Escolher Roteador Wi-Fi Ideal para Casa Pequena, Média e Grande

Escrito por: Paulo Santos

Este é um guia para a seleção do roteador Wi-Fi ideal para sua casa, seja ela pequena, média ou grande, você precisa entender alguns pontos, pois será fundamental identificar suas necessidades para adquirir o roteador Wi-Fi adequado.

A maioria das pessoas não necessita de algo muito avançado. São na sua maioria usuários básicos que usam a internet para navegação, streaming de filmes, jogos e ocasionais videochamadas. Atividades normais do dia a dia em casas brasileiras.

Pois bem, estas são praticamente todas as necessidades de uma rede doméstica.

O ponto a se entender é que talvez você necessite de um roteador mais sofisticado do que imagina. Sendo assim, dois aspectos devem ser levados em conta ao comprar um roteador Wi-Fi: Cobertura e velocidade.

Para selecionar um roteador Wi-Fi com a cobertura adequada você deve saber qual o tamanho da sua casa. A extensão da cobertura necessária aumenta respectivamente com o tamanho da sua residência.

Assista o Vídeo
Vídeo do Canal TxFiber Telecom

Casa entre 60 a 95 m² 🏠

A sua situação é relativamente simples, pois quase todos os roteadores são capazes de proporcionar cobertura para este tamanho de área. Muito provavelmente, não será preciso preocupar-se excessivamente com a colocação do dispositivo.

Você pode optar por um roteador tradicional com Wi-Fi 5 ou Wi-Fi 6 para obter sinal de rede por toda a casa.

Casa entre 100 a 190 m² 🏡

As coisas começam a ficar mais complexas se a sua casa tiver até o dobro do tamanho anterior, aproximadamente 190 m². Se a estrutura da casa não tiver muitas paredes e possuir uma planta mais circular ou quadrado, um único roteador situado no centro da casa provavelmente dará conta do recado.

Contudo, se a casa possuir paredes mais robustas ou se for necessário instalar o roteador em um canto da casa, bem provável que seja preciso pensar em adquirir mais unidades de roteador. As paredes podem representar desafios significativos para a transmissão de sinais sem fio.

Veja em quais ocasiões uma rede Mesh pode ser dispensável

Casa Grande acima de 200 m² 🏨

No caso de casas que possuam 200 m² ou mais, a implementação de um sistema Wi-Fi integral torna-se necessária. O desafio nessa situação é escolher qual sistema adotar e a rapidez desejada para a rede.

Nesse caso, instalar cabos de rede é a melhor opção para estender a rede Wi-Fi. Isso vai te proporcionar muitas alternativas em termos de hardware e custos.

💥 Unifi vs Mesh qual o Melhor?

Voltando ao formato e a estrutura da sua casa novamente, talvez se a casa for redonda ou quadrada, um único ponto de transmissão Wi-Fi no centro provavelmente conseguirá enviar sinais para todos os cômodos, lembrando usando um único roteador, nos pontos mais distantes só chegará o sinal 2.4Ghz e a velocidade Wi-Fi irá diminuindo com a distância.

Porém, se a planta da casa for mais estendida, em formato de L ou com vários andares, provavelmente será necessário ter várias unidades de Mesh espalhados para dar conta de propagar o sinal, eliminando as zonas mortas e mantendo a conexão com maior velocidade e qualidade em todos os ambientes.

Além das paredes, objetos grandes também podem ser um problema, geladeira, armarios, sofás, painéis, portas, enfim, qualquer coisa que surja como uma barreira. Em geral, quanto mais paredes e objetos grandes, menor a cobertura, o que significa que serão necessários mais nós Mesh.

Aliás, vale ressaltar que a cobertura Wi-Fi entre o Wi-Fi 5 e o Wi-Fi 6 é quase a mesma quando se usa um único roteador. Contudo, em um sistema em malha(Mesh), o Wi-Fi 6 é muito superior.

Qual deve ser a velocidade da internet para minha casa?

Entre 20 a 30 mega por usuário, esse é uma velocidade aceitável para fazer um bom proveito da conexão, dar para jogar online, assistir streaming de filmes e series em 4k e fazer coisas básicas como navegar na internet, acessar redes sociais, etc.

📶 Veja a velocidade necessária para os diversos tipos de uso

Por exemplo, se na sua casa mora 4 pessoas, e elas costumam usar a internet simultaneamente, sua velocidade de internet deve ser entre 80 a 120 mega. Quanto mais gente usando a internet, maior precisa ser a sua velocidade de internet.

Leve em consideração que a mesma pessoa pode tá assistindo à Netflix e, ao mesmo tempo, estar em chamada de vídeo ou jogando online, ou acessando suas redes sociais pelo smartphone, elevando assim o “estresse do roteador”, e talvez essa velocidade por usuário precise ser maior, você precisará analisar esse contexto também.

Por tanto, quanto mais gente usando a internet, você precisa ter em mente que precisará de um roteador 100/1000, mais conhecido como roteador gigabit, pois caso contrário sua conexão Wi-Fi ficará limitada em 100 mega, mesmo sua velocidade de internet contratada sendo de 300 mega, entende?

Conclusão

Se você não quer errar na escolha do seu roteador, seja ele tradicional ou Mesh, você precisa levar em consideração o tamanho e formato da planta da sua casa, e a depender, um roteador simples bem posicionado de forma central pode dar conta de espalhar o sinal do Wi-Fi por todos os ambientes, caso contrário será necessário a escolha de um kit Mesh para que você instale os pontos “nós” nos ambientes para assim eliminar todas as zonas mortas.

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 4.4 / 5. Total de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    🗨️ Talvez você goste disso, tá no precinho! 😎
    Desconto HOJE: 8%
    Total Security - 3 Dispositivos, Kaspersky, KL1949K5CFS
    o preço e disponibilidade pode variar no momento da compra
    3 Comentários
    1. Responder
      Andrea Rodrigues dos Santos 21/02/2024 as 08:05

      Amei os esclarecimentos muito importante termos uma noção sobre o assunto obrigada

    2. Artigo esclarecedor, estava perdido e agora já tenho uma boa noção. Gratidão Paulo! 🙏

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo