Motivos para NÃO Comprar um Roteador com Wi-Fi 6, 802.11AX

Escrito por: Paulo Santos

Tá em dúvida se você precisa de um roteador Wi-Fi 6 ou não? Veja esse artigo e tome sua decisão analisando os fatos e baseando na sua real necessidade!

É verdade que nem todo mundo precisa atualizar para um roteador Wi-Fi AX imediatamente. Se você tem uma conexão de internet de até 500 Mbps e poucos dispositivos conectados à sua rede, é provável que um roteador Wi-Fi 5 (ou Wi-Fi AC) seja suficiente para atender às suas necessidades. O padrão Wi-Fi AC é capaz de fornecer velocidades reais de até 1 Gbps, o que é mais do que suficiente para a maioria das pessoas em casa. Além disso, o número de dispositivos conectados à sua rede também pode afetar o desempenho da rede, e se você tiver poucos dispositivos, um roteador Wi-Fi 5 deve ser capaz de lidar com eles sem problemas.

Principais diferença entre Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6

O Wi-Fi 6 (ou Wi-Fi AX) é uma tecnologia mais recente que oferece melhorias em velocidade e eficiência de rede em comparação com o Wi-Fi 5. No entanto, se você não tiver uma conexão de internet muito rápida, ou muitos dispositivos conectados à sua rede, a atualização para um roteador Wi-Fi 6 pode não ser necessária e pode ser um gasto desnecessário.

É importante lembrar que a escolha do roteador depende das necessidades específicas de cada usuário. Se você precisar de velocidades mais altas, tiver muitos dispositivos conectados à sua rede ou se preocupar com a eficiência energética, um roteador Wi-Fi 6 pode ser uma boa escolha. No entanto, se você tiver uma conexão de internet mais lenta e poucos dispositivos, um roteador Wi-Fi 5 pode ser suficiente e pode ser uma opção mais econômica.

10 Melhores roteadores mesh com Wi-Fi 5

Se você mora em um local com pouca ou nenhuma interferência de Wi-Fi´s em volta, a atualização para um roteador Wi-Fi 6 pode não ser necessária. Embora o Wi-Fi 6 ofereça melhorias significativas em velocidade e eficiência de rede em comparação com o Wi-Fi 5, essas melhorias são mais notáveis em áreas com muita interferência de Wi-Fi.

O Wi-Fi 6 usa tecnologias como MU-MIMO e OFDMA para alocar melhor a largura de banda entre vários dispositivos, reduzir a latência e melhorar a eficiência da rede. No entanto, se você mora em um local onde há poucos dispositivos conectados à sua rede e pouca interferência de Wi-Fi em volta, essas melhorias podem não ser tão perceptíveis.

Outro ponto importante a ser considerado é que a tecnologia Wi-Fi AX ainda é relativamente nova, portanto, é mais cara do que um roteador Wi-Fi AC comparável. Pode ser mais econômico e prático esperar até que a tecnologia Wi-Fi AX se torne mais acessível e mais dispositivos sejam compatíveis com ela.

Dispositivos que já tem Wi-Fi 6 nativo

Resumo com as perguntas frequentes

  1. Por que o Wi-Fi 6 pode não ser necessário para mim agora?

    Se você não tiver uma conexão de internet muito rápida, poucos dispositivos conectados à sua rede, não precisar de recursos avançados de segurança ou gerenciamento de rede, morar em um local com pouca interferência de Wi-Fi em volta, a atualização para um roteador Wi-Fi 6 pode não ser necessária.

  2. Quais são as principais vantagens do Wi-Fi 6 em comparação com o Wi-Fi 5?

    O Wi-Fi 6 oferece melhorias em velocidade, eficiência de rede, segurança e gerenciamento de rede em comparação com o Wi-Fi 5.

  3. Quais dispositivos são compatíveis com o Wi-Fi 6?

    A maioria dos dispositivos lançados recentemente suporta o Wi-Fi 6. No entanto, se você tiver dispositivos mais antigos, é possível que eles não suportem essa tecnologia.

  4. O que é MU-MIMO e OFDMA e como eles são relevantes para o Wi-Fi 6?

    MU-MIMO e OFDMA são tecnologias usadas pelo Wi-Fi 6 para alocar melhor a largura de banda entre vários dispositivos, reduzir a latência e melhorar a eficiência da rede.

  5. O Wi-Fi 6 é compatível com dispositivos mais antigos que suportam o Wi-Fi 5?

    Sim, o Wi-Fi 6 é compatível com dispositivos mais antigos que suportam o Wi-Fi 5, mas eles não aproveitarão totalmente as vantagens do Wi-Fi 6.

  6. O Wi-Fi 6 é mais seguro do que o Wi-Fi 5?

    Sim, o Wi-Fi 6 oferece recursos de segurança aprimorados, como o WPA3, que oferece proteção aprimorada contra ataques de força bruta. Porém a maioria das pessoas continuam a usar o WPA2 por conta que o WP3 fica dando erros e bugs com dispositivos mais antigos.

Conclusão

Em resumo, embora eu seja um grande apreciador da tecnologia Wi-Fi AX, e reconheça que ela tenha seus benefícios em termos de velocidade e desempenho, sou inclinado a afirmar que nem todo mundo precisa atualizar para um roteador Wi-Fi AX imediatamente. O padrão Wi-Fi AC ainda é capaz de fornecer velocidades de conexão adequadas para a maioria das necessidades residenciais, e a maioria dos dispositivos ainda não é compatível com o padrão Wi-Fi 6.

Você pode até ter um dispositivo com o Wi-Fi 6 nativo, como iphone, samsung, ou notebook/macbook, mas se você usa o celular ou notebook para redes sociais, ver Youtube, navegar em sites, etc. Você provavelmente não vai sentir diferença.

Porém, sua televisão, seu mibox, firestick, ou qualquer outro “tv box” ainda usará a conexão Wi-Fi 5, não sei para você, mas nesses casos, na minha humilde opinião, não parece ser muita vantagem. Fica a seu critério!

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 5 / 5. Total de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    5 Comentários
    1. Sr. Paulo Santos, excelente seus comentários e sugestões para o leigo, como eu, que não domina estas tecnologias.
      Abs
      Muitíssimo obrigado.

    2. Paulo, eu acho maravilhoso a forma como você aborda as tecnologias e roteadores e como fala sobre como as pessoas devem se certificar das suas reais necessidades. Enquanto em outros sites só falam dos prós e caracteristicas sem qualquer fundamento critico ou analitico. Você é 10, aprendo muito sobre redes aqui.

    3. Ótimo seu site amigo, aprendendo muito sobre wifi conexões etc. Uma duvida, quantos dispositivos você considera uma grande quantidade de dispositivos conectados? Por exemplo, aqui em casa teria cerca de 15 dispositivos conectados, entre computadores e celulares, o que você recomenda pra gente?

      • Olá Caio, uma quantidade grande de dispositivos eu chuto acima de 50. 15 dispositivos é bem tranquilo pra qualquer roteador Wi-Fi com pelo menos 1 GHz de processador. Wi-Fi 6 é interessante se você possui uma velocidade de conexão acima dos 500 megas, e principalmente tem muitos dispositivos que já operam no Wi-Fi 6, caso contrário, pode ir de Wi-Fi 5 mesmo que ainda atende muito bem. Obrigado pelo seu comentário! 🙏

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo