Dispositivos que Já Vem Com o Wi-Fi 6 Nativo

Escrito por: Paulo Santos

Com a crescente demanda por conexões de Internet mais rápidas e estáveis, lançada no final de 2019 a tecnologia Wi-Fi 6 tem se tornado cada vez mais popular. O Wi-Fi 6 (também conhecido como 802.11ax) oferece velocidades mais rápidas, maior eficiência energética e melhor desempenho em ambientes com muitos dispositivos conectados simultaneamente.

Hoje em dia, muitos dispositivos já vêm com a tecnologia Wi-Fi 6 nativa, significa que eles são capazes de aproveitar todas as vantagens dessa tecnologia sem a necessidade de atualizações adicionais. Neste artigo, vamos explorar alguns exemplos de dispositivos que já vêm com Wi-Fi 6 nativo, celulares, placa mães de computador e notebooks, para que você possa escolher o melhor dispositivo para suas necessidades de conectividade Wi-Fi.

Você sabe as diferenças entre o Wi-Fi 5 e o Wi-Fi 6? clique aqui e veja.

Aparelhos celulares com Wi-Fi 6

Muitos modelos de celular já possuem a tecnologia Wi-Fi 6 disponível de forma nativa. Alguns exemplos de modelos incluem:

  • iPhone 11 em diante
  • iPhone SE (2ª geração)
  • Samsung Galaxy S10 em diante
  • Samsung Galaxy Note 10 em diante
  • Google Pixel 4 em diante
  • OnePlus 8 em diante
  • LG V60 ThinQ 5G em diante

Esses são apenas alguns exemplos de modelos de celular que já possuem a tecnologia Wi-Fi 6, você pode verificar que os modelos mais novos aos mencionados acima(seguindo a mesma linha) já estão com a tecnologia de Wi-Fi 6 padrão também, confirme nas especificações na hora de comprar seu aparelho.

Placas mãe com o Wi-Fi 6 nativo

Entre os modelos de placa-mãe para computador com suporte à tecnologia Wi-Fi 6 disponíveis no mercado. Alguns exemplos incluem:

  • ASUS ROG Maximus XII Hero
  • Gigabyte Z490 AORUS Master
  • MSI MPG B550 Gaming Edge Wi-Fi
  • ASRock B550 Taichi
  • ASUS Prime X570-Pro
  • Gigabyte X570 AORUS Master
  • MSI MPG Z490 Gaming Edge Wi-Fi
  • ASRock X570 Taichi

Essas são apenas algumas das muitas opções disponíveis no mercado atualmente. É importante verificar nas especificações se a placa-mãe escolhida tem a tecnologia Wi-Fi 6.

Notebooks com Wi-Fi 6 Nativo

A partir desses modelos de notebook a tecnologia Wi-Fi 6 já vem de forma nativa. Aqui estão alguns exemplos:

  1. MacBook Air (M1, 2020)
  2. MacBook Pro 13 polegadas (M1, 2020)
  3. Dell XPS 13 (2020)
  4. Lenovo ThinkPad X1 Carbon Gen 8 (2020)
  5. HP Spectre x360 (2020)
  6. ASUS ZenBook UX425 (2020)
  7. Acer Swift 5 (2020)
  8. Microsoft Surface Laptop 3 (2020)

Esses são apenas alguns exemplos de modelos de notebook com Wi-Fi 6, mas há muitos outros disponíveis no mercado. Inclusive versões dos anos seguintes aos mencionados acima.

Perguntas frequentes

  1. O que é Wi-Fi 6?

    Wi-Fi 6 é a última versão do padrão Wi-Fi, também conhecido como 802.11ax, que oferece uma conexão Wi-Fi mais rápida, estável e eficiente.

  2. Quais são os benefícios do Wi-Fi 6 em comparação com o Wi-Fi 5?

    O Wi-Fi 6 oferece uma conexão mais rápida, uma cobertura mais ampla e uma latência mais baixa em comparação com o Wi-Fi 5. Além disso, o Wi-Fi 6 é mais eficiente em termos de energia e suporta mais dispositivos conectados simultaneamente.

  3. Quais são alguns dos dispositivos que já vêm com Wi-Fi 6 nativo?

    Alguns dos dispositivos que já vêm com Wi-Fi 6 nativo incluem smartphones, laptops, tablets, consoles de jogos e roteadores.

  4. Como o Wi-Fi 6 afeta a qualidade de streaming de vídeo em dispositivos compatíveis?

    O Wi-Fi 6 oferece uma conexão mais rápida e estável, o que pode melhorar a qualidade de streaming de vídeo em dispositivos compatíveis.

  5. Consigo me conectar a um roteador com Wi-Fi 6 se meu dispositivo não possui a tecnologia?

    Sim, você conseguirá se conectar ao roteador com Wi-Fi 6, porém você usará apenas a tecnologia correspondente ao seu dispositivo.

Conclusão

Independente do dispositivo que você for comprar, veja nas suas especificações se ele já possui a tecnologia Wi-Fi 6 ou Wi-Fi 6E como padrão de fábrica, assim você conseguirá aproveitar todas as vantagens de uma internet de alta qualidade.

Atenção, é importante lembrar que, para aproveitar os benefícios do Wi-Fi 6 em qualquer desses dispositivos, é necessário ter um roteador 802.11ax compatível com a tecnologia.

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 5 / 5. Total de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    🗨️ Talvez você goste disso, tá no precinho! 😎
    Desconto HOJE: 46%
    100 conectores RJ45 para cabo de rede
    o preço e disponibilidade pode variar no momento da compra
    Tem alguma dúvida ou sugestão? Estou aqui para te ajudar!

        Deixe um Comentário

        Gênio do WiFi
        Logo