Roteador Mesh Deco M9 Plus da TP-Link Vale a Pena?

No vasto mar turbulento de dispositivos de rede mesh, o TP-Link Deco M9 Plus se destaca como um porto seguro para aqueles que buscam uma conexão de internet robusta e confiável. Este sistema de Wi-Fi mesh promete acabar com os problemas de cobertura Wi-Fi e proporcionar um desempenho impressionante em todas as partes da sua casa.

Mas como ele realmente se comporta quando sai da caixa e entra em seu ambiente doméstico ou de escritório? Vamos mergulhar fundo e descobrir tudo o que você precisa saber sobre este produto em nossa análise completa.

Aspectos gerais e primeiras impressões

O momento de desempacotar um novo gadget é sempre emocionante, e com o Deco M9 Plus, não é diferente. O sistema vem bem-acondicionado em uma caixa elegante e resistente que indica o cuidado da TP-Link em oferecer uma experiência premium desde o primeiro contato.

Ao abrir a caixa, você encontrará as unidades do Deco M9 Plus arrumadas lado a lado. As unidades em si são esteticamente agradáveis, com um formato circular e um acabamento em branco brilhante que se harmoniza bem com a maioria dos interiores modernos. Elas são compactas, mas não minúsculas, o que confere uma sensação de solidez e durabilidade.

Cada unidade do Deco M9 Plus possui um LED central que muda de cor para indicar o status da conexão, uma característica simples, mas útil, especialmente durante a instalação. Na parte traseira, você encontrará duas portas Gigabit Ethernet, que podem ser usadas para conexões com fio a dispositivos como PCs ou consoles de jogos, e uma porta USB Tipo-C para alimentação.

caixa com 2 unidades do deco m9 plus
2 unidades do deco m9 plus
segurando o deco m9 plus

Além das unidades Deco, a caixa contém um guia de início rápido e cabos Ethernet e de alimentação para cada unidade. O guia de início rápido é conciso e claramente ilustrado, sinalizando uma experiência de instalação amigável ao usuário, mesmo para aqueles que não são tecnicamente experientes.

No geral, a primeira impressão do Deco M9 Plus é de um produto bem projetado e de alta qualidade. Ele combina um design discreto, mas atraente, com uma construção sólida, sugerindo que pode não apenas melhorar o desempenho da sua internet, mas também se integrar sem problemas à decoração da sua casa.

Assista o Vídeo
Vídeo do Canal Carlos Correia

Sobre a instalação e painel de configuração

O TP-Link Deco M9 Plus destaca-se por sua configuração e gerenciamento incrivelmente fáceis. A instalação é simples e intuitiva, realizada inteiramente pelo aplicativo TP-Link Deco, que oferece um guia passo a passo detalhado.

Quanto ao painel de configuração, é bem projetado e de fácil navegação. Permite que você personalize as configurações do seu Wi-Fi, gerencie dispositivos conectados, configure o controle dos pais, teste a velocidade da sua internet, e muito mais. Há também uma visão geral gráfica da sua rede, o que ajuda a compreender melhor o desempenho e a estrutura da sua conexão.

Para entender completamente o que o TP-Link Deco M9 Plus tem a oferecer, é essencial examinar suas especificações técnicas detalhadas.

Padrões de Comunicação

O Deco M9 Plus suporta padrões Wi-Fi 5, que incluem IEEE 802.11ac/n/a 5 GHz e IEEE 802.11n/b/g 2.4 GHz. Além disso, ele apresenta conectividade Bluetooth 4.2 e ZigBee HA 1.2 para uma gama completa de integrações com dispositivos de casa inteligente.

Velocidade de Wi-Fi

O dispositivo opera com uma velocidade AC2200, com duas bandas de 5 GHz, cada uma suportando velocidades teóricas de até 867 Mbps (802.11ac) e uma banda de 2.4 GHz fornecendo até 400 Mbps (802.11n).

Mas, na prática, esse roteador vai lhe atender muito bem se você tiver planos de internet com velocidades entre 100 a 800 Mega!

Alcance do Sinal Wi-Fi

O sistema é capaz de fornecer cobertura de Wi-Fi para casas com 4 a 6 quartos com o pacote de 3 unidades. A Tecnologia TP-Link Mesh, juntamente com o backhaul Ethernet opcional, trabalha em conjunto para conectar as unidades Deco, fornecendo cobertura perfeita.

Com o kit de 2 unidades você será capaz de cobrir até 400 metros quadrados, e com 3 unidades podendo chegar a 600 metros quadrados.

Obs: Como eu sempre costumo dizer, essa metragem é especificada pelo fabricante, porém em casas brasileiras, essa metragem pode cair pela metade a depender da estrutura da sua casa ou apartamento, pois paredes grossas e piso/lage podem afetar significantemente esses valores.

Capacidade Wi-Fi

Este é um sistema de rede Tri-Band que distribui dispositivos para diferentes bandas para otimizar o desempenho. Ele também suporta 4×4 MU-MIMO, que permite a comunicação simultânea com vários clientes MU-MIMO.

Você vai poder usar mais de 100 dispositivos conectados a rede Wi-Fi, para uso doméstico isso pode ser até inatingível.

Modos de Operação

O Deco M9 Plus pode operar no Modo Roteador ou no Modo de Ponto de Acesso, oferecendo flexibilidade para se adaptar a diferentes configurações de rede.

Hardware e Segurança

Cada unidade Deco possui 2 Portas Gigabit Ethernet e um Botão de Reset. Em termos de segurança, o sistema suporta criptografia Wi-Fi WPA-Pessoal e WPA2-Pessoal, além de recursos adicionais de segurança, incluindo firewall SPI e controle de acesso.

Software e Gerenciamento

O sistema suporta protocolos IPv4 e IPv6, e pode ser gerenciado usando o aplicativo Deco.

Dimensões e Conteúdo do Pacote

Cada unidade Deco mede 144 × 144 × 46 mm. O conteúdo do pacote varia dependendo do pacote que você escolher, mas todos vêm com o respectivo número de unidades Deco M9 Plus, cabos Ethernet RJ45, adaptadores de energia e um guia de instalação rápida.

Requerimentos do Sistema

Para usar o Deco M9 Plus, você precisará de um dispositivo com Android 5.0 ou posterior, ou iOS 9.0 ou posterior.

Kit Deco M9 Plus com 2 e 3 unidades

Como são vendidos em kits de 2 e 3 unidades, escolha a quantidade com cuidado, levando em consideração a possível redução da metragem quadrado devido aos obstáculos como parede e piso/lage.

Se 2 unidades te atender com pouca folga de metragem, opte por 3 unidades, pois quanto mais distantes os nós, haverá sinal, porém a velocidade da sua internet cairá, então quanto mais próximos, maior será a qualidade do seu Wi-Fi.

Recomendo também o suporte do Deco M9, funciona bem para quem quer fixar na parede.

Perguntas frequentes sobre esse modelo

  1. Posso usar o Deco M9 Plus com outros dispositivos Deco?

    Sim, o Deco M9 Plus é compatível com outros dispositivos Deco para formar uma rede mesh. Você pode misturar e combinar dispositivos Deco de acordo com suas necessidades específicas.

  2. O Deco M9 Plus suporta conexões de banda dupla (2,4 GHz e 5 GHz)?

    Com certeza, o Deco M9 Plus suporta conexões de banda dupla. Ele pode transmitir em ambas as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz.

  3. Quantos dispositivos posso conectar ao meu Deco M9 Plus?

    O Deco M9 Plus pode suportar até 100 dispositivos conectados simultaneamente.

  4. Posso usar o Deco M9 Plus como um extensor de alcance para o meu roteador existente?

    Sim, o Deco M9 Plus pode ser usado no modo de ponto de acesso para estender a cobertura do seu roteador atual.

  5. O Deco M9 Plus tem algum tipo de segurança integrada?

    Sim, o Deco M9 Plus tem vários recursos de segurança, incluindo firewall SPI, controle de acesso e proteção WPA-Pessoal e WPA2-Pessoal para Wi-Fi.

  6. O Deco M9 Plus é compatível com assistentes de voz como Amazon Alexa ou Google Assistant?

    Sim, o Deco M9 Plus é compatível com Amazon Alexa e Google Assistant, permitindo que você controle sua rede com comandos de voz.

Então.. Vale a pena comprar um roteador Mesh Deco M9 Plus?

O Deco m9 tem uma excelente cobertura se comparado a outros modelos e vai te atender muito bem se você tiver uma casa bem grande. Sua velocidade no Wi-Fi é impressionante e realmente chegará sinal em lugares da sua casa que antes não chegava de jeito nenhum.

Apesar desse modelo ser excelente e muito bem avaliado entre os compradores, o preço mais elevado pode ser um impeditivo para a maioria das pessoas, e talvez as suas especificações técnicas sejam exageradas para uma boa parte dos usuários, é como investir demais e aproveitar de menos, entende?

Então você deve ter noção que esse produto realmente atenda suas necessidades, caso contrário você pode ir de Deco M5 que é uma boa opção também, com um custo menor.

E caso você esteja de boa financeiramente, poderá optar também por um Deco X20 ou Deco X60 e aproveitar o melhor do Wi-Fi 6, mas lembrando que para aproveitar o Wi-Fi 6, seus dispositivos devem ser compatíveis.

Espero poder ter te ajudado, entendo que a escolha possa parecer difícil, mas analisando sua realidade financeira e sua necessidade real, acredito que você fará a melhor escolha para você. Caso ainda tenha dúvidas comente abaixo que responderei com o maior prazer!

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 5 / 5. Total de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    Tem alguma dúvida ou sugestão? Estou aqui para te ajudar!

        Deixe um Comentário

        Gênio do WiFi
        Logo