Quanto Mais Antenas Melhor é o Roteador?

Escrito por: Paulo Santos

Uma das dúvidas mais comuns em relação a roteadores é se muitas antenas significam um melhor sinal e velocidade. De fato, o número de antenas em um roteador pode correlacionar com um melhor sinal e largura de banda, mas isso só é verdade até certo ponto. O que realmente importa é o hardware e software que acionam as antenas.

Muitas pessoas podem se perguntar para que servem tantas antenas em um roteador Wi-Fi e se elas realmente melhoram o sinal. Independentemente de serem visíveis ou não, todos os roteadores possuem pelo menos uma antena de transmissão e recepção (TX-RX) para se comunicar sem fio com dispositivos, desde laptops e smartphones até Smart TVs e lâmpadas inteligentes.

Embora seja intuitivo pensar que colocar mais antenas em um roteador significam melhor sinal e velocidade, isso não é necessariamente verdade. Várias antenas podem criar vários fluxos para compartilhar dados através de canais de rádio, o que traz mais largura de banda aos dispositivos, mas as antenas externas adicionais não são necessariamente importantes. Na verdade, o hardware e o software que acionam as antenas são os fatores mais importantes. Ao comprar um roteador, é importante pensar menos no número de antenas e mais na funcionalidade, tecnologia e especificações. Por exemplo, roteadores com MIMO e MU-MIMO aumentam a capacidade de transmitir e receber dados, o que torna a rede mais rápida.

É importante verificar também a potência das antenas embutidas no roteador e procurar as métricas de dBi para entender a potência e o alcance máximo das antenas. Vale lembrar que o alcance medido é geralmente em cenários controlados, normalmente medidos em campos abertos e sem interferência de outras redes e aparelhos que causam interferências. Trocar a antena do seu roteador por uma maior não fará diferença se o transmissor não tiver potência para utilizar o amplificador da antena.

Recapitulando com as perguntas mais frequentes

  1. Quanto mais antenas um roteador tem, melhor é a qualidade do sinal?

    Nem sempre. O número de antenas não é a única medida da qualidade do sinal do roteador.

  2. Qual é o papel das antenas em um roteador?

    As antenas do roteador são responsáveis por transmitir e receber sinais de Wi-Fi. Quanto mais antenas um roteador tem, maior “pode ser” sua capacidade de cobertura.

  3. Quantas antenas um roteador precisa ter para fornecer um bom sinal?

    Não há um número padrão de antenas que um roteador precise ter para fornecer um bom sinal. A qualidade do sinal depende de vários fatores, incluindo o tamanho da casa, a interferência de outros dispositivos e a qualidade dos componentes do roteador.

  4. O que devo procurar ao escolher um roteador com antenas?

    Ao escolher um roteador com antenas, é importante considerar a potência do sinal, a cobertura da antena e o número de antenas. No entanto, a qualidade do sinal também depende de outros fatores, como o tamanho da casa e o número de dispositivos conectados.

  5. Os roteadores com mais antenas são mais caros?

    Nem sempre. O preço de um roteador depende de vários fatores, incluindo a marca, a qualidade do sinal, o número de portas LAN e o número de antenas.

  6. Os roteadores com antenas externas são melhores do que aqueles com antenas internas?

    Não necessariamente. Os roteadores com antenas externas geralmente oferecem maior alcance de sinal, mas os roteadores com antenas internas podem ser igualmente eficazes se tiverem a mesma potência de sinal.

  7. Os roteadores com muitas antenas são melhores para jogos e streaming de vídeo?

    Não necessariamente. Embora os roteadores com muitas antenas possam oferecer melhor cobertura e alcance, a qualidade do sinal também depende da qualidade geral do roteador e de outros fatores, como a largura de banda e a velocidade da conexão.

Em suma, não se surpreenda com roteadores baratos com aquele exageros de antenas achando que o sinal vai ser ótimo e que vai cobrir o Wi-Fi na casa toda, o número de antenas em um roteador não é o fator determinante para um sinal de qualidade, mas sim a funcionalidade adicionada do hardware e software.

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 4.9 / 5. Total de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    Tem alguma dúvida ou sugestão? Estou aqui para te ajudar!

        Deixe um Comentário

        Gênio do WiFi
        Logo