Seu Playstation 5 Pode Voar no Wi-Fi: Veja Como Obter o Máximo de Velocidade

Escrito por: Paulo Santos

Em uma era onde jogos no CD estão sendo extintos, os jogos digitais vem tomando conta, onde as atualizações são massivas e o multiplayer online é essencial, a qualidade de conectividade se torna um pilar da experiência do jogador.

Com a chegada do PlayStation 5, a Sony não apenas avançou em gráficos e desempenho, mas também em conectividade, adotando o padrão Wi-Fi 6 (802.11ax). Atualmente o PS5 é o único console que conta com a tecnologia Wi-Fi 6, e isso pode significar não precisar mais usar o cabo de rede.

Diferença entre Wi-Fi 5 e 6

Para muitos, a visão de uma maré de cabos atravessando a sala ou quarto para manter uma conexão estável é uma imagem do passado. Com o Wi-Fi 6, os jogadores de PS5 podem se despedir da necessidade de conexões via cabo de rede, abraçando uma liberdade sem fio sem comprometer a velocidade ou a estabilidade. Esta evolução não só limpa o setup gamer, mas potencialmente eleva toda a experiência de jogo, minimizando latências, maximizando velocidades de download e garantindo que cada sessão de jogo seja fluida.

Assista o Vídeo
Vídeo do Canal PSBR Play

Como ativar o Wi-Fi 6 no PS5?

Não precisa ativar nada em seu PS5, ele já vem de fábrica com o Wi-Fi 6, mas para que os usuários aproveitem ao máximo a capacidade do Wi-Fi 6 no PS5, eles precisam de um roteador compatível com Wi-Fi 6 (802.11ax). Isso permite que ambos os dispositivos operem nas capacidades máximas que a tecnologia oferece.

Por que o Wi-Fi 6 (802.11ax) do PS5 faz a diferença?

  • Velocidades Mais Rápidas: O Wi-Fi 6 pode oferecer velocidades até 40% mais rápidas do que o Wi-Fi 5, o que é crucial para downloads de jogos e atualizações, que são frequentemente massivos.
  • Maior Capacidade: O Wi-Fi 6 pode acomodar um número significativamente maior de dispositivos conectados simultaneamente sem comprometer o desempenho, o que é ótimo para lares com muitos dispositivos online na mesma conexão.
  • Eficiência Aprimorada: Com a tecnologia OFDMA, o Wi-Fi 6 divide cada canal em pequenos sub-canais, permitindo que vários dispositivos se comuniquem com o roteador ao mesmo tempo, reduzindo a latência e melhorando a sua experiência de jogo.
  • Alcance Estendido: Graças à tecnologia Target Wake Time, os dispositivos podem “adormecer” e “acordar” para verificar as transmissões, economizando energia e melhorando a eficiência da rede.

Usar PS5 em roteador com Wi-Fi 5

Seu Play 5 mesmo sendo Wi-Fi 6, ele conseguirá rodar tranquilamente em seu roteador mais antigo no padrão Wi-Fi 5 (802.11ac). Porém, é importante destacar que sua velocidade e qualidade poderia ser muito melhor usando um roteador compatível com o padrão de Wi-Fi 6 do seu Playstation 5!

Tecnologias Wi-Fi nos outros principais consoles

  • PS4: Este console vem equipado com a tecnologia anterior ao Wi-Fi 5: Wi-Fi 802.11n, mais comumente conhecida como Wi-Fi 4. Por essa questão muita gente sente o quão é ruim se conectar no Wi-Fi e muitos optam ligar diretamente pelo cabo de rede.
  • PS4 SLIM e PRO: Já estes modelos contam com o Wi-Fi 5, que tem uma qualidade melhor de conexão.
  • Xbox Series X e S: Ambos consoles da Microsoft possuem apenas Wi-Fi 5 (802.11ac).
  • Nintendo Switch: O Switch também usa a tecnologia Wi-Fi 802.11ac, conhecida como Wi-Fi 5.

Embora seja menos avançada do que o Wi-Fi 6, o Wi-Fi 5 ainda oferece uma conexão robusta e relativamente boa para a maioria dos jogos online.

Enfim, vale a pena comprar o Roteador Wi-Fi 6?

Se você preza por um ambiente mais clean, sem cabos e com uma conexão Wi-Fi de extrema qualidade para seu PS5, com certeza vale a pena comprar um roteador Wi-Fi 6. Ele consegue gerenciar mais dispositivos conectados simultaneamente e com alta taxa de download/upload.

A latência do Wi-Fi 6 beira a qualidade do cabo, você não irá perceber qualquer delay ou diferença do cabo, a não ser que você seja um exímio jogador de alta performance, ou um famoso pro player que cada milissegundo pode fazer toda a diferença. Explico melhor nesse artigo: Cabo vs Wi-Fi qual o melhor?

✅ Qualidades a se considerar em um bom roteador gamer.

Para jogadores de jogos em modo campanha, ou que não precisam de alto desempenho em seus jogos online, a troca pra um roteador Wi-Fi 6 pode ser desnecessário. Mas se você gosta de jogos como COD Warzone, Fortnite, jogos de corrida em geral, ou qualquer outro FPS, o Wi-Fi 6 pode fazer uma boa diferença na qualidade da sua jogatina!

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 5 / 5. Total de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    🗨️ Talvez você goste disso, tá no precinho! 😎
    Desconto HOJE: 8%
    Suporte Roteador Receptor Wi-fi De Parede Universal Rw1
    o preço e disponibilidade pode variar no momento da compra
    2 Comentários
    1. Agora entendi pq meu ps4 fat é uma b0st4 no wifi e eu sempre usava no cabo, bom saber que no ps5 resolveu essa questão..

    2. Meu PS5 já é conectado no 6 mesmo, comprei um roteador melhor e tá sem lag e baixando os jogos bem mais rápido, Wifi 6 é o TOP!

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo