Posso Adicionar um Adaptador Wi-Fi USB a minha TV?

Com o objetivo de incluir a conectividade Wi-Fi em uma televisão mais antiga transformando-a em uma “smart tv”, muitos indivíduos se perguntam se é possível utilizar um adaptador Wi-Fi USB para conectar estes dispositivos à internet. Abaixo, abordaremos essa questão e discutiremos algumas das limitações dos adaptadores USB nesse contexto.

Limitações dos adaptadores USB na conexão à internet

Televisores

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um adaptador USB por si só não é capaz de conectar uma TV à internet. Embora seja possível conectar um pen drive ou um dispositivo de armazenamento externo a uma TV por meio de uma porta USB, essa conexão não habilita a função de acesso à internet. Para conectar uma TV mais antiga à internet, deve-se analisar se ela tem entrada ethernet, se tiver ela só pode ser conectada através do cabo de rede RJ45.

conexão porta ethernet rj45 tv

Se você pensa em transformar sua tv antiga em smart, você pode optar por um aparelho de “tv box”, abaixo segue algumas opções que irá transformar sua tv antiga em smart tv:

Roku Express
Ver preço no Mercado Livre
Ver preço em Amazon

Intelbras Izy Play
Ver preço no Mercado Livre
Ver preço em Amazon

Xiaomi Mibox S 4k
Ver preço no Mercado Livre
Ver preço em Amazon

Aquario STV-2000
Ver preço no Mercado Livre
Ver preço em Amazon

MiTv Stick
Ver preço no Mercado Livre
Ver preço em Amazon

Videogames

Alguns gamers podem se perguntar se podem utilizar um adaptador USB para conectar seus consoles de videogame à internet. No entanto, a maioria dos consoles modernos já possui conectividade Wi-Fi embutida, o que dispensa a necessidade de adaptadores USB adicionais. Os adaptadores USB são mais comumente usados para conectar periféricos, como controles adicionais, teclados ou dispositivos de armazenamento externo.

Eletrodomésticos

Outra área em que pode haver confusão é a conexão de eletrodomésticos à internet por meio de adaptadores USB. Na maioria dos casos, eletrodomésticos como geladeiras, máquinas de lavar e outros aparelhos não possuem a funcionalidade de acesso à internet e, portanto, não podem ser conectados a ela usando adaptadores USB. Alguns dispositivos mais recentes possuem recursos de conectividade, mas normalmente exigem conexões Wi-Fi dedicadas ou cabos Ethernet.

Conclusão

Embora os adaptadores USB sejam úteis para conectar periféricos e dispositivos de armazenamento externo, eles possuem limitações quando se trata de conectar dispositivos à internet.

E digo mais, alguns dispositivos que possuem a porta RJ45, sua conexão a internet é limitada para única e exclusivamente baixar atualização de firmware, não podendo fazer mais nada além disso.

Televisores, consoles de videogame e eletrodomésticos geralmente requerem métodos de conexão específicos e não irão funcionar com um adaptador Wi-Fi USB, infelizmente.

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 4.9 / 5. Total de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    Tem alguma dúvida ou sugestão? Estou aqui para te ajudar!

        Deixe um Comentário

        Gênio do WiFi
        Logo