Significado das “Luzes” do seu Roteador (40 Tipos)

Escrito por: Paulo Santos

Os modelos de roteador variam em termos de design e recursos, portanto, as luzes led que aparecem em cada modelo podem diferir. No entanto, de forma geral, as luzes que aparecem em um roteador indicam o status e a atividade da rede, em alguns casos ela pode apagar ou mudar de cor.

Cada luz vem acompanhada de uma palavra ou sigla, aqui estão algumas das luzes comuns que podem aparecer em um roteador:

  1. Power (energia): Essa luz indica que o roteador está ligado e recebendo energia.
  2. Internet: Essa luz indica que o roteador está conectado à internet e que há um sinal de internet estável.
  3. LAN: Essa luz indica que há uma conexão de rede local (LAN) entre o roteador e o computador ou outro dispositivo conectado à rede.
  4. WLAN/Wireless: Essa luz indica que a rede Wi-Fi está ativada e pronta para conexão.
  5. WPS: Essa luz indica que o recurso Wi-Fi Protected Setup (WPS) está ativado e pronto para sincronização com um dispositivo.
  6. USB: Essa luz indica que um dispositivo USB, como um pendrive ou um disco rígido externo, está conectado e pronto para uso.
  7. Signal/Strength: Essa luz indica a intensidade do sinal Wi-Fi.
  8. Ethernet: Essa luz indica que há uma conexão Ethernet entre o roteador e um dispositivo conectado através de um cabo Ethernet.
  9. Activity: Essa luz indica que há atividade na rede, como o envio ou recebimento de dados.
  10. Security: Essa luz pode indicar que a segurança da rede está ativada e que as configurações de segurança foram aplicadas corretamente.
  1. DSL/ADSL: Essa luz indica que o roteador está conectado a uma linha de telefone ADSL e está sincronizado com a linha de telefone.
  2. PPP/Internet: Essa luz indica que o roteador está conectado à internet através de uma conexão PPPoE.
  3. WAN: Essa luz indica que o roteador está conectado à rede WAN (Wide Area Network).
  4. DMZ: Essa luz indica que a função DMZ (Demilitarized Zone) está ativada e que um dispositivo na rede foi colocado na zona DMZ.
  5. VoIP: Essa luz indica que a função de telefone de voz sobre IP (VoIP) está ativada e pronta para uso.
  6. Phone: Essa luz indica que a função de telefone está ativada e que um telefone está conectado ao roteador.
  7. Link/Connection: Essa luz indica que há uma conexão física entre o roteador e um dispositivo.
  8. Powerline: Essa luz indica que o roteador está conectado a uma linha elétrica Powerline e que está sincronizado com a linha elétrica.
  9. Guest: Essa luz indica que a função de rede de convidados está ativada e que os convidados podem se conectar à rede sem acessar a rede principal.
  10. QoS: Essa luz indica que a função de qualidade de serviço (QoS) está ativada e que as configurações de QoS foram aplicadas corretamente.
  1. Power Supply: Essa luz indica que o roteador está recebendo energia elétrica de uma fonte externa.
  2. DSL Sync: Essa luz indica que o roteador está sincronizado com a linha de telefone ADSL e pronto para se conectar à internet.
  3. Internet Traffic: Essa luz indica que há tráfego de dados na conexão de internet.
  4. LAN Activity: Essa luz indica que há atividade na conexão de rede local.
  5. WAN Activity: Essa luz indica que há atividade na conexão da rede WAN.
  6. VPN: Essa luz indica que a função de rede privada virtual (VPN) está ativada e pronta para uso.
  7. Bridge Mode: Essa luz indica que o roteador está operando no modo de ponte, que permite que um dispositivo atue como um ponto de passagem para outro dispositivo.
  8. Dual Band: Essa luz indica que o roteador oferece suporte a duas bandas de frequência, geralmente 2,4 GHz e 5 GHz, para melhorar a velocidade e o alcance da rede Wi-Fi.
  9. Parental Controls: Essa luz indica que a função de controle parental está ativada e que os controles foram aplicados corretamente.
  10. USB Activity: Essa luz indica que há atividade em um dispositivo USB conectado ao roteador.
  1. NAT: Essa luz indica que a função de tradução de endereço de rede (NAT) está ativada e que o roteador está traduzindo os endereços IP da rede.
  2. Firewall: Essa luz indica que a função de firewall está ativada e que as configurações de segurança foram aplicadas corretamente.
  3. LED On/Off: Essa luz indica que a função de LED está ativada ou desativada.
  4. Service: Essa luz indica que um serviço específico, como um servidor de impressão ou um servidor de arquivos, está sendo executado no roteador.
  5. USB Charging: Essa luz indica que o roteador pode ser usado para carregar dispositivos USB.
  6. Range Extender: Essa luz indica que o roteador pode ser usado como um extensor de alcance de Wi-Fi para aumentar o sinal Wi-Fi em uma área maior.
  7. IPv6: Essa luz indica que o roteador está usando o protocolo IPv6 para conectar à internet.
  8. Energy Saver: Essa luz indica que a função de economia de energia está ativada e que o roteador está operando em modo de economia de energia.
  9. USB Eject: Essa luz indica que um dispositivo USB conectado ao roteador foi ejetado com segurança.
  10. Restart: Essa luz indica que o roteador está sendo reiniciado.
Assista o Vídeo
Vídeo do Canal Desenrolado

Resumindo..

Fique de olho no seu roteador caso sua internet dê alguma falha, as luzes em um roteador são importantes indicadores que informam o status e a atividade da rede, permitindo que os usuários monitorem e resolvam problemas de conectividade e segurança. Embora a disponibilidade e o significado das luzes possam variar de um modelo para outro, é fundamental que os usuários leiam o manual do usuário ou consultem o fabricante para obter o devido suporte em caso de dúvidas.

Compreender o significado das luzes em um roteador também é importante para ajudar os usuários a configurar e solucionar rapidamente problemas em suas redes, além de garantir a segurança dos dados. Ao monitorar as luzes em um roteador, os usuários podem detectar problemas de conectividade ou segurança e tomar as medidas necessárias para proteger a rede e os dispositivos conectados.

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 4.5 / 5. Total de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    2 Comentários
    1. O que significa o sinal parecido com um triângulo com um A na ponta e outros 2 na base?

      • Olá Marli, queria poder te responder, mas infelizmente não sei, como mencionado não é um padrão universal de led em roteadores, pode por favor me passar a marca e modelo do seu? Obrigado!

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo