Roteadores OneMesh da TP-Link Vale a Pena?

Escrito por: Paulo Santos

Essa é uma dúvida comum entre pessoas que estão analisando algum modelo de roteador da TP-Link e se depara com a função OneMesh. Aí vem o questionamento, se ele é a mesma coisa do Mesh, e se é possível ir adicionando outros roteadores para criar uma única rede expandida.

O mercado de roteadores Wi-Fi tem se tornado cada vez mais competitivo, com uma ampla variedade de marcas e modelos disponíveis para os consumidores. Uma das marcas mais conhecidas é a TP-Link, que oferece uma linha de roteadores chamada OneMesh. Neste artigo, analisaremos se vale a pena investir em roteadores OneMesh da TP-Link, abordando suas características, vantagens e desvantagens. Acompanhe!

O que é OneMesh?

OneMesh é uma tecnologia desenvolvida e exclusiva da TP-Link que permite conectar vários dispositivos de rede (roteadores e extensores de sinal) para criar uma rede Wi-Fi unificada e sem interrupções. Essa tecnologia oferece uma experiência de internet mais estável e rápida, eliminando as áreas de sombra de sinal e facilitando a conexão de dispositivos em diferentes pontos da casa ou escritório.

Principais características dos roteadores OneMesh

Facilidade de configuração: Os roteadores OneMesh são fáceis de configurar, graças ao aplicativo Tether, disponível para smartphones Android e iOS. O aplicativo permite monitorar e gerenciar a rede com facilidade.

Roaming inteligente: A tecnologia OneMesh garante que os dispositivos conectados à rede mudem automaticamente para o roteador ou extensor com o melhor sinal, sem interrupção na conexão.

Expansão de rede flexível: Com OneMesh, é possível expandir a rede de acordo com as necessidades, adicionando extensores de sinal compatíveis.

Vantagens dos roteadores OneMesh

Cobertura Wi-Fi aprimorada: A tecnologia OneMesh permite a criação de uma rede Wi-Fi unificada, que cobre áreas maiores e elimina as áreas de sombra de sinal.

Estabilidade e desempenho: Os roteadores OneMesh oferecem conexões estáveis e rápidas, garantindo uma ótima experiência de navegação.

Facilidade de gerenciamento: O aplicativo Tether facilita o gerenciamento da rede, permitindo aos usuários monitorar e ajustar as configurações de forma simples e rápida.

Desvantagens dos roteadores OneMesh

Preço: Os roteadores OneMesh da TP-Link podem ter o preço um pouco mais elevado em comparação com outros modelos de roteadores no mercado.

Compatibilidade: Muita gente acha que é só comprar outro roteador OneMesh para assim poder criar uma rede mesh e aproveitar ao máximo a tecnologia, mas não é assim que funciona, é necessário utilizar extensores de sinal da mesma marca e compatíveis com a tecnologia.

Roteador com roteador não criará uma conexão mesh única, você terá que comprar extensor de sinal

Como nos modelos abaixo:

extensor ac1200 com roteador onemesh tp-link
Exemplo de extensor Wi-Fi AC1200, ao lado um roteador OneMesh da TP-Link
Assista o Vídeo
Vídeo de Apresentação do OneMesh, Canal TP-Link
ATUALIZAÇÃO: 31/03/2024

Agora os roteadores OneMesh são EasyMesh, isso significa que você poderá juntar 2 ou mais roteadores do mesmo modelo, ou até mesmo de outros modelos e marcas diferentes que possuem tecnologia EasyMesh para montar uma rede única Mesh!

➡️ Roteadores OneMesh para EasyMesh via Atualização de Firmware

Comprar ou não comprar?

Os roteadores OneMesh são basicamente roteadores normais com uma função de usar um “repetidor” deles(TP-Link) para ampliar o sinal, claro que esse sistema acaba sendo melhor que usar um repetidor convencional, onde a depender da distância haverá perca de velocidade e atraso, e fora que ao usar um repetidor tradicional, ao sair do sinal do roteador e ir para o repetidor, você estará trocando de rede, tendo uma queda no sinal, já com o extensor da TP-Link isso não acontece, você terá uma rede unificada.

Mas se você quer uma rede mesh tradicional, onde você possa ir adicionando novos “nós” para expandir o sinal do Wi-Fi, recomendo você comprar um kit de roteador mesh, alguns bons modelos mais populares da própria TP-Link são o: Deco M4, Deco M5 para usar o Wi-Fi 5, Deco X20 e Deco X60 para usar a tecnologia Wi-Fi 6.

Eu vejo a tecnologia da rede OneMesh como um “quebra-galho” para expansão do sinal caso haja necessidade. Se você tem uma casa pequena e não vai precisar expandir o sinal, ou se precisar e você não se importar de comprar e usar o extensor, vai de OneMesh mesmo. Se sua casa for grande, recomendo ir de roteadores mesh.

Enfim, diante dos dados apresentados sobre a tecnologia OneMesh, fica a seu critério analisar suas necessidades e escolher se vale a pena ou não para você. Tem um artigo muito legal aqui no site que falo sobre alguns casos onde a rede mesh se faz desnecessária, pode ser uma boa leitura para trazer mais clareza sobre a questão, acesse: Ter Mesh ou Não?

ilustrando o sinal wifi com o extensor wifi tp-link onemesh
Mais Vendidos. 2
Repetidor TP-Link Wi-Fi 6 AX1500 RE505X OneMesh - Branco
Repetidor TP-Link Wi-Fi 6 AX1500 RE505X OneMesh – Branco
tecnologia sem fio: Wi-Fi; ANATEL: 3640502520; frequencia: Dual band; computador: Wi-Fi; Quantidade de antenas externas: 6
R$ 398,11
Mais Vendidos. 4
TP-Link Extensor WiFi Powerline (TL-WPA8631P) - Adaptador Ethernet AV1300 Powerline com WiFi de...
TP-Link Extensor Wi-Fi Powerline (TL-WPA8631P) – Adaptador Ethernet AV1300 Powerline com Wi-Fi de…
Todos os adaptadores Powerline TP-Link podem funcionar juntos, misturados e combinados.
R$ 705,37

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 4.9 / 5. Total de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    7 Comentários
    1. Boa tarde
      Sabe dizer se o roteador tp-link tl-wr841HP funciona como mesh atualizando o software?

    2. Parabéns e obrigado pelos esclarecimentos. Eu comprei o AX-10 da TP-Link e gostaria de saber qual a diferença entre o Deco X20 e o Deco X60. O AX-10 utiliza a tecnologia Wi-Fi 6 está correto? Esses são os Deco´s que posso conectar ao AX-10?

      • Olá Arthur, você pode conectar tanto os Deco´s quanto qualquer outro roteador mesh no seu ax10, mas talvez você esteja querendo saber é se ao conectar algum Deco ao seu ax10, se “juntará” a rede WiFi em uma única no formato mesh.

        Porém, não. O ax10 é OneMesh, significa que ele só se conecta a extensores ou a outro roteador mesh via cabo (backhaul com fio).

        Entre o Deco x20 e x60 existem diferenças de performance e velocidade máxima suportada no WiFi, sendo o X60 melhor, mas não quer dizer que seja útil ou necessário para todos. Você deve avaliar qual vai atender melhor suas expectativas diante de suas necessidades. Abraços!

    3. Uso um extensor da TP-Link aqui em casa e funciona muito bem, não tenho nada a reclamar!

    4. Boa tarde. Saberia dizer se um repetidor Onemesh aplica essa funcao a um dispositivo Deco da própria Tp-link?
      Obrigado.

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo