Como se Manter Conectado no Wi-Fi Mesmo com Falta de Energia Elétrica

Escrito por: Paulo Santos

Você já deve ter passado pela situação frustrante que é ficar sem internet durante um apagão. Se você ainda tiver um plano de dados 3 ou 4G ativo, ainda pode quebrar um galho, mas existem lugares que o sinal de internet móvel é muito fraco, mesmo em grande centros, seja pela estrutura do prédio ou simplesmente uma localização não coberta.

Nesses momentos, percebemos o quanto dependemos da conexão para diversas atividades, seja para trabalho, comunicação, estudo ou lazer, que é simplesmente passar o tempo enquanto a luz não volta. Mas você sabia que é possível manter sua conexão Wi-Fi ativa mesmo quando acaba a energia elétrica? A solução é mais simples do que parece: usar um nobreak no seu modem. Vamos entender como isso funciona.

O nobreak será seu aliado durante apagões

Um nobreak, ou UPS (Uninterruptible Power Supply), é um dispositivo que fornece energia temporária quando a fonte principal falha. Ele é perfeito para manter seu modem ou roteador funcionando durante um apagão. Mas como escolher o nobreak certo e qual seria a autonomia esperada?

Escolhendo o Nobreak Certo

Ao escolher um nobreak para o seu modem ou roteador, você não precisa de um modelo superpotente. Esses dispositivos têm um consumo energético relativamente bem baixo, então um nobreak pequeno de menor potência já é suficiente. Aqui estão algumas dicas para escolher o nobreak adequado:

  1. Verifique a Potência do Seu Modem/Roteador: Geralmente, esses dispositivos consomem entre 5 a 20 watts. Com essa informação, você pode escolher um nobreak que atenda a essa demanda.
  2. Escolha um Nobreak com Potência de 600 a 1200 VA: Para a maioria dos modems e roteadores domésticos, um nobreak com potência entre 600 VA (Volt-Ampere) e 1200 VA é mais do que suficiente.
  3. Considere a Autonomia Desejada: A autonomia do nobreak depende da sua capacidade e do consumo do dispositivo conectado. Para um modem, um nobreak de 600 VA pode fornecer energia por várias horas, dependendo do modelo e da condição da bateria.

Autonomia e Uso Prático

Vamos a um exemplo prático: suponha que seu roteador consome 10 watts e você tem um nobreak de 600 VA. Dependendo da eficiência e da capacidade da bateria do nobreak, você pode esperar uma autonomia de 3 a 4 horas, o que é geralmente suficiente para cobrir a maioria dos apagões curtos.

Dicas para Maximizar a Autonomia

Mantenha o nobreak sempre conectado à tomada para garantir que a bateria esteja sempre carregada. Outro ponto importante é conectar apenas o necessário ao nobreak, no caso somente o modem, para assim maximizar a autonomia. Evite conectar dispositivos que não são essenciais.

Nobreak´s ideal para usar no modem

Nobreak JBR Guard 600 de 600VA, autonomia de 2 a 3 horas


Nobreak TS SHARA de 1200VA, autonomia de 5 a 6 horas

Conclusão

Ter um nobreak para seu modem é uma solução simples e eficaz para garantir que você permaneça conectado à internet mesmo durante um apagão. Com o nobreak certo, você poderá continuar suas atividades online sem interrupções, mantendo a produtividade, comunicação e o entretenimento. Além do modem, se precisar você poderá ligar também um carregador de celular, assim você terá carga no seu aparelho e não ficará incomunicável, uso um desses nobreaks e posso garantir que funciona muito bem!

Lembre-se de escolher um modelo adequado ao consumo do seu dispositivo e autonomia desejada, além de manter o nobreak sempre ligado na tomada e pronto para uso. Assim, você nunca ficará desconectado quando mais precisar.

Mais Vendidos. 1
Nobreak Interativo 120v XNB 600 VA Preto Intelbras
  • O nobreak XNB 600 oferece proteção e energia extra para equipamentos eletrônicos, e tem modelos com tensão de entrada em 120 volts ou 220 volts.
Desconto HOJE: 10%Mais Vendidos. 2
Mais Vendidos. 3
Nobreak ATTIV 600VA 120V Preto Intelbras
  • Potência nominal de pico: 600 VA / 300 W

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 5 / 5. Total de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    2 Comentários
    1. Adorei o Artigo! muito bem explicado. Aqui onde moro, São Gonçalo/RJ, sempre falta energia na hora que mais se precisa e demora horas pra voltar. Muito obrigado!

    2. Excelente artigo, aqui costuma faltar energia e sempre ficamos sem wifi até voltar, vou comprar um desses baratinhos pra resolver esse pepino!!

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo