Teste de Velocidade da Internet – Como Avaliar Corretamente Sua Conexão

Escrito por: Paulo Santos

A velocidade da internet é um parâmetro vital que define a qualidade da sua conexão e pode impactar diretamente na sua produtividade, lazer e comunicação. A seguir, vamos mergulhar em como você pode testar corretamente a velocidade da sua internet e também como algumas ferramentas online podem apresentar resultados falhos ou incorretos.

O que é Velocidade da Internet?

Velocidade da internet é a rapidez com que os dados são transferidos através da sua conexão. Essa velocidade é geralmente medida em megabits por segundo (Mbps). Existem três componentes principais para a velocidade da internet: download (a velocidade com que você recebe dados da internet), upload (a velocidade com que você envia dados para a internet) e latência (o atraso na transferência de dados).

Como Testar a Velocidade da Internet

Existem várias maneiras de testar a velocidade da sua internet. Uma delas é usar sites de teste de velocidade online. Esses sites normalmente enviam um arquivo de teste para o seu computador baixar e, em seguida, medem a rapidez com que ele consegue fazer o download deste arquivo. Em seguida, o arquivo é enviado de volta para o servidor e a velocidade de upload é medida.

Alguns sites que você pode usar para testar sua velocidade de conexão:

O teste de verificação de velocidade deve ser sempre realizado via cabo de rede, no Wi-Fi apenas se você tiver certeza que seu roteador e dispositivo estão aptos a trafegar na velocidade contratada.

Falhas e Inconsistências nos Testes Online

Embora os testes online sejam convenientes e amplamente utilizados, eles podem apresentar falhas e inconsistências. Um problema comum é a oscilação de velocidade causada pela distância entre o seu dispositivo e o servidor do site de teste. O teste poderá não refletir com precisão a velocidade da sua internet se o servidor estiver localizado muito longe de você.

Outra questão é que alguns desses sites podem não ser capazes de lidar com conexões de internet de alta velocidade, resultando em leituras imprecisas. Além disso, a presença de outros usuários na mesma rede, executando suas próprias tarefas online, também pode afetar os resultados do teste.

Alguns artigos que podem resolver seus problemas:

Não use o roteador da operadora
Roteador ideal para casa pequena/média/grande
10 Dicas para melhorar o Wi-Fi em casa
Melhores roteadores p/ Internet Gigabit
Cabo de Rede: Qual modelo usar e diferenças

Testando a Velocidade de Forma Mais Precisa

A melhor maneira de testar a velocidade da internet é verificar se um servidor tem limitação de banda e fazer um teste de download de arquivo para mostrar a taxa de download.

O download direto de um arquivo de um servidor confiável pode fornecer uma estimativa mais precisa da velocidade de download. Por exemplo, muitos sites de fornecedores de software permitem que você faça o download de um arquivo grande. Observar o tempo que leva para baixar este arquivo pode dar uma boa indicação da sua velocidade de internet.

Tenha em mente que o servidor que hospeda o arquivo de teste deve ter uma conexão de internet mais rápida que a sua. Caso contrário, a velocidade de download será limitada pela velocidade de upload do servidor, e não pela sua velocidade de internet.

Por exemplo, o speed test fornece opção de escolha para servidores de provedores próximos de você, com o intuito de diminuir a latência, mas muitas vezes esse servidor escolhido está com limitação na sua banda, e se você tiver mais de 500 megas, isso pode ser um problema.

Vou te contar uma coisa que estava acontecendo comigo, contratei a TIM Fibra de 1 Giga, daí resolvi comprar um roteador TP-Link AX73 com Wi-Fi 6 para aproveitar melhor a minha conexão.

Só que em todos os testes que eu realizava pelo Wi-Fi, estava sempre batendo 600 mega, testei de muitas formas e com vários dispositivos, nunca passava disso, tanto no iPhone quanto no computador, tenho uma placa Aorus Z390 Master Pro, que já vem com Wi-Fi. Sim, voltando, realizei diversos testes em vários sites e o resultado foi o mesmo, 550 a 600 mega.

Já estava achando que o roteador estava com algum problema e que eu precisaria devolvê-lo. Foi quando resolvi testar baixando um arquivo, fui ao YouTube e coloquei pra baixar um vídeo, usando o programa “internet download manager”, a velocidade de download chegou a se manter em incríveis 113mb/s, mostrando que minha internet estava usufruindo da total capacidade da minha conexão de 1 Giga, resultado muito além dos muitos testes de velocidade realizados anteriormente nos sites.

Porém, um tempo depois realizando o mesmo teste pelo site consegui bater quase 1 giga via Wi-Fi pelo computador, talvez liberaram mais banda para testes online, segue imagem abaixo do teste mais recente:

Conclusão

Sua velocidade de internet é um fator essencial que influencia na sua experiência online. Ainda que os sites de teste de velocidade online possam ser úteis, eles podem apresentar resultados imprecisos se testado com altas velocidades devido a vários fatores.

Portanto, a maneira mais precisa de medir a velocidade da sua conexão de internet é fazer o download direto de um arquivo grande a partir de um servidor confiável, sempre levando em conta se o servidor tem limitação de banda ou não. Ficar atento à sua velocidade de internet pode garantir que você esteja sempre obtendo a melhor conexão possível, porém não fique “bitolado” em realizar testes constantemente, pois sua alta velocidade só será percebida em downloads/uploads.

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 4.6 / 5. Total de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    🗨️ Talvez você goste disso, tá no precinho! 😎
    Desconto HOJE: 50%
    2 Comentários
    1. Parabéns pela matéria!

    2. Muito boa essa dica de testar a net fazendo download direto do arquivo!!

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo