Minhas Impressões Sobre o Roteador TP-Link Deco M4

Escrito por: Paulo Santos

O Deco M4 é uma boa opção para quem busca melhorar a qualidade do sinal de Wi-Fi em casa ou no escritório sem gastar muito, mas ainda assim obter um produto de qualidade com um preço ok. Ele usa a tecnologia mesh para fornecer uma cobertura mais ampla e estável em comparação com os roteadores tradicionais.

Um dos principais pontos fortes do Deco M4 é a facilidade de instalação e configuração. É possível configurar o roteador por meio de um aplicativo no celular, que guia o usuário passo a passo de forma bem intuitiva e simples. Além disso, o design do aparelho é bastante moderno e discreto e minimalista, podendo ser colocado em qualquer ambiente sem chamar muita atenção.

Referente ao desempenho, o Deco M4 oferece uma boa velocidade de conexão, mesmo em locais mais afastados do roteador. Ele é capaz de lidar com muitas conexões simultâneas sem perder desempenho. Alguns usuários relataram que a conexão pode ficar um pouco instável em alguns momentos, mas isso parece ser uma exceção, já instalei vários e testei por muitos dias um e não tive qualquer problema.

Outra vantagem do Deco M4 é a presença de recursos de segurança avançados, como a proteção contra ameaças cibernéticas e a criação de uma rede para convidados, que mantém os visitantes separados da rede principal.

No entanto, alguns usuários apontam que o aplicativo utilizado para configurar o roteador é um pouco limitado em termos de opções avançadas de configuração, e isso realmente é verdade, pois em todos os “Decos” eles prezam por facilitar a vida do usuário, então o que você pode configurar é bem restrito, basicamente é ligá-lo e fazer uma configuração simples e objetiva pelo app. Além disso, o Deco M4 não possui portas USB para conexão de dispositivos externos, o que pode ser uma desvantagem apenas para alguns usuários.

Muito se fala também de ser limitado a apenas 2 portal LAN (RJ45), mas pense comigo, a finalidade do produto é fornecer internet Wi-Fi de qualidade, mas ainda assim fornece 2 portas para conexão de cabo, acho que 2 portas por nó é mais do que necessário para qualquer eventualidade de precisão.

No geral, o TP-Link Deco M4 é uma boa opção para quem procura uma solução de rede sem fio confiável, simples e fácil de configurar, especialmente para quem precisa de uma cobertura mais ampla em ambientes maiores.

Assista o Vídeo
Vídeo do Canal Rodrigostoledo

Essas são as principais especificações desse roteador:

  • Tecnologia de rede: Wi-Fi Mesh AC1200 (Wi-Fi 5)
  • Taxa de velocidade wireless: 300 Mbps em 2,4 GHz, 867 Mbps em 5 GHz
  • Processador: Qualcomm Quad-core CPU
  • Memória: 16 MB Flash, 128 MB RAM
  • Antenas: 2 antenas internas por unidade
  • Portas Ethernet: 2 portas Gigabit por unidade
  • Botões: 1 botão Reset na parte inferior
  • Indicadores LED: 1 indicador LED multicolorido na parte superior
  • Fonte de alimentação: 12V/1.2A
  • Segurança: WPA-PSK/WPA2-PSK, Controle dos Pais, Firewall SPI, Access Point para Convidados, Proteção contra Vírus e Malware (mais informações sobre segurança específicas podem ser encontradas no site do fabricante)
  • Configuração e Gerenciamento: App Deco no smartphone (Android ou iOS)
  • Dimensões: 190 x 90,7 x 90,7 mm por unidade
  • Peso: 300g por unidade

Kits vendidos com 2 e 3 unidades

Deco com 2 Unidades
Ver preço no Mercado Livre
Ver preço em Amazon

Deco com 3 Unidades
Ver preço no Mercado Livre
Ver preço em Amazon

A depender de qual seja o preço do kit com 3, recomendo você analisar se não vale mais a pena você pegar 2 kits com 2 unidades, totalizando 4 unidades, e com isso obtendo uma cobertura maior ou até mesmo uma cobertura mais equilibrada com menor espaçamento entre eles, deixando assim um sinal “super forte” do Wi-Fi por toda casa, como os preços estão sempre mudando, você deve fazer a conta e ver qual é a melhor opção no momento da compra.

O TP-Link Deco M4 é indicado para conexões de internet de até 350Mbps. Este roteador mesh é capaz de fornecer uma boa velocidade de conexão em ambientes de até 350m² para 2 unidades e suportar até 100 dispositivos conectados simultaneamente.

Embora em testes realizados, o Deco M4 possa funcionar com velocidades de internet mais altas, é importante lembrar que seu desempenho pode ser limitado em conexões mais rápidas. Nesse caso, pode ser necessário investir em um roteador mesh com recursos mais avançados e maior capacidade de processamento para obter o máximo de desempenho da sua conexão de internet.

Mas se você tem uma conexão de por exemplo 200 ou 300 megas e quer ter o Wi-Fi em toda a sua casa batendo velocidade próxima a contratada, esse é um dos melhores custo-beneficio do mercado, existem outros mais baratos como o D-Link COVR-1102 ou o Halo S12, porém apesar de funcionar muito bem, na minha opinião não tem a mesma qualidade e estabilidade do m4.

Roteador TP-Link Deco M4

Perguntas Frequentes

  1. O TP-Link Deco M4 é fácil de configurar?

    Sim, o TP-Link Deco M4 é fácil de configurar usando o aplicativo Deco no smartphone. O aplicativo fornece instruções passo a passo para configurar e gerenciar a rede Wi-Fi.

  2. Quantos pontos de acesso estão incluídos no sistema TP-Link Deco M4?

    O sistema TP-Link Deco M4 inclui kits com dois ou 3 pontos de acesso para fornecer cobertura Wi-Fi em toda a casa.

  3. Qual é a cobertura do TP-Link Deco M4?

    O TP-Link Deco M4 oferece cobertura Wi-Fi em toda a casa de até 350 metros quadrados para o kit de 2 unidades e até 500 metros quadrados para 3 unidades.

  4. Como o TP-Link Deco M4 protege a rede Wi-Fi?

    O TP-Link Deco M4 inclui recursos de segurança, como criptografia WPA3 e firewall SPI, para proteger a rede Wi-Fi contra ataques cibernéticos.

Suporte de Parede Deco M4
Ver preço no Mercado Livre
Ver preço em Amazon

Comprar um Deco M4 vale a pena?

Como comentado anteriormente, se sua casa ou apartamento tem menos de 300 metros quadrados, uma conexão de até 350 megas, e você não tem intenção de ficar fazendo configurações avançadas no roteador e só quer sua internet chegando sinal Wi-Fi de qualidade em todos os cantos da casa, o Deco M4 é o queridinho da galera, agradando à maioria das pessoas.

Lembrando que esses dados de 350m² para duas unidades ou 500m² para 3 unidades, são referências baseadas em casas americanas, que na sua maioria são construídas com drywall, gesso, madeira, etc. Enquanto nossas casas são de alvenaria, leve isso em consideração e caso você tenha muitas paredes, reduza essa metragem em até 50% para assim ter uma ampliação de sinal com melhor qualidade.

Caso você tenha outras necessidades e queira conhecer outros modelos mais avançados. Você pode ver nossos artigos abaixo:

Desconto HOJE: 13%
TP-Link Deco M4 – Kit Roteador Wi-Fi Mesh Gigabit, 5GHz
  • O Deco utiliza um sistema de unidades para obter uma cobertura Wi-Fi perfeita para toda a casa – elimina áreas de sinal fraco de uma vez por todas

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 4.8 / 5. Total de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    🗨️ Talvez você goste disso, tá no precinho! 😎
    Desconto HOJE: 8%
    Total Security - 3 Dispositivos, Kaspersky, KL1949K5CFS
    o preço e disponibilidade pode variar no momento da compra
    5 Comentários
    1. Vale a pena comprar apenas um Deco m4 para deixar no quarto?

      • Ele precisa ser conectado diretamente no cabo de rede, porém ao usar apenas um, não “combinará” com o WiFi do roteador do provedor.

        Você terá 2 WiFi diferentes, o do roteador da empresa de internet e o do M4 do seu quarto, você acha soluções mais baratas de roteador tradicional se a intenção for somente disponibilizar um WiFi único ao seu quarto..

    2. Obrigada pelo post. Excelente conteúdo.

    3. uso o m4 e já estou pensando em pegar um deco x20 por conta do wifi 6. Esses roteadores mesh são os melhores e mais confiáveis

    4. Tenho uma conexão de 200 mega e 3 desses espalhados em casa, minha vida é outra depois deles, antes só vivia sem sinal e com velocidade baixa, agora até no banheiro eu consigo acessar internet com sinal bem forte! Nota 10

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo