Devo Trocar meu Roteador Wi-Fi por um Mais Novo?

Escrito por: Paulo Santos

Muitas pessoas se perguntam se é hora de trocar seu roteador Wi-Fi. Especialmente aqueles que possuem um roteador Wi-Fi 5, e já viram que existe o Wi-Fi 6 e que já está saindo o Wi-Fi 7. Você e tantos outros podem estar se perguntando se seus dispositivos estão ficando obsoletos.

Alguns até expressam preocupação com a falta de atualizações de firmware nos últimos meses ou até mesmo anos para seus roteadores atuais. Porém, só se há necessidade de atualização de firmware quando se tem relatos de falha ou algo que comprometa a segurança, um roteador pode se manter seguro e funcionando 100% por toda sua vida útil!

É importante lembrar que a chegada de um novo padrão Wi-Fi não torna automaticamente os seus dispositivos mais antigos obsoletos. Por exemplo, a compra de um novo roteador não significa necessariamente que seus dispositivos existentes serão atualizados automaticamente, muitos dos dispositivos estarão operando em Wi-Fi 5 ou até mesmo em padrões mais antigos. Além disso, a obsolescência de um padrão Wi-Fi não é determinada pela sua idade, mas sim pela sua utilidade. Se você ainda pode usar um padrão usufruindo o máximo da sua velocidade de internet, ele não é obsoleto.

Se a sua intenção for trocar o roteador apenas por causa do padrão Wi-Fi 6, veja esse artigo:

Motivos para NÃO Comprar um Roteador com Wi-Fi 6

Três razões equivocadas que podem fazer você querer trocar seu roteador Wi-Fi

Existem argumentos que, à primeira vista, podem parecer convincentes para trocar seu roteador Wi-Fi, mas que, na verdade, não são tão sólidos quanto parecem. Aqui estão três exemplos:

“Quero estar a frente da tecnologia e preparar minha casa para o futuro”: A ideia de preparação para o futuro é um conceito complemante enganoso. Por exemplo, mesmo que você adquira um roteador Wi-Fi 7 agora, seus dispositivos (TV, notebook, tablet, computador, etc) não serão compatíveis, nem o iPhone 14 Pro Max conta com o Wi-Fi 6E, quanto mais o Wi-Fi 7, e quando tiver algum dispositivo compatível com o Wi-Fi 7, é muito provável que já existam novos padrões, como o Wi-Fi 8, surgindo no mercado.
“Encontrei uma ótima oferta”: Uma oferta só é realmente ótima se você precisar de um novo roteador. Se o seu roteador atual ainda está funcionando bem, comprar um novo, mesmo que seja uma pechincha, é simplesmente desperdiçar dinheiro, como dizia o Julius: “Se não comprar nada o desconto é maior”. Além disso, a produção desnecessária de novos dispositivos e o descarte dos antigos tem um impacto ambiental muito negativo.
“Já faz alguns anos que estou usando o meu roteador atual”: Não pense assim, pois um roteador Wi-Fi não tem uma data de validade definida. Se ele ainda está atendendo às suas necessidades e entregando a velocidade contratada no Wi-Fi, não há razão para substituí-lo apenas por causa de sua idade.

Em resumo, a decisão de substituir seu roteador deve ser baseada em suas necessidades e circunstâncias específicas. Não há necessidade de trocar um roteador que continua funcionando bem apenas porque um novo padrão Wi-Fi foi lançado ou porque você encontrou uma “boa oferta”.

Lembre-se, a tecnologia é uma ferramenta que deve servir a você, e não o contrário. Comprar um novo roteador apenas por sentir-se pressionado a fazê-lo, sem uma razão prática, é como buscar a felicidade em compras, e isso é como uma armadilha, esse artigo pode explicar melhor.

Então, quando faz sentido atualizar ou substituir seu roteador além do simples desejo de ter o mais recente e melhor? Vamos explorar isso em detalhes.

✅ Quando é a hora certa para substituir um roteador Wi-Fi?

A decisão de substituir um roteador Wi-Fi depende de vários fatores e varia de caso para caso. Aqui estão algumas situações em que pode ser apropriado considerar uma substituição:

Hardware danificado: Se o seu roteador está fisicamente danificado ou não está funcionando corretamente, pode ser hora de considerar uma substituição.
Risco de segurança: A segurança é um fator importante a considerar ao decidir se deve manter ou substituir um roteador. Se o seu roteador tem uma vulnerabilidade conhecida que não foi corrigida, pode ser aconselhável substituí-lo.
Melhoria de velocidade: Se você aumentou a velocidade do seu plano de internet e precisa de uma rede local mais rápida ou se a sua conexão de banda larga exige um roteador mais rápido, pode ser hora de considerar uma atualização.
Mais pessoas e dispositivos conectados simultaneamente: Este é um ponto bem importante quando você pensa em trocar o roteador, realmente quando se há muitos dispositivos conectados, um roteador mais antigo pode não conseguir dar conta de entregar uma conexão de qualidade para todos os dispositivos, e isso pode ser uma boa justificativa para realizar a troca.
Recursos e riscos de privacidade: Se o seu roteador atual não possui os recursos de que você precisa, ou se você está preocupado com os riscos de privacidade associados ao uso do seu roteador atual, pode ser apropriado considerar uma substituição.
Desconto HOJE: 5%Mais Vendidos. 1
Roteador TP-Link Archer EX220 WI-FI 6 AX1800 Preset Dual Band Gigabit 4 Ant (Ver. 1.28)
  • EX220 BR: “Maximize sua conectividade com o Roteador TP-Link Archer EX220 WI-FI 6 AX1800, Dual Band Gigabit.”
Desconto HOJE: 34%Mais Vendidos. 2
Roteador Huawei Wi-Fi 6 AX2S AX1500 4 Antenas WS7000-42 Branco
  • Suporte ao Wi-Fi 6 em 5 GHz: Com uma taxa de transmissão sem fio de até 1500 Mbps, banda de 5 GHz que suporta Wi-Fi 6 e taxa de transmissão máxima de 1201 Mbps, jogos, streaming e downloads nunca funcionaram tão bem. O Roteador AX2s alterna automaticamente os dispositivos entre essas bandas para garantir que você desfrute da melhor conexão em todos os momentos. A banda de 5 GHz é ideal para jogos e streaming de alta velocidade, enquanto 2,4 GHz oferece uma cobertura mais ampla.
Desconto HOJE: 30%Mais Vendidos. 3

Lembre-se, a decisão de substituir o seu roteador deve ser baseada nas suas necessidades e circunstâncias específicas. Não há necessidade de substituir um roteador que ainda atende às suas necessidades só porque um novo padrão Wi-Fi está disponível. Faça uso consciente da tecnologia e com isso economize seu tão suado dinheirinho, usando-o para o que realmente é importante para você!

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 5 / 5. Total de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    5 Comentários
    1. Boa noite! Estou adorando seu site, muito obrigada pelo conteudo! Minha casa tem uns 200m2, e distribui 4 decos M9 Plus pelos comodos mas estou com o sinal ainda bem ruim ate no andar que fica mais proximo ao roteador.
      Uma das coisas que vi pelo seu site é que devo trocar o roteador da operadora e a minha duvida é se o da intelbras rx 1500 que vc sugere acima seria uma boa opção. Ou ate gostaria de saber qual vc sugeriria.
      Preciso muito de uma boa internet para meu trabalho (reunioes virtuais).
      Hoje eu tenho uma banda de 500 MB, (nao tenho fibra) pela Claro e o roteador da operadora esta muito ruim. Hoje meu maior problema parece ser a latencia pois a internet trava, pixela e cai frequentemente durante as reuniões.
      Infelizmente nao consigo cabear o acesso entre os meshs mas imagino que um roteador melhor ja podera ajudar um pouco mais! Muito obrigada!

      • Olá Roberta, fico muito feliz mesmo por seu comentário! Vamos lá.. Percebi que sua casa é de térreo e 1 andar, correto? Se sim, provavelmente o roteador da operadora está no térreo, e alguns mesh espalhados no térreo e em cima..

        Porém, o sinal do WiFi tende a “descer”, ir em direção ao chão. Então seria legal você colocar o Mesh primário na parte de cima, e ir colocando os outros nós mesh no mesmo andar e em baixo.

        Outro ponto que pode melhorar seu WiFi é tentar deixar o segundo nó mesh próximo do nó primário, sem barreiras físicas que possam atrapalhar a propagação do sinal.

        4 Unidades de M9 plus era pra atender bem os 200m2 com qualidade, pode parecer óbvio, mas você já verificou se o problema não está na internet da Claro? Já fez alguns testes usando apenas o WiFi do roteador da operadora pra ver se continua tendo baixa qualidade?

        Pode ser também que algum dispositivo M9 esteja com problema, assim atrapalhando os outros 3 nós de se conectarem entre si. O ideal é testar 1 por 1 como primário e ver se todos estão transmitindo um WiFi de qualidade.

        Sobre o roteador da operadora, basta colocá-lo em modo bridge (desativa o WiFi), use apenas o WiFi do Deco M9, meu maior receio do roteador da operadora é usá-lo como WiFi, se for apenas para transmitir a internet via cabo pra outro roteador, é tranquilo.

        Enfim, não sei se consigo te ajudar com essas informações, mas torço que você consiga resolver a rede da sua casa. Boa sorte!

        • Desculpe, esqueci de mencionar isso. São 4 andares com, é uma casa que não é grande mas alta e acho que isso atrapalha bastante o sinal. O modem fica no ultimo andar com o primeiro mesh ja ao lado.
          Otimo ponto, vou desligar o wifi para testar (eu preciso entrar em contato com a operadora para fazer isso ne?). E a latencia eu acho que tem a ver sim com a claro, mas eu não sei muito como ver isso. Vou ler mais textos aqui para descobrir isso 🙂
          Mais uma vez, Muito obrigada pela sua ajuda!!! Esta sendo muito esclarecedor!!!

    2. Paulo, que artigo f*o*d*a!! Apesar de informar que você ganha comissão de venda pelos produtos aqui indicado, você não força as pessoas a comprarem, pelo contrário, ativa nelas o senso critico e o uso consciente. Muito obrigado, fiquei fã deste site. Grato!

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo