Análise do Roteador TP-Link Archer AX50 com Wi-Fi 6

Escrito por: Paulo Santos

Entre na nova era da conectividade com o Roteador TP-Link Archer AX50 Wi-Fi 6. Este roteador poderoso está pronto para redefinir o que significa ter uma conexão de internet de alta qualidade.

Equipado com a mais recente tecnologia Wi-Fi 6, o Archer AX50 oferece velocidades incríveis de até 3000 Mbps. Isso significa que você pode desfrutar de streaming de vídeo em 4K, jogos online sem lag e downloads de arquivos grandes com uma facilidade surpreendente.

Este roteador é ideal para planos de internet de 400 mega a 1 giga de velocidade!

Este roteador consegue cobrir uma área de até 230㎡, porém assim como qualquer roteador, o sinal pode ficar mais fraco a depender da estrutura da casa e barreiras, como portas grossas, paredes de concreto, e outros.

Especificações do Roteador AX50

A conexão sem fio de 2,4 GHz no dispositivo oferece velocidades AX de até 574 Mbps (40 MHz), enquanto a faixa de 5 GHz alcança até 2402 Mbps (160 MHz) com tecnologia AX. Entre os recursos Wi-Fi, estão inclusos OFDMA, MU-MIMO, 2X2 e Beamforming. O aparelho é equipado com um processador Intel AnyWAN GRX350 e possui uma memória RAM de 256 MB.

Este roteador também é capaz de operar em canais DFS de 5 GHz, com capacidade para até 160 MHz.

➡️ Entenda os 160MHz em Roteadores

O Archer AX50 utiliza um chipset Intel Wi-Fi, operando com um SoC Intel AnyWAN GRX350 em conjunto com o Intel WAV654 para a banda de 5 GHz. Equipado com 256 MB de RAM, espera-se que o dispositivo tenha um desempenho satisfatório. Embora tende a aquecer um pouco durante o uso, isso não compromete seu funcionamento.

Assista o Vídeo
Vídeo do Canal Max Dicas

Este modelo inclui uma porta WAN Ethernet Gigabit e 4 portas LAN Ethernet Gigabit. Como também possui uma porta USB 3.0, útil para compartilhar arquivos na rede ou conectar uma impressora para uso compartilhado.

O design moderno e elegante do Archer AX50, com suas quatro antenas de alto ganho, garante uma ampla cobertura Wi-Fi e um desempenho impressionante. Além disso, graças ao aplicativo TP-Link Tether, a configuração e o gerenciamento da sua rede nunca foram tão fáceis.

Não possui OneMesh

Este roteador não conta com a tecnologia OneMesh, que é basicamente transformar a rede em mesh ligando outro roteador via cabo, ou extendendo o sinal Wi-Fi com um extensor OneMesh da TP-Link.

➡️ O Que é OneMesh e se Vale a Pena

Conclusão

O TP-Link Archer AX50 se destaca como um roteador sem fio de alta qualidade. Ele oferece a tecnologia Wireless AX a um preço competitivo, garantindo um desempenho Wi-Fi eficiente para dispositivos que suportam essa tecnologia. Apesar de seu custo acessível, a TP-Link ainda inclui funcionalidades valiosas como o Homecare Antivirus e o controle parental.

Para os mais exigentes na questão de segurança, ele não conta com suporte para o padrão de segurança WPA3, que é o mais recente e mais seguro disponível, porém a TP-Link já avisou que a disponibilidade do WPA3 pode ocorrer em alguma futura atualização, mas caso seja uma prioridade, saiba que no momento ele só conta com o WPA2 ( o que é ainda bastante seguro na minha opinião ).

➡️ WPA2 vs WPA3 – Diferenças

Na minha opinião é uma excelente escolha para quem está em busca de um roteador atualizado e com um bom custo-benefício. Mas se você quer um roteador Wi-Fi 6 ainda melhor com melhor processamento, WPA3 e OneMesh, vai de TP-Link AX73 que você não vai se arrepender!

Não espere mais para experimentar a verdadeira potência da internet de alta velocidade. Adquira o Roteador TP-Link Archer AX50 Wi-Fi 6 hoje mesmo e descubra uma nova maneira de navegar na web.

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 5 / 5. Total de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    2 Comentários
    1. Infelizmente não suporta wpa3

      • Verdade Paulo, a TP-Link falou que no futuro poderia ser disponibilizado em alguma atualização de firmware, porém acho que ela não irá fazer, forçando assim as pessoas a optarem pelo AX73.

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo