Qual a Diferença Entre o TP-Link Deco x50 e Deco x60?

Escrito por: Paulo Santos

O Deco X50 é uma versão mais nova e mais barata que o Deco X60, é um pouco difícil identificar a diferença entre um e outro, já que ambos são praticamente idênticos visualmente.

Entender a diferença entre eles foi uma dúvida que também tive, busquei no site do fabricante, manual e etc e não tive uma resposta concreta por esses meios, conversando com alguns amigos em fóruns gringos eu consegui ter uma ideia melhor e mais assertiva da diferença entre esses dois roteadores mesh da TP-Link.

Se você quer entender melhor sobre as especificações do Deco x60, eu fiz um artigo de análise sobre esse roteador com todas as informações. Vamos lá, sobre as especificações que difere ambos os modelos.

Modelo
TP-Link Deco X50
TP-Link Deco X60
Antenas Internas
2 Antenas Internas (Deco X50 V1.0~V2.0) ou 3 Antenas Internas (Deco X50 V3.0)
4 Antenas Internas
Processamento CPU
dual-core 1,0 GHz
quad-core 1,0 GHz
MU-MIMO
2×2 MU-MIMO
1×1 MU-MIMO
Streams
4 Streams
6 Streams
Portas Gigabit LAN/WAN
3
2
Frequências no 5Ghz
160Mhz
80Mhz
Modelo
TP-Link Deco X50
Antenas Internas
2 Antenas Internas (Deco X50 V1.0~V2.0) ou 3 Antenas Internas (Deco X50 V3.0)
Processamento CPU
dual-core 1,0 GHz
MU-MIMO
2×2 MU-MIMO
Streams
4 Streams
Portas Gigabit LAN/WAN
3
Frequências no 5Ghz
160Mhz
Modelo
TP-Link Deco X60
Antenas Internas
4 Antenas Internas
Processamento CPU
quad-core 1,0 GHz
MU-MIMO
1×1 MU-MIMO
Streams
6 Streams
Portas Gigabit LAN/WAN
2
Frequências no 5Ghz
80Mhz

Como podemos observar, o Deco X60 ainda é um produto superior. Isso ocorre porque a execução no modo 160Mhz sempre resultará em um sinal ligeiramente mais fraco do que 80Mhz devido à regulamentação da Anatel.

Eu pessoalmente prefiro o Deco X60. Ele tem uma CPU quad-core versus dual-core no X50/X55, e também tem 4 streams em 5 GHz a 80 MHz. O X50/X55 tem 2 streams em 5 GHz com largura de canal de 160 MHz, mas nem todos os ambientes podem usar isso efetivamente. Se você mora em um ambiente denso ou muito próximo de aeroporto instalações de radar onde o DFS não pode ser usado, 160 MHz pode não funcionar para você.

Não estou dizendo que o x50 é um produto ruim, muito pelo contrário, se nada te impede de usar os 160mhz em 5ghz, você terá um Wi-Fi de alta qualidade em sua casa ou escritório.

O preço é algo que pode ser bastante tentador no Deco X50, além de ter uma porta RJ45 a mais, caso você tenha necessidade de ligar mais dispositivos fixos ao cabo de rede.

Principais perguntas frequentes

  1. O Deco x50 e o Deco x60 podem ser usados ​​juntos em uma rede mesh?

    Sim, o Deco x50 e o Deco x60 são compatíveis com a tecnologia mesh e podem ser usados ​​juntos em uma rede mesh.

  2. O que mais os Deco x50 e x60 têm em comum?

    Ambos os roteadores possuem tecnologia mesh, controle parental, suporte a IPv6 e compatibilidade com assistentes virtuais, como o Amazon Alexa. Eles também oferecem configuração fácil usando o aplicativo Deco.

  3. Qual é a velocidade máxima suportada pelo Deco x50 e Deco x60?

    Ambos os dispositivos suportam velocidades de até 2402 Mbps na banda de 5 GHz e 574 Mbps na banda de 2,4 GHz.

  4. Posso usar o Deco x50 ou Deco x60 com minha operadora de internet?

    Sim, o Deco x50 e o Deco x60 podem ser usados ​​com qualquer provedor de serviços de Internet, desde que o modem do provedor seja configurado em modo bridge.

  5. Quantos dispositivos podem ser conectados ao Deco x50 ou Deco x60?

    O número de dispositivos que podem ser conectados depende de vários fatores, como a largura de banda disponível e o uso simultâneo dos dispositivos. No entanto, ambos os dispositivos têm suporte para mais de 100 dispositivos conectados.

  6. O Deco x50 e o Deco x60 oferecem suporte a VPN?

    Sim, ambos os dispositivos oferecem suporte a VPN para uma conexão segura à Internet.

  7. Como faço para configurar meu Deco x50 ou Deco x60?

    A configuração é fácil e pode ser feita por meio do aplicativo Deco, disponível para dispositivos iOS e Android. O aplicativo orientará você pelas etapas de configuração e permitirá que você personalize sua rede Wi-Fi, defina restrições de acesso, configure a segurança e muito mais.

Kit Roteador Mesh Wi-Fi 6 Gigabit AX3000 - Deco X50(2-pack)(US)
Kit Roteador Mesh Wi-Fi 6 Gigabit AX3000 – Deco X50(2-pack)(US)
AX3000 Dual Band Wi-Fi: Wi-Fi 6 super-rápido com velocidades de até 3,0 Gbps; Cobertura perfeita aprimorada: Cobertura Wi-Fi Mesh até 418m2 (pacote com 2)
R$ 1.359,90

Conclusão

O Deco X50 é muito limitado em termos de opções configuráveis ​​pelo usuário, especialmente quando se trata de Wi-Fi. Normalmente, os roteadores permitem que ajustes sejam feitos em coisas como a velocidade do link HT, por exemplo, 20/40MHz na banda de 2,4GHz e 80MHz ou 160MHz na banda de 5GHz, por exemplo. Mas sem essa sorte no Deco X50, as únicas opções sem fio são a capacidade de alterar o nome (SSID), a senha do Wi-Fi e qual segurança, por exemplo, WPA2/WPA3.

Isso não é novidade para os sistemas mesh em geral, e o TP-Link não é o único culpado. Outros fabricantes estão fazendo a mesma coisa. No entanto, esses roteadores mesh são feitos para uma simplificada configuração e funcionamento imediato, o que para a maioria dos clientes é, sem dúvida, algo que eles realmente desejam em um produto como este.

Ambos roteadores são muito bons, mesmo com menos antena interna o Deco X50 (até 418m²) se aproxima bastante do Deco x60 (até 460m²).

A diferença entre o processador quad core para o dual core é refletida se você for usar dezenas de dispositivos simultâneos na rede, não creio que essa diferença seja um impeditivo para a maioria das pessoas.

Enfim, ambos são Wi-Fi 6 ax3000, com porta gigabit e possibilidade de atingir mais de 900 megas de velocidade no Wi-Fi, a sua decisão vai ficar basicamente por conta da questão da frequência no 5Ghz e pelo preço!

roteador mesh deco x50
Roteador TP-Link AX3000 Deco X50 – Ver preço no: Mercado Livre | Amazon (Pack com 2 unidades)
roteador mesh deco x60
Roteador TP-Link AX3000 Deco X60 – Ver preço no: Mercado Livre | Amazon (Pack com 3 unidades)

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 4.9 / 5. Total de votos: 57

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    32 Comentários
    1. Paulo, bom dia.

      Eu tenho 3 Deco M5 aqui em casa. Meu plano era adicionar dois X50 / X60 tanto para aumentar a área de cobertura quanto para habilitar o WiFi 6 no “centro” da casa, onde estariam os X, mas pelo que eu entendi dos comentários acima, mesmo quando conectados nos X, os dispositivos estariam usando o WiFi 5?

    2. Boa tarde Paulo, uma duvida ! Tenho um apartamento de 206m com dois andares com uma escada no meio do apartamento. a idéia é colocar um Deco na frente da escada ou na subida e outro em uma mesa ou no teto do andar de cima logo próximo a escada. Tenho plano da Vivo Fibra de 700mb podendo chegar a 1000mb. Estou pensando em comprar um kit de 2 decos x50 ou x60, qual você acha melhor nesse caso ?

      • Olá Marcos!

        Sim, posicionando bem os Dipositivos eles irão expandir bem o sinal WiFi para toda casa. Qualquer um dos dois modelos irá lhe atender bem!

    3. Olá, xará, boa noite.
      Estava pensando em adquirir um conjunto X50 ou X60, mas vi no site da TP-Link que o modelo Deco XE75 (Tri-Band com wifi 6E – Banda de 6 GHz) vai estar disponível “em breve” no mercado brasileiro. Será que vale a pena esperar? Há algum ganho real com esta nova banda? Acredito que o preço deve vir bem “salgado”, não?
      Obrigado e abraços.

    4. Olá, Paulo. Excelente matéria. Tenho dois M4 no meu apartamento mas por ele ser antigo e ter paredes muito grossas, tenho uma perda gigante de velocidade entre os pontos. Se eu colocar dois X50 nessa rede mesh, vou perder as qualidades da linha X como Wi-Fi 6 ou vc acha que dá certo? Ou seria melhor só os dois X50 mesmo? Grato

      • Olá Luiz, a rede sempre vai operar de modo em que um dispositivo conectado a ele consiga sempre se conectar em todos os nós, sendo assim, mesmo colocando um X50 que é WiFi 6, a rede vai operar seguindo o padrão WiFi 5 do Deco M4.

        Você pode também cabear os nós para melhorar a qualidade da conexão entre eles, mas muita das vezes isso nem é possível por não haver estrutura pronta pra passar os cabos.. Desta forma, comprar mais nós do M4, ou já migrar sua rede para WiFi 6. O Deco X50 é uma boa opção e sempre aparece promoção, vale a pena ficar de olho. Obrigado pelo seu comentário!

    5. Oi Paulo!
      Pode me ajudar com essa dúvida?
      Contratei o plano de 750 Mb da Claro, que veio com o modem/roteador com Wi-Fi 6 e um ponto Ultra. O modem da Claro está num cômodo no fundo da casa. O ponto ultra está em outro cômodo, na frente da casa. Entre esses cômodos, há bastante interferência pois tem 1 banheiro, cozinha e sala entre eles. Posso ligar 1 deco x50 diretamente no modem principal (modo bridge) e outro deco x50 no ponto ultra (quarto da frente), de forma a melhorar um pouco o sinal nos cômodos centrais? Ou é preciso conectar os 2 deco X50 via cabo, um conectado ao outro?

      • Oi Cris, acredito que assim não dê certo, tem que ligar o cabo entre os dispositivos Mesh, ou utilizando um hub/swtich..

    6. Estou em um dilema pois no momento meus 3 Deco M4 atendem minha residência de 140m2 com 3 andares e cerca de 30 dispositivos entre computadores, smartphones, tablets, videogame, lâmpadas e tomadas inteligentes.
      Porém, surgiu a necessidade de estabelecer uma VPN para acesso de fora para dentro, e o M4 não suporta.

      Uma unidade do X60 está custando o mesmo que duas do x50, então acho que o pack de dois X50 será mais vantajoso para trocar todo o sistema do M4. Só fico receoso com essa questão da performance com dezenas de dispositivos, pois esse número só tende a aumentar com a expansão da IoT.

      • Olá Rafael, vai conseguir atender tranquilamente a demanda, o X50 ou X60 leva mais de 100 dispositivos conectados com tranquilidade!

    7. Excelente post, parabéns… Você acha o Deco X60 v3.2 seja melhor que o Huawei Wifi 6 Mesh 3 WS8100? Vi no site do fabricante que X60 aguenta até 150 dispositivos, mas o WS8100 aguenta até 250 dispositivos…

      • Oi Mario, o WS8100 é uma boa opção, prometem entregar para até 250 dispositivos, mas todos sabemos que isso são testes laboratoriais e que 98% das pessoas que o compram não tem como chegar a essa quantidade de usuários conectados, já a TP-Link informa uma quantidade mais conservadora e realista, 150. (O que também já é um número altíssimo para usuários domésticos)

        Sobre o Huawei, ele conta com uma CPU Qualcomm dual-core de 1 GHz, enquanto o deco x60 um Quad-core, também de 1 GHz.

        Obrigado pelo seu comentário!

    8. Paulo, parabéns pela matéria.
      Já que outras pessoas pediram seu conselho aqui vou eu.
      Minha casa tem 360m2 (2 andares, 5 quartos) e hoje tenho 5 Twibi GIGA na mesma rede (200Mega) para dar conta de todos os pontos da residência (o máximo são 6), só que estou começando a ter problemas e preciso ficar reiniciando o Twibi para restabelecer a rede (são mais antigos). A 1a dúvida é, qtos roteadores X50 ou X60 eu consigo colocar na mesma rede? A 2a dúvida, o X50 e o X60 tem capacidades maiores, ou seja, eu conseguiria utilizar menos aparelhos para ter o mesmo alcance dentro de casa? Vale a pena fazer a troca?
      Desde já agradeço.
      Grande Abraço

      • Olá Luiz, o Twibi se torna bem limitado em performance quando são usados muitos nós. Nos Deco´s também há um limite especificado pela TP-Link de até 10 nós, porém o ideal são até 6 unidades, principalmente quando eles são interligados via backhaul sem fio, podendo perder qualidade ao usar a quantidade máxima(10).

        Veja este artigo: https://geniodowifi.com/blog/maximize-eficiencia-da-sua-rede-mesh-conetando-nos-via-cabo/

        Sim, cada unidade Deco consegue cobrir teoricamente até uns 200m2 +/-, porém para maior qualidade do sinal, para cada unidade eu aplicaria para apenas 60% dessa metragem, o que daria em torno de 120m2 por unidade, devido a barreiras como paredes, lages, móveis, eletrodomésticos, etc. O que pode diminuir bastante a qualidade da propagação do sinal.

        Então seria 3, ou até mesmo 4 unidades de Deco X50/X60 para cobrir toda a casa com qualidade máxima no WiFi.

        Basta distribuir bem os pontos Mesh pela casa, de forma que o sinal esteja presente em todos os cantos, lembre-se que o sinal propaga em 360° de cada dispositivo, e o sinal tende mais a descer do que subir, logo, poderia ficar algo como 3 nós em cima e um em baixo centralizado, ou 2 nós em cima e 2 nós em baixo, ou 2 nós em cima e 1 nó em baixo, vai depender da quantidade de paredes em cada andar, além da quantidade que você for adquirir.

        Mas você pretende aumentar os 200 mega de velocidade? Pergunto pq você pode economizar indo para o X20 que é WiFi 6 e mais barato, ou até mesmo o S7 que é um WiFi 5 de boa qualidade com um preço bem em conta também.

        Espero ter lhe ajudado, abraços!

    9. Olá Paulo, estou montando um casa inteligente e já tenho 25 dispositivos conectados (interruptores, tvs, Alexa, impressora,Ar condicionado, robô aspirador, câmeras de segurança, tablet, notebook e celulares) e estou usando 1 par do Deco M4 ligados por cabos (todos cabos são da Vention Cat6A) com internet da vivo fibra de 700 mb. Estou pensando em trocar os M4 pelo X50 ou X60, vc acha que vale a pena o upgrade? Muito obrigado!!!

      • Olá Carlos, o m4 só entrega em média 350 mega no WiFi.. Se você tem 700 mega, estás perdendo metade da velocidade por usar um dispositivo aquém da perfomance requerida.. Com certeza um deco x50 ou x60 vai dar um up na sua internet sem fio, principalmente pros dispositivos que consomem muita internet, como a câmera de segurança, ou notebooks e celulares que talvez já sejam WiFi 6.. Se você tá com a grana sobrando, vai na fé, será um ótimo upgrade!

    10. Olá Paulo, obrigado por compartilha seu conhecimento. Tenho uma casa com edícula num terreno de 360m2, link de 500mega, 2 intelbras twibi giga+, casa com 5 pessoas, smartphones que suportam wifi6, alguns dispositivos smarts. Estou precisando fortalecer o sinal na edícula e iria comprar mais um twibi, mas acho q descontinuaram pq não acho mais pra comprar, então decidi comprar um kit Deco, mas estou na dúvida se pego uma pack3 do S7 ou um pack2 do x50. Pode me indicar? Obg!!

      • Olá Julio, se você faz questão de ter WiFi 6, vai de 2 deco x50, caso contrário, vai de 3 deco s7 que vai dá uma ótima cobertura nesses 360m2, e vai atender bem a sua velocidade de internet.
        Apesar do WiFi 6 ser bem bom, o WiFi 5 ainda dá conta do recado pra conexões de até próximo a 1 giga de velocidade.

    11. Tenho 3 deco x60, quero expandir o sinal para uma nova área recém construída aqui em casa, vou de deco x50 agora pra testar. Muito obrigado pelo artigo!

    12. Muito obrigado pela partilha desse conhecimento. Estou trocando meu sistema hoje Decos M5 e M9 Plus pelo X60.
      Um grande abraço.

    13. Excelente explicação, o meu muito obrigado pela transmissão do conhecimento!

    14. Cara muito obrigado por esse comparativo. Procurei bastante coisa e não tinha encontrado algo com essa qualidade de informações!

    15. Excelente análise bastante técnica mas de fácil compreensão para o público leigo.

    16. o X50 tá com um bom custo-benefício! Acho que é mais que suficiente para as minhas necessidades, obrigado!

    17. Obrigado Paulo Santos pela matéria!

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo