O Roteador Mesh TP-Link Deco M5 Vale a Pena?

Escrito por: Paulo Santos

O TP-Link Deco M5 é um roteador mesh que foi bem recebido por usuários em geral e especialistas. Ele oferece uma cobertura de sinal forte e consistente em toda a casa, permitindo que você conecte vários dispositivos sem perda de qualidade de sinal.

Uma das características mais impressionantes que aprecio no Deco M5 é a facilidade de configuração e gerenciamento. Através do aplicativo TP-Link Deco, você pode configurar o roteador e monitorar o tráfego de rede em tempo real, permitindo que você veja quais dispositivos estão consumindo mais dados e ajustar as configurações de acordo.

Outra característica interessante é a segurança embutida. O Deco M5 inclui o antivírus Trend Micro, que ajuda a proteger seus dispositivos de malware e outras ameaças online. Também possui um recurso de Controle dos Pais que permite que você defina limites de tempo de uso para os dispositivos dos seus filhos e bloqueie sites específicos.

O sistema Wi-Fi TP-Link Deco M5 é composto de unidades equipadas com processadores quad-core e quatro antenas internas de alta potência. Com um roteador AC1300, ele atinge velocidades de até 400 Mbps na banda de 2,4 GHz e 867 Mbps na banda de 5 GHz, suportando beamforming e streaming de dados Multi-User Multiple Input Multiple Output (MU-MIMO). Ele seleciona a melhor banda de rádio possível para uma taxa de transferência ideal, usando a Adaptive Routing Technology (ART) da TP-Link e vem com três anos de proteção antivírus e malware da Trend Micro.

Sobre a instalação e painel de configuração

O Deco M5 é instalado e gerenciado por um aplicativo móvel, que exibe o status de cada unidade Deco, os resultados do último teste de velocidade da Internet e o número de dispositivos conectados. O aplicativo permite verificar a integridade de cada dispositivo Deco, editar sua localização e realizar novos testes de velocidade de upload e download.

É possível dar alta prioridade a cada dispositivo por um período de tempo específico, bloquear sites e aplicativos manualmente, definir limites de tempo online e criar uma hora de dormir em que o acesso é completamente bloqueado durante determinadas horas. A tela Antivírus informa há quantos dias você está protegido e possui botões liga/desliga para filtragem de conteúdo malicioso, proteção contra intrusão e quarentena de dispositivos infectados.

Assista o Vídeo
Vídeo do Canal Attilio Falando

Aqui estão algumas de suas principais especificações:

  • Tecnologia de Wi-Fi: IEEE 802.11ac/n/a 5 GHz, IEEE 802.11b/g/n 2.4 GHz
  • Velocidade máxima de transmissão de dados: 400 Mbps no 2.4 GHz, 867 Mbps no 5 GHz
  • Cobertura: Até 140 m² por unidade, podendo ser expandida com mais unidades Deco M5
  • Antenas: 4 antenas internas por unidade
  • Portas Ethernet: 2 portas Gigabit Ethernet por unidade
  • Protocolos de segurança: WPA/WPA2-PSK, NAT Firewall, Controle de Acesso dos Pais, SPI Firewall, VPN Pass-through, DMZ
  • Controle: Gerenciamento de rede fácil com o aplicativo Deco (iOS e Android) ou pelo navegador web
  • Assistente de configuração: Assistente de instalação fácil através do aplicativo Deco
  • Outras características: Controle de voz com Amazon Alexa, Controle remoto de acesso, QoS (Controle de largura de banda), IPv6, MU-MIMO, Beamforming.
Roteador Mesh TP-Link Deco M5
Roteador Mesh TP-Link Deco M5

Kit vendido com 3 unidades

As 3 unidades segundo a fabricante garante uma cobertura de Wi-Fi de qualidade em até 500 metros quadrados, você deve se atentar que essa cobertura é baseada em casas americanas, onde na sua maioria são feitas de madeira, drywall, gesso entre outros que a interferência é bem menor, já no Brasil nossas casas são de alvenaria, e em algumas casas as paredes podem ser tão grossas que o sinal não se propague tão bem, em testes realizados em vários ambientes assim, recomendo que essa metragem seja considerada em 50% se sua casa tiver muitas paredes que possam interferir no sinal.

O TP-Link Deco M5 é indicado para conexões de internet de até 500 Mega. Este roteador mesh é capaz de fornecer uma boa velocidade de conexão em ambientes de até 500m² para 3 unidades e suportar até 100 dispositivos conectados simultaneamente.

Embora em testes realizados, o Deco M5 possa funcionar com velocidades de internet mais altas que 500 mega, é importante lembrar que seu desempenho pode ser limitado, dependendo de vários fatores, como o ambiente de rede, o número de dispositivos conectados, a distância entre os dispositivos e o roteador, a interferência de outras redes sem fio próximas, entre outros fatores.

Nesse caso, pode ser necessário investir em um roteador mesh com recursos mais avançados e maior capacidade de processamento para obter o máximo de desempenho da sua conexão de internet.

Mas se você tem uma conexão de, por exemplo, 300 a 500 megas e quer ter o Wi-Fi em toda a sua casa batendo velocidade muito próxima à contratada, essa é uma ótima escolha que te garantirá um Wi-Fi de qualidade sendo propagado pelo ambiente.

Resumindo as principais dúvidas

  1. Quantos pontos de acesso estão incluídos no sistema TP-Link Deco M5?

    O sistema TP-Link Deco M5 é vendido em kits de dois ou três pontos de acesso para fornecer cobertura Wi-Fi em toda a casa.

  2. Qual é a cobertura do TP-Link Deco M5?

    O TP-Link Deco M5 oferece cobertura Wi-Fi em toda a casa de até 360 metros quadrados para o kit de 2 unidades e até 500 metros quadrados para 3 unidades.

  3. Como o TP-Link Deco M5 protege a rede Wi-Fi?

    O TP-Link Deco M5 inclui recursos de segurança, como criptografia WPA3 e firewall SPI, para proteger a rede Wi-Fi contra ataques cibernéticos.

  4. O TP-Link Deco M5 é fácil de configurar?

    Sim, o TP-Link Deco M5 é fácil de configurar usando o aplicativo Deco no smartphone. O aplicativo fornece instruções passo a passo para configurar e gerenciar a rede Wi-Fi. Além disso, o Deco M5 também possui um assistente de configuração integrado, permitindo que você configure a rede em questão de minutos.

Suporte de Parede Deco M5
Ver preço no Mercado Livre

Vale a pena comprar o Deco M5? Opinião sincera

Minha resposta é depende, se você tem 400 ou 500 megas de internet e uma casa ou apartamento com mais de 200 metros quadrados (parabéns por sua conquista) e quer que a internet chegue em todos os cantos possíveis da casa, neste caso eu te recomendo, sim, o Deco M5.

Mas se você não tem toda essa velocidade, ou mora em uma casa, ou apartamento menor que 200m², talvez a opção do Deco M4 seja melhor para você.

Dê uma olhada também nos artigos abaixo para ter uma noção melhor de como cada roteador pode atender uma necessidade diferente, e veja qual se encaixa melhor pra você.

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 4.9 / 5. Total de votos: 56

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    🗨️ Talvez você goste disso, tá no precinho! 😎
    Desconto HOJE: 46%
    100 conectores RJ45 para cabo de rede
    o preço e disponibilidade pode variar no momento da compra
    25 Comentários
    1. Saberia me dizer quantas conexões simultâneas ele suporta

    2. Amei seu artigo. Me ajudou muito. Tenho uma dúvida: quantas unidades consigo conectar em um sistema desses? Tenho um conjunto com três Deco m5 e percebi uma queda no desempenho numa parte da casa depois que construí nos fundos. Usei bastante aço. Posso instalar uma unidade extra? Como garantir taxas ainda melhores? Abração!

      • Olá Edu, agradeço seu elogio! ✅

        Dá pra instalar até 10 dispositivos Mesh, mas o ideal é manter até 6 pra não perder a qualidade..

        No seu caso, além de poder configurar mais unidades, você pode melhorar ainda mais o sinal ligando os nós via cabo de rede, se possível.

    3. Ola Paulo
      Excelentes suas orientações .
      Comprei 6 unidades recentemente para uma casa 600 m . Realmente por ser alvenaria não atinge muita distância.
      Estou em dúvida com alguns detalhes de instalação, pois percebi q frequentemente cai o sinal do M5 ( e não é do roteador da vivo fibra), e percebo q em alguns ambientes ele transmite em baixa velocidade.
      Minha dúvida, o primeiro tem q estar conectado direto no roteador da operadora, e de preferência anular o Wi-Fi deste roteador da operadora? E a partir desse primeiro M5 conectado usar um relé de canais para distribuir o sinal aos demais , seria isso ?

    4. Paulo,

      Estou querendo colocar wifi mesh em meu apartamento achei muito interessante este Deco M5 da TP-Link. Li seu material e os diversos comentários que estão me ajudando bastante. Para ter certeza se estou adquirindo o que preciso poderia esclarecer uma dúvidas?
      Todos os cômodos de meu apartamento estão cabeados com cabo de rede, queria saber se posso conectar cada unidade Deco M5 via cabo de rede para deixar mais rápida e estável as conexões.

    5. Bom Dia Paulo,
      Estou com 2 DECO M5 em casa porém percebo que tenho queda de velocidade mesmo proximo a uma das unidades. Tem alguma dica de configuração? Na configuração do modo de operação devo deixar como roteador wi-fi ou ponto de acesso? Obrigado!

      • Olá Mauro! A unidade de Deco m5 que será ligada diretamente no modem, deve está como roteador Wi-Fi, isso permite que o Deco gerencie a distribuição de endereços IP e ofereça todos os recursos de rede. Enquanto os demais m5 como ponto de acesso.

        A depender da distância ou barreiras, se o segundo deco m5 não tiver ligado via cabo de rede, haverá mesmo uma queda na velocidade do WiFi.

    6. Paulo, boa tarde!
      A minha duvida é, instalado o Deco, colo faco com meus equipamentos cabeados? Eu vi que tem duas portas, posso usar uma delas em switch, para distribuir a rede cabeada?

      • Pode, use um switch em uma das portas, sem problema, assim você consegue obter mais portas para conectar quantos dispositivos puder!

    7. Ele também é um repetidor ? Pois utilizo vivo fibra e o modem da vivo é muito ruim .

      • Douglas, é um roteador mesh, você liga ele direto no modem da operadora e as outras unidades espalha pela casa para ampliar o sinal, assim terá um WiFi forte em todos os ambientes!

    8. Comprei o deco m4 e seus posts me ajudaram muito a confirmar a minha escolha. Estou muito satisfeita. Muito obrigada.

      • Obrigado de verdade, Priscila! Seu comentário me alegra 🙂

        • Boa tarde Paulo,
          Tudo bem? Com o Deco M5 consigo fazer a conexão de dois provedores de Internet na mesma rede ou preciso adquirir algum outro aparelho?
          Desde já, agradeço a atenção.

          • Paulo Santos 07/02/2024 as 15:30

            Olá Marcia, apenas uma conexão wan, para mais de uma você vai precisar de um load balance.

    9. Obrigado Paulo, pela pronta resposta!!
      Parabéns pelo conteúdo!! Ótimo site!
      Abraço

    10. Olá Paulo!!
      Minha fornecedora de fibra ótica disponibiliza um terminal TP-Link tx-6610 e um roteador Mercusys AC12G.
      Como faço para configurar o Deco M5 nesse caso. Conector ele no roteador Ac12G ou no terminal da fibra ótica?
      Se conectar no Ac12, tenho como ocultar o wi-fi desse roteador?
      Obrigado!!

      • Opa Eliel, beleza?

        Você vai conectar o cabo do deco m5 no roteador da mercusys. Você pode e deve ocultar o Wi-Fi do mercusys, basta acessar o painel dele e coloca-lo em modo bridge. Assim ele irá não só ocultar, como desativar o Wi-Fi. Aí você terá apenas o Wi-Fi do Deco m5, em uma única rede! Parabéns pela aquisição, o Deco M5 é um ótimo dispositivo mesh! 🚀

    11. Não vale apena. O roteaod da problema muito facil. Hoje o meu parou de entregar o 5G. Não passa de 100Gb

      • Oi Mauricio. Eu usava PLC e funcionava bem mas somente em 2.4 GHz e para obter maior proveito do 5GHz troquei pelo M5 (4 unidades para um sobrado de 3 andares com metragem total de 290m) mas o M5 coloquei em uso com outra operadora. A internet é de 500 megas mas é a cabo e o upload é baixo…não consigo ua performance boa) alguma sugestao?

      • Oi Mauricio, pode ser alguma configuração. Reinicie ou até mesmo reset o roteador para a configuração de fábrica e configure novamente com o app. Esse roteador costuma funcionar muito bem, raramente dá problema e quando acontece a garantia da TP-Link funciona bem pra realizar manutenção ou troca. Aqui você consegue obter mais informações e telefones.

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo