internet, o Twibi Force AX é compatível com TR-069 e Portal Remotize, ideal para os provedores de internet que buscam soluções robustas e completas.

O Twibi Force AX é pra quem quer embarcar no Wi-Fi 6, tá com um preço bem convidativo!

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 5 / 5. Total de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    33 Comentários
    1. Boa tarde Paulo, venho acompanhando seu conteúdo a algumas semanas e decidi adquirir o kit Twibi Force AX.
      Instalei por conta própria, a principio instalei eles um ao lado do modem/roteador da claro ( 1GB Wi-Fi 6 ) ligado por cabo, e o outro na sala, tem uma boa quantidade de parede, mas também instalei o mesh por cabo ( ligado na porta wan )
      Entretanto venho notando que neste ponto mesh que esta na sala, o sinal do wifi é bom mas em testes de velocidades não vem a velocidade correta, nem muito alta.
      Mudei ontem para operar em Bridge pegando o ip e dhcp do proprio aparelho da Net mas mesmo assim parece estar mais lento…
      Vale ressaltar que o meu apartamento possui 120m² ( construindo em 2011 ) então deve ter muita inferência de sinal pelas paredes.
      Mas a duvida que eu tenho é:
      Fiz as conexões erradas? Instalei de forma errada ?

      Agradeço a ajuda.

      • Boa tarde, vamos lá Diego! Pelo que falou, você instalou corretamente, porém o Force AX é recomendado para no máximo planos de 600 mega, para sua conexão de 1 giga o mais adequado seria um Mesh TP-Link Deco X50 ou X60.

        Mas sobre a questão do teste de velocidade, pode também está dando bug, já passei por isso que relatei aqui: https://geniodowifi.com/blog/teste-de-velocidade-como-avaliar-corretamente-sua-conexao/

        Obrigado por seu comentário! 🙏

        • Sim tenho ciência dos TP-Link Deco X50 ou X60, peguei este modelo de Mesh da Twib, pois vou usar o wifi mesmo apenas para as coisas que não há como por cabo, o restante ( TV/Video-Game/PC ) estão cabeados. Creio que isso não seja um problema, 600MB seria o essencial para usar no celular e para futuras automatizações.

          Darei uma lida sobre o bug.
          Agradeço a atenção mais uma vez!

    2. Paulo, estou instalando um trio de Twibi Force AX com um pacote de 700mega e Wi-fi 6. Acha que posso ter muita perda? o pacote de 500 mega vem com wi-fi 5, por isto estou optando pelo de 700 mega.

      • Não perderá muito, o Twibi Force AX bate seus 600 mega quando próximo do dispositivo. O que já é suficiente para a maioria dos usuários e aplicações.

    3. Tenho 3 twibi giga+, tenho 3 internet em provedores diferentes e estou instalando um load balance pra somas essa inter que vai chegar em 1 giga, tem algum que consiga acompanhar essa velocidade ? Não queria perder muita velocidade

    4. Paulo, bom dia, tenho 2 Mesh Twibi Giga+, e gostaria de instalar um Twibi Force, com principal ,é possivel? terei algum ganho? ou instalo outro Mesh Twibi Giga+?

      • Vinicius,

        Bom dia! Vamos lá.. O Twibi Force aceita conexões de até 600 Mega, mais dispositivos conectados simultaneamente e até segurança WPA3, porém ele vai apenas trabalhar em WiFi 5 e WPA2 de acordo com os outros dispositivos. Sinceramente não vejo muita vantagem nessa mistura, ou coloca tudo Twibi Giga+, ou troca todos por Twibi Force.

    5. Olá Paulo.. Comprei um kit twibi force com 2 roteadores. Tenho internet da claro de 500mg porém wifi 5. Não estou conseguindo configurar, ele conecta na rede INTELBRAS, acha o twibi, porém não termina as configurações.. Meu modem está em modo bridge, pois eu utilizo um outro roteador TP-Link.. Você sabe me dizer qual o problema? não está chegando internet no twibi, seria por ser wifi 5? ou por estar em modo bridge?
      Obrigado

      • Oi Douglas, você tem que ligar o cabo de rede do roteador em bridge para o twibi que será o primário, a partir daí você configura a rede mesh entre os 2 Twibis. Espero que dê tudo certo, abraços!

    6. Comprei um kit twibi force e não consigo configurar. O roteador é localizado, mas não configura.

      • Olá Bernado, tente resetar os dispositivos e refazer a instalação.. Ligue o Twibi Force na tomada e aguarde ele iniciar, depois só segurar o botão Reset por uns 15 segundos e soltar!

        Caso não dê certo, recomendo entrar em contato com o suporte da Intelbras!

