Diferença entre Roteador “Normal” e Roteador Mesh, Qual Vale a Pena?

Escrito por: Paulo Santos

Um roteador normal pode fornecer conexão a vários dispositivos à internet, geralmente por meio do cabo Ethernet ou sem fio (Wi-Fi). Um único roteador pode ser capaz de transmitir o sinal sem fio em uma ou algumas direções, dependendo de sua antena.

Já um roteador mesh, ou sistema Wi-Fi mesh, é composto por vários dispositivos (pontos de acesso) que trabalham juntos para fornecer uma cobertura de rede sem fio mais ampla e uniforme. Esses pontos de acesso se comunicam entre si para fornecer uma rede sem fio contínua, eliminando áreas mortas onde o sinal é fraco ou inexistente.

Para ambientes Menores

Para ambientes menores, um roteador “normal” pode ser suficiente, desde que seja capaz de fornecer cobertura sem fio adequada em toda a área desejada. No entanto, se houver muitos ambientes com áreas com problemas de cobertura, um sistema mesh pode ser mais adequado para estender o sinal sem fio de maneira uniforme e confiável.

A principal vantagem do sistema mesh é a capacidade de fornecer uma cobertura de rede sem fio mais ampla e uniforme, com melhor desempenho em áreas com muitos dispositivos conectados simultaneamente. Além disso, a configuração e a manutenção de um sistema mesh são geralmente mais simples do que um roteador normal, o que pode ser uma vantagem para usuários menos experientes.

No entanto, um sistema mesh pode ser muito mais caro do que um roteador normal e pode não ser necessário se sua casa ou apartamento for pequeno. Por isso, é importante avaliar cuidadosamente as necessidades de sua rede sem fio antes de decidir entre um roteador normal ou um sistema mesh.

Para ambientes maiores

Nesse caso a melhor opção é o roteador mesh, principalmente para ambientes com muitas paredes, casas com mais de um nível de andar, ou qualquer obstaculo que dificulte a propagação do “roteador normal”.

Você pode pensar em colocar 2 roteadores normais em ambiente separados ligados por cabo, assim estendendo e ampliando a conexão, sim, porém existe um detalhe nisso, além de você ter que precisar usar cabo, você vai precisar criar uma segunda rede Wi-Fi, e toda vez que você se mover durante esse ambiente, seu dispositivo vai ficar desconectando e conectando na outra rede.

Nesse quesito o Wi-Fi mesh é muito superior, pois não importa se sua casa tem 70 ou 500 metros, espalhando os pontos de roteador mesh em pontos estratégicos, você terá uma única conexão sem fio que será propagada em todos os cantos possíveis do seu ambiente!

Principais perguntas mais frequentes

  1. O que é um roteador “normal”?

    Um roteador “normal” é um dispositivo único que transmite o sinal Wi-Fi em toda a casa.

  2. O que é um roteador mesh?

    Um roteador mesh é um sistema de roteador que usa vários pontos de acesso para fornecer cobertura Wi-Fi em toda a casa.

  3. Qual é a diferença entre um roteador “normal” e um roteador mesh?

    A principal diferença entre um roteador “normal” e um roteador mesh é a forma como a cobertura Wi-Fi é fornecida. Um roteador “normal” transmite o sinal Wi-Fi em toda a casa a partir de um único ponto, enquanto um roteador mesh usa vários pontos de acesso para fornecer cobertura Wi-Fi em toda a casa.

  4. Qual é a cobertura de um roteador “normal”?

    A cobertura de um roteador “normal” pode variar dependendo do modelo e das condições da casa, mas geralmente é limitada a uma área menor do que a cobertura fornecida por um sistema de roteador mesh.

  5. Qual é a cobertura de um sistema de roteador mesh?

    A cobertura de um sistema de roteador mesh pode variar dependendo do modelo e das condições da casa, mas geralmente é capaz de fornecer cobertura Wi-Fi em toda a casa.

  6. Qual é a velocidade máxima de um roteador “normal”?

    A velocidade máxima de um roteador “normal” pode variar dependendo do modelo, mas geralmente é menor do que a velocidade máxima oferecida por um sistema de roteador mesh.

  7. Comprar um roteador “normal” ou um roteador mesh?

    A escolha entre um roteador “normal” e um roteador mesh depende das necessidades do usuário e do tamanho da casa. Um roteador “normal” pode ser suficiente para casas menores, enquanto um sistema de roteador mesh pode ser mais adequado para casas maiores ou com muitos dispositivos conectados.

Desconto HOJE: 35%Mais Vendidos. 1
Roteador TP Link Mesh Gigabit Wi-Fi 5GHz Archer C6
  • a finalidade deste equipamento é receber o sinal de internet do provedor via cabo ethernet(RJ45)
Desconto HOJE: 28%Mais Vendidos. 1
TP-Link Deco M4 – Kit Roteador Wi-Fi Mesh Gigabit, 5GHz
  • O Deco utiliza um sistema de unidades para obter uma cobertura Wi-Fi perfeita para toda a casa – elimina áreas de sinal fraco de uma vez por todas

Qual vale a pena?

Você pode usar muito bem um roteador normal com Wi-Fi 5 ou até mesmo Wi-Fi 6 que tenha boa cobertura de área se sua casa ou seu apartamento não tiver muitas paredes grossas ou obstáculos que possam interferir no sinal. Basta centralizar o roteador que ele irá emitir o sinal para todos os lados em 360°.

Mas como mencionado, se você tem muitos ambientes e quer ter uma única rede sem fio em toda sua casa, com conexão de qualidade e confiança, sem variações e quedas de velocidade ao se afastar do roteador, vai de mesh que você não se arrependerá!

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 4.9 / 5. Total de votos: 50

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    3 Comentários
    1. Boa tarde. Eu estou com uma dúvida. Se eu utilizar um roteador mesh como ponto de acesso, eu posso cabear esse mesh para o computador? Vai manter uma velocidade estável como quando cabeado diretamente de um roteador normal?

    2. Roteador daqui de casa sempre fica com sinal fraquissimo nos quartos e área de serviço, vou ser obrigada a comprar um kit Mesh mesmo. O senhor consegue explicar de forma simples de entender, muito obrigada.

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo