Roteadores Dual-Band vs Tri-Band: Qual é o Melhor para Minha Casa?

Escrito por: Paulo Santos

Ao buscar uma conexão mais rápida e estável em casa, a escolha do roteador Wi-Fi é fundamental. Com diversas opções no mercado, é comum surgirem dúvidas ao pesquisar por roteadores e se deparar com esse questionamento. Neste artigo, vamos esclarecer as principais diferenças entre roteadores dual-band e tri-band e ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

O que é um Roteador Dual-Band?

Os roteadores dual-band são amplamente utilizados e oferecem suporte para as frequências 2.4GHz e 5GHz. Surgiram em 2009, com a popularização do Wi-Fi 4, e são compatíveis com todas as gerações subsequentes de Wi-Fi (Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6). Os modelos mais comercializados hoje em dia são Dual-Band, como, por exemplo, o TP-Link Archer C80 ou Archer C6.

Entendendo as Frequências 2.4GHz e 5GHz

A frequência 2.4GHz é conhecida pelo seu alcance extenso, sendo ideal para dispositivos móveis e eletrodomésticos inteligentes. No entanto, sua popularidade também trouxe congestionamentos. Já a 5GHz destaca-se pela velocidade e estabilidade, embora seu alcance seja limitado a um espaço menor.

A Inovação dos Roteadores Tri-Band

Os roteadores tri-band elevam a experiência Wi-Fi ao suportar três bandas: uma de 2.4GHz e duas de 5GHz. Isso permite uma maior quantidade de dispositivos conectados sem perda de performance, tornando-os ideais para ambientes com múltiplos usuários e dispositivos.

Se você tem um plano de internet com uma conexão ultrarrápida e muitas pessoas com seus dispositivos Wi-Fi conectados a rede, um roteador Tri-Band irá fazer uma grande diferença, pois a segunda banda de 5GHz² em alguns roteadores, tem uma velocidade bem maior que a primeira banda de 5GHz¹.

Assista o Vídeo
Vídeo do Canal Max Dicas

Dual-Band ou Tri-Band: Qual Escolher?

A resposta não é simples e depende muito do seu perfil de uso. Para atividades básicas e menos dispositivos, o dual-band é econômico e eficiente para a maioria das pessoas. Mas se a sua casa tem uma família grande e é repleta de dispositivos inteligentes ou se você busca a máxima performance no escritório, ou com trabalho home-office, além de dividir a internet com toda a família ou outros funcionários sem atrapalhar sua conexão, o tri-band pode ser uma melhor escolha.

TP-Link Roteador AX6600 Tri-Band Wi-Fi 6 (Archer AX90), roteador 8-Stream Gigabit, roteador VPN,…
  • Wi-Fi AX6600 Tri-Band mais rápido – 4804 Mbps (5 GHz) mais 1201 Mbps (5 GHz) mais 574 Mbps (2,4 GHz)

Conclusão

A escolha errada entre o roteador dual-ban e tri-band pode se tornar um exagero se você é um usuário comum com poucos dispositivos, ou sofrer limitação e deixar de aproveitar melhor uma conexão Wi-Fi de qualidade caso tenha uma rede mais complexa e populosa.

Seja para atividades cotidianas ou para alta performance, entender as diferenças entre dual-band e tri-band é o primeiro passo para uma conexão sem falhas e de alta qualidade que irá atender você ou sua empresa por anos e anos.

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 5 / 5. Total de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    🗨️ Talvez você goste disso, tá no precinho! 😎
    Internet Security - 1 Dispositivo, Kaspersky, KL1939K5AFS
    o preço e disponibilidade pode variar no momento da compra
    Tem alguma dúvida ou sugestão? Estou aqui para te ajudar!

        Deixe um Comentário

        Gênio do WiFi
        Logo