    7. Prezado Paulo, boa tarde!
      Tenho um plano de internet da claro que veio com 2 mesh. Um unidade fica na sala, ao lado do roteador e, a outra unidade, no quarto. Porém não funciona no quarto, pois fica caindo sempre. O técnico da claro foi em meu apto e não conseguiu fazer funcionar e me sugeriu este equipamento da intelbras, porém não soube diferenciar os modelos. Portanto gostaria de saber se o Sr. poderia ajudar-me a decidir qual produto comprar. Meu imóvel tem pouco mais 70 m² e a distância entre os meschs é de uns 5 a 6 passos aproximadamente.
      Obrigado

      • Olá Alexandre! 70 metros, até um roteador tradicional, instalado de forma centralizado consegue cobrir todos os ambientes, porém nem sempre é possível instalar ele no meio da casa, assim um Kit de roteadores mesh entra em ação. Roteadores Intelbras são bons, mas existem outras marcas como TP-Link, Mercusys, D-Link, etc. Mas o modelo a se adquirir vai depender de pelo menos mais 2 informações, como:

        1 – Velocidade da sua internet ou se pretende aumentar em breve
        2 – Se você quer um Mesh WiFi 6 e se seus dispositivos estão aptos com a tecnologia WiFi 6, caso contrário um WiFi 5 pode ser uma melhor opção.

        https://geniodowifi.com/blog/resumindo-8-principais-diferencas-wifi-5-wifi-6/ (Resumindo as 8 Principais Diferenças do Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6)
        https://geniodowifi.com/blog/10-roteadores-mesh-com-o-melhor-custo-beneficio/ (10 Roteadores Mesh com o Melhor Custo Benefício)

        Visite as páginas acima e descubra qual roteador mesh se encaixa melhor na sua necessidade! Qualquer coisa pode responder este comentário com os dados que faltam para que a gente possa buscar uma melhor opção para ti.

        70m2 é relativamente pequeno e um kit com 2 roteadores mesh já são capazes de cobrir toda a casa com qualidade de sinal em todos os vãos.

    8. Bom dia,
      obrigado pela explicação sobre os modelos. mas nao consegui concluir qual é melhor: Giga + ou Force. Seria possivel um detalhamento de qual seria o melhor entre os dois?

      • Olá Thiago, bom dia! O Giga+ é WiFi 5, enquanto o Force já é WiFi 6. O melhor é aquele que atende suas necessidade, por exemplo, para adquirir o force, você deve se certificar se seus dispositivos que se conectarão a ele já possuí a tecnologia WiFi 6, pois caso contrário é melhor ir de Giga+ que é WiFi 5

        Mas você pode está se perguntando: “não posso comprar WiFi 6 e usar em meus dispositivos WiFi 5?”
        Sim, pode.. Mas seria mais econômico se manter dentro do WiFi 5, entende? Mas aí é uma decisão muito pessoal, você deve avaliar de acordo com sua vontade e seu bolso, um abraço!

    9. Posso colocar em uma rede giga dois twibi fest em pontos mais difíceis

    10. Paulo, blza? sou Juvena… Tenho um Force(novo) e um Giga +(antigo).. Configurei o Force como “Primário” ( Modem->Force ) agora como eu add o Giga+… pois a intelbras usa force no app MeuWifi( so acha force) e o Giga+ é o app WifiControl( so acha o giga) kkkkk ….Pela interface do FORCE ao clicar em Adicionar novo nó, modelos disponíveis:
      W5-1200G, W5-1200F, GF1200, W5-2100G ou Twibi Force Plug

      Como faço para deixar os dois Force + Giga +?

      Agradeço desde já

      • Olá Lucas, vi aqui que: “Referente ao funcionamento InMesh/Mesh, os twibis Fast, Giga e Giga+ são compatíveis apenas entre si, com o Mesh. Para a rede InMesh, o Twibi Force Plug, terá funcionamento com a linha Roteadores Wiforce e ONTs Wifiber.”

        Mas você pode tentar, na interface do app do force, quando você vai adicionar novo nó, ele só mostra esses modelos aí né? Mas ainda assim, ligue o outro dispositivo giga na tomada, e clique em iniciar busca no app do force (MeuWifi), ele vai começar a buscar outros nós mais próximos, fique de olho nas cores do led do Twibi giga para ver se vai sincronizar. Caso esteja com dificuldade, tente também através do navegador do pc/notebook conectando um cabo de rede direto do force ax. O ip de acesso é: 10.0.0.1.

        Porém, talvez não seja capaz, testa aí e volta aqui pra dar um parecer pra gente!? Abraços!

    11. Olá, Paulo! Obrigado pelo seu texto e considerações.

      Tenho pensado em comprar um twibi adicional para minha casa. Considerando que eu tenho 3 giga+ na minha casa, e considerando o bom preço do Force Ax, você acha então melhor eu comprar um Force AX e usá-lo de nó (dado que ele tem capacidade de até 600mbs) ou um giga + mesmo?

    12. Acabei de desligar do suporte intelbras , não conseguiram configurar o twibi force para conectar o wifi em velocidade superior a 220mb , orientaram a levar para assistencia tecnica depis de 1 h 18 minutos de tentativas . Gosto muito do Twibi giga agora esse force esquece

    13. Tenho 4 unidades do twibb giga + e não tenho maiores problemas com a rede da minha residência. Acho que pelo valor, para uma residência vale a pena.
      Posso comprar mais uma unidade do Twibi Force AX e conectar junto aos twibb giga+ que já possuo ?
      O modelo novo está mais barato que o antigo.
      Obrigado

      • Olá Anderson, pode sim. Só deixe que o Twibi AX seja o nó primário (aquele que liga direto ao roteador). Agora temos o problema do Force AX que é Wi-Fi 6, se você colocá-lo junto com os Giga+ ele só irá servir o Wi-Fi 5 aos seus dispositivos. Mas ainda assim não será um problema, visto que você está satisfeito com o Wi-Fi 5. Tenho um artigo que pode tirar suas dúvidas entre Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6. Abraços!

    14. Excelente e muito bem elaborado seu comparativo.
      A experiência que tenho com esses aparelhos na minha empresa de t.i é péssima, acho que por desleixo da própria intelbras, eles possuem problemas descritos nos fóruns da intelbras a anos que até hoje não foram resolvidos. O que mais reclamam é:

      1 – ao atualizar o twib principal os outros no nó não atualizam, tem de resetalos para atualizar e refazer toda a rede.

      2 – bug na rede em modo Bridge, ao ativá-la, em algum momento a velocidade da rede cai consideravelmente, para resolver o problema o suporte da intelbras entra no seu dispositivo via telnet para realizar uma configuração de banda para 80mhz. Coisa que não somos capazes de fazer por que a página ou app de configuração dos aparelhos é muito pobre de opções.

      3 – Se você ativar a rede clientes, em algum momento a rede normal terá sua velocidade reduzida drasticamente, mesmo sem nenhum dispositivo conectado a rede cliente. Ao desativala a velocidade volta ao normal como mágica.

      4 – mesmo todo o nó conectado via cabo. Com planos que superam a velocidade do twib giga + de até 400mb mesmo em um local aberto sem obstáculos e próximo ao twib a velocidade do wifi não alcança nem 200mb se você tiver 4 twib ou mais. O motivo? O dispositivo se conecta a um twib mais distante.

      5 – meu preferido, perda de conexão entre sí e aparelhos que não pegam Internet mesmo conectados a eles.
      Como resolver isso? Tem que programar o twib para reiniciar todo dia de madrugada.

      Esses twib são uma dor de cabeça, diferente dos roteadores e outros produtos da intelbtas que são excelentes.

      • Natanel, obrigado por seu comentário relatando os possíveis problemas desses Kit Mesh da Intelbras. Infelizmente a impressão que dá é que falta foco na Intelbras, eles possuem uma variedade muito grande de produtos e acredito que isso impacta diretamente na qualidade de alguns desses produtos.

    15. As avaliações estão incorretas.
      Substituí meu kit de 2 Twibi Giga por 1 kit do Twibi Force AX.
      A rede parou de funcionar, reinicia toda hora, desconecta os equipamentos etc, simplesmente surtou.
      Após diversos contatos com o suporte, e a substituição de um dos nós tive que pegar um Twibi Fast e ligar parte dos dispositivos, assim (quando baixa para menos de 20 dispositivos conectados) o Twibi Force consegue funcionar, mesmo assim um dos nós fica piscando o led verde diversas vezes por dia.
      Em resumo, não vale a pena comprar o Force AX, pois o par deles não suporta o que 1 só unidade do Fast consegue gerenciar, bem diferente da proposta conforme descrita na matéria.

      Recursos Twibi Fast Twibi Giga Twibi Giga+ Twibi Force AX
      Dispositivos conectados 40 60 60 128

      • Olá Roberto, na teoria era pro seu Twibi Force Ax ser tão bom e, ou melhor que o Giga. Visto que no relatório de especificações da Intelbras o Twibi Ax suporta até 128 dispositivos conectados (sendo 64 em 2,4GHz e 64 em 5GHz).

        Você ta usando apenas o kit Force ou o Force em conjunto com o giga? Se estiver usando em conjunto, lembre-se sempre de colocar o Force ax como “primário”, aquele que liga direto ao roteador/modem.

        Vi que você já entrou em contato com a Intelbras, recomendo que você exija a troca do dispositivo, pois provavelmente você teve azar nessa unidade. Obrigado pelo comentário e deixe-nos saber se teve alguma solução!

        • Paulo eu tenho uma rede mesh em casa com 4 twibi giga e gostaria de colocar mais 2 twibi para aumentar o sinal de alguns pontos … seria melhor eu colocar 2 force 1 primeiros no roteador e os outros como repetidor .. isso daria certo ? Eles se comunicariam fazendo 1 rede única com os 2 modelos ? Estou com medo de comprar e não ficar uma rede só.

          • Paulo Santos 21/09/2023 as 20:12

            Olá Jeff! “Talvez eles possam se comunicar”. Mas tem uma pegadinha, o Force é Wi-Fi 6 e o Giga é Wi-Fi 5. Você usará o Force apenas no Wi-fi 5 se juntá-lo com o Giga, entendeu?

            O melhor a se fazer é vender o Giga e comprar todos Force que já é Wi-Fi 6, assim você poderá aproveitar melhor o dispositivo. Ou então comprar mais 2 unidades do Giga que você já tem, é o mais econômico a se fazer no seu caso.

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo