Roteador Mesh Deco M9 Plus da TP-Link Vale a Pena?

Escrito por: Paulo Santos

No vasto mar turbulento de dispositivos de rede mesh, o TP-Link Deco M9 Plus se destaca como um porto seguro para aqueles que buscam uma conexão de internet robusta e confiável. Este sistema de Wi-Fi mesh promete acabar com os problemas de cobertura Wi-Fi e proporcionar um desempenho impressionante em todas as partes da sua casa.

Mas como ele realmente se comporta quando sai da caixa e entra em seu ambiente doméstico ou de escritório? Vamos mergulhar fundo e descobrir tudo o que você precisa saber sobre este produto em nossa análise completa.

Comprando por meio de links em nosso site, podemos ganhar comissão de afiliado sem nenhum custo para você.

Aspectos gerais e primeiras impressões

O momento de desempacotar um novo gadget é sempre emocionante, e com o Deco M9 Plus, não é diferente. O sistema vem bem-acondicionado em uma caixa elegante e resistente que indica o cuidado da TP-Link em oferecer uma experiência premium desde o primeiro contato.

Ao abrir a caixa, você encontrará as unidades do Deco M9 Plus arrumadas lado a lado. As unidades em si são esteticamente agradáveis, com um formato circular e um acabamento em branco brilhante que se harmoniza bem com a maioria dos interiores modernos. Elas são compactas, mas não minúsculas, o que confere uma sensação de solidez e durabilidade.

Cada unidade do Deco M9 Plus possui um LED central que muda de cor para indicar o status da conexão, uma característica simples, mas útil, especialmente durante a instalação. Na parte traseira, você encontrará duas portas Gigabit Ethernet, que podem ser usadas para conexões com fio a dispositivos como PCs ou consoles de jogos, e uma porta USB Tipo-C para alimentação.

caixa com 2 unidades do deco m9 plus
2 unidades do deco m9 plus
segurando o deco m9 plus

Além das unidades Deco, a caixa contém um guia de início rápido e cabos Ethernet e de alimentação para cada unidade. O guia de início rápido é conciso e claramente ilustrado, sinalizando uma experiência de instalação amigável ao usuário, mesmo para aqueles que não são tecnicamente experientes.

No geral, a primeira impressão do Deco M9 Plus é de um produto bem projetado e de alta qualidade. Ele combina um design discreto, mas atraente, com uma construção sólida, sugerindo que pode não apenas melhorar o desempenho da sua internet, mas também se integrar sem problemas à decoração da sua casa.

Assista o Vídeo
Vídeo do Canal Carlos Correia

Sobre a instalação e painel de configuração

O TP-Link Deco M9 Plus destaca-se por sua configuração e gerenciamento incrivelmente fáceis. A instalação é simples e intuitiva, realizada inteiramente pelo aplicativo TP-Link Deco, que oferece um guia passo a passo detalhado.

Quanto ao painel de configuração, é bem projetado e de fácil navegação. Permite que você personalize as configurações do seu Wi-Fi, gerencie dispositivos conectados, configure o controle dos pais, teste a velocidade da sua internet, e muito mais. Há também uma visão geral gráfica da sua rede, o que ajuda a compreender melhor o desempenho e a estrutura da sua conexão.

Para entender completamente o que o TP-Link Deco M9 Plus tem a oferecer, é essencial examinar suas especificações técnicas detalhadas.

Padrões de Comunicação

O Deco M9 Plus suporta padrões Wi-Fi 5, que incluem IEEE 802.11ac/n/a 5 GHz e IEEE 802.11n/b/g 2.4 GHz. Além disso, ele apresenta conectividade Bluetooth 4.2 e ZigBee HA 1.2 para uma gama completa de integrações com dispositivos de casa inteligente.

Velocidade de Wi-Fi

O dispositivo opera com uma velocidade AC2200, com duas bandas de 5 GHz, cada uma suportando velocidades teóricas de até 867 Mbps (802.11ac) e uma banda de 2.4 GHz fornecendo até 400 Mbps (802.11n).

Mas, na prática, esse roteador vai lhe atender muito bem se você tiver planos de internet com velocidades entre 100 a 800 Mega!

Alcance do Sinal Wi-Fi

O sistema é capaz de fornecer cobertura de Wi-Fi para casas com 4 a 6 quartos com o pacote de 3 unidades. A Tecnologia TP-Link Mesh, juntamente com o backhaul Ethernet opcional, trabalha em conjunto para conectar as unidades Deco, fornecendo cobertura perfeita.

Com o kit de 2 unidades você será capaz de cobrir até 400 metros quadrados, e com 3 unidades podendo chegar a 600 metros quadrados.

Obs: Como eu sempre costumo dizer, essa metragem é especificada pelo fabricante, porém em casas brasileiras, essa metragem pode cair pela metade a depender da estrutura da sua casa ou apartamento, pois paredes grossas e piso/lage podem afetar significantemente esses valores.

Capacidade Wi-Fi

Este é um sistema de rede Tri-Band que distribui dispositivos para diferentes bandas para otimizar o desempenho. Ele também suporta 4×4 MU-MIMO, que permite a comunicação simultânea com vários clientes MU-MIMO.

Você vai poder usar mais de 100 dispositivos conectados a rede Wi-Fi, para uso doméstico isso pode ser até inatingível.

Modos de Operação

O Deco M9 Plus pode operar no Modo Roteador ou no Modo de Ponto de Acesso, oferecendo flexibilidade para se adaptar a diferentes configurações de rede.

Hardware e Segurança

Cada unidade Deco possui 2 Portas Gigabit Ethernet e um Botão de Reset. Em termos de segurança, o sistema suporta criptografia Wi-Fi WPA-Pessoal e WPA2-Pessoal, além de recursos adicionais de segurança, incluindo firewall SPI e controle de acesso.

Software e Gerenciamento

O sistema suporta protocolos IPv4 e IPv6, e pode ser gerenciado usando o aplicativo Deco.

Dimensões e Conteúdo do Pacote

Cada unidade Deco mede 144 × 144 × 46 mm. O conteúdo do pacote varia dependendo do pacote que você escolher, mas todos vêm com o respectivo número de unidades Deco M9 Plus, cabos Ethernet RJ45, adaptadores de energia e um guia de instalação rápida.

Requerimentos do Sistema

Para usar o Deco M9 Plus, você precisará de um dispositivo com Android 5.0 ou posterior, ou iOS 9.0 ou posterior.

Kit Deco M9 Plus com 2 e 3 unidades

Como são vendidos em kits de 2 e 3 unidades, escolha a quantidade com cuidado, levando em consideração a possível redução da metragem quadrado devido aos obstáculos como parede e piso/lage.

Se 2 unidades te atender com pouca folga de metragem, opte por 3 unidades, pois quanto mais distantes os nós, haverá sinal, porém a velocidade da sua internet cairá, então quanto mais próximos, maior será a qualidade do seu Wi-Fi.

Recomendo também o suporte do Deco M9, funciona bem para quem quer fixar na parede.

Perguntas frequentes sobre esse modelo

  1. Posso usar o Deco M9 Plus com outros dispositivos Deco?

    Sim, o Deco M9 Plus é compatível com outros dispositivos Deco para formar uma rede mesh. Você pode misturar e combinar dispositivos Deco de acordo com suas necessidades específicas.

  2. O Deco M9 Plus suporta conexões de banda dupla (2,4 GHz e 5 GHz)?

    Com certeza, o Deco M9 Plus suporta conexões de banda dupla. Ele pode transmitir em ambas as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz.

  3. Quantos dispositivos posso conectar ao meu Deco M9 Plus?

    O Deco M9 Plus pode suportar até 100 dispositivos conectados simultaneamente.

  4. Posso usar o Deco M9 Plus como um extensor de alcance para o meu roteador existente?

    Sim, o Deco M9 Plus pode ser usado no modo de ponto de acesso para estender a cobertura do seu roteador atual.

  5. O Deco M9 Plus tem algum tipo de segurança integrada?

    Sim, o Deco M9 Plus tem vários recursos de segurança, incluindo firewall SPI, controle de acesso e proteção WPA-Pessoal e WPA2-Pessoal para Wi-Fi.

  6. O Deco M9 Plus é compatível com assistentes de voz como Amazon Alexa ou Google Assistant?

    Sim, o Deco M9 Plus é compatível com Amazon Alexa e Google Assistant, permitindo que você controle sua rede com comandos de voz.

🟢 Conteúdo 100% Gratuito

Olá! Se você gostou do conteúdo, considere apoiar nosso trabalho comprando através dos nossos botões de afiliados da "Amazon e Mercado Livre". Isso não custa nada a mais para você e nos ajuda a manter nosso site, com artigos atualizados e de qualidade.

GRATIDÃO por seu apoio! 🙏

Então.. Vale a pena comprar um roteador Mesh Deco M9 Plus?

O Deco m9 tem uma excelente cobertura se comparado a outros modelos e vai te atender muito bem se você tiver uma casa bem grande. Sua velocidade no Wi-Fi é impressionante e realmente chegará sinal em lugares da sua casa que antes não chegava de jeito nenhum.

Apesar desse modelo ser excelente e muito bem avaliado entre os compradores, o preço mais elevado pode ser um impeditivo para a maioria das pessoas, e talvez as suas especificações técnicas sejam exageradas para uma boa parte dos usuários, é como investir demais e aproveitar de menos, entende?

Então você deve ter noção que esse produto realmente atenda suas necessidades, caso contrário você pode ir de Deco M5 que é uma boa opção também, com um custo menor.

E caso você esteja de boa financeiramente, poderá optar também por um Deco X20 ou Deco X60 e aproveitar o melhor do Wi-Fi 6, mas lembrando que para aproveitar o Wi-Fi 6, seus dispositivos devem ser compatíveis.

Espero poder ter te ajudado, entendo que a escolha possa parecer difícil, mas analisando sua realidade financeira e sua necessidade real, acredito que você fará a melhor escolha para você. Caso ainda tenha dúvidas comente abaixo que responderei com o maior prazer!

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 5 / 5. Total de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    🗨️ Talvez você goste disso, tá no precinho! 😎
    2 Comentários
    1. Olá! Você sabe me dizer sobre priorização de banda / dispositivo? Tanto do Deco quanto de outro tipo de dispositivo mesh?

      Tive 3 twibi em casa e precisei me desfazer pois eles dividiam a banda igualmente entre todos os dispositivos da minha rede.

      Por ex, se tenho um pc de trabalho, uma Alexa e câmera Wi-Fi, eles deixavam 33% pra casa um sem que eu pudesse priorizar meu pc.

    Deixe um Comentário

    Gênio do WiFi
    Logo