Wi-Fi Mesh: Como Funciona e Quando Vale a Pena Ter

Escrito por: Paulo Santos

Uma rede Mesh, também conhecida como Wi-Fi Mesh, é uma tecnologia de rede sem fio que usa vários dispositivos, como roteadores e pontos de acesso, para fornecer uma conexão à internet confiável em toda a casa. O sistema de rede Mesh é projetado para cobrir toda a área da casa, eliminando as áreas mortas de sinal Wi-Fi e permitindo que os usuários se conectem a uma rede sem fio forte e rápida em qualquer lugar da casa.

Ao contrário de um roteador Wi-Fi tradicional que geralmente tem um alcance limitado e pode deixar algumas partes da casa sem sinal Wi-Fi, um sistema de rede Mesh é composto por dispositivos que se comunicam entre si para fornecer cobertura de sinal Wi-Fi em toda a casa. Os dispositivos Mesh geralmente são vendidos em pacotes de 2 ou mais, com cada dispositivo funcionando como um ponto de acesso para fornecer uma conexão forte e rápida em toda a casa.

Você vai conectar via cabo ou Wi-Fi esse dispostivo mesh no seu modem da provedora de internet e “espalhar” cada unidade em um ponto da casa, ampliando assim o sinal de internet por toda sua residência ou escritório.

O Roteador Mesh é Como um Repetidor?

Não e não! Podem parecer ter a mesma função de ampliar e expandir o sinal da internet, porém o repetidor vai apenas repetir o sinal que recebe do roteador padrão, e com bem menos força, velocidade mais baixa e o pior, vai criar uma nova rede, que quando você mudar de ambiente a internet vai ter que “reconectar” na nova rede.

Assista o Vídeo
Vídeo do Canal Matheus Kise

Por exemplo, digamos que você tenha sua rede Wi-Fi com o nome “minha-casa-Wi-Fi”, no repetidor será “minha-casa-Wi-Fi-2”, e seus dispositivos como celular terão que desconectar e conectar na nova rede toda vez que você caminhar e perder o sinal de um deles, deu para entender?

Já o Wi-Fi Mesh, ao posicionar os roteadores em pontos estratégicos da sua casa, vai funcionar como uma malha de conexão (malha = mesh em inglês). Com isso você irá perceber que tanto na sala, quanto no décimo quarto, a rede vai continuar a mesma, de forma ininterrupta e com o mesmo nome, você estará conectado 100% do tempo em sua internet de 5 GHz, sem perder a qualidade da conexão. Incrível, não!?

Espalhando os roteadores mesh em locais estratégicos, você terá internet em todo canto da casa!
Google Wi-Fi Roteador Mesh AC1200 – 3 unidades
  • Cobertura total¹.
  • Conexão rápida e estável.
  • Atualizações de segurança automáticas.
  • Configuração simples em poucas etapas.
  • Google Home: Um app para sua casa conectada.

Entendendo a Tecnologia por Trás do Wi-Fi Mesh

O Wi-Fi Mesh opera através de uma série de nós ou pontos de acesso que trabalham juntos para criar uma rede contínua e robusta. Cada nó se comunica com os outros, permitindo que os dados fluam pela rede de maneira eficiente. Esta comunicação é facilitada por protocolos de rede específicos, como o IEEE 802.11s, que é um padrão de rede Mesh para redes sem fio.

Um aspecto crucial do Wi-Fi Mesh é o seu recurso de “roaming sem emenda”. Isso significa que, enquanto você se move pela sua casa, seu dispositivo se conectará automaticamente ao nó Mesh mais próximo, garantindo uma conexão Wi-Fi estável e forte. Isso é possível graças a um recurso chamado “band steering”, que direciona os dispositivos para a banda de frequência mais adequada (2,4 GHz ou 5 GHz) e para o nó com o sinal mais forte.

Os sistemas Wi-Fi Mesh utilizam a tecnologia MU-MIMO (Multiple User – Multiple Input Multiple Output) para gerenciar múltiplos dispositivos conectados simultaneamente. Isso permite que cada nó da rede Mesh se comunique com vários dispositivos ao mesmo tempo, melhorando a eficiência da rede e garantindo uma conexão estável para todos os dispositivos.

É importante mencionar que os sistemas Wi-Fi Mesh são projetados para lidar com a interferência de outros dispositivos Wi-Fi. Eles fazem isso através de um processo chamado “seleção dinâmica de canais”, que permite que os nós da rede Mesh escolham automaticamente o canal Wi-Fi menos congestionado para usar. Isso ajuda a garantir que sua rede Wi-Fi Mesh sempre ofereça a melhor performance possível.

Comparando o Wi-Fi Mesh com Outras Tecnologias de Rede

Sabemos que o Wi-Fi Mesh seja uma solução eficaz para cobrir grandes áreas com Wi-Fi, mas existem outras tecnologias de rede que também podem ser consideradas, dependendo das suas necessidades específicas.

Extensor de Alcance Wi-Fi: Um extensor de alcance Wi-Fi, mais conhecido como repetidor, funciona captando o sinal Wi-Fi do seu roteador e retransmitindo-o para áreas mais distantes da sua casa. No entanto, os extensores de alcance geralmente criam uma rede Wi-Fi separada, o que pode resultar em uma experiência de navegação mais estressante, perdendo a conexão ao ter que desconectar de um roteador e conectar do repetidor. Além disso, eles geralmente têm um desempenho bastante inferior ao dos sistemas Wi-Fi Mesh, especialmente quando vários extensores são usados.

Sistema UniFi da Ubiquiti: A UniFi, é uma marca da Ubiquiti Networks, é reconhecida por suas soluções de rede robustas e de alto desempenho, incluindo sistemas Wi-Fi. Os produtos UniFi são projetados para fornecer cobertura Wi-Fi abrangente e de alta velocidade, com a capacidade de escalar conforme necessário, tornando-os adequados para ambientes domésticos e empresariais de todos os tamanhos. Um dos principais recursos da UniFi é a sua plataforma de gerenciamento centralizado, o UniFi Controller, que permite a configuração, gerenciamento e monitoramento da rede a partir de um único painel. Embora eficazes, os produtos UniFi são bem mais complexos e podem exigir um conhecimento mais aprofundado de redes para a configuração. Veja a diferença entre UniFi e Mesh.

Sistemas PLC (Power Line Communication): Os sistemas PLC utilizam a fiação elétrica existente em sua casa para transmitir dados. Eles consistem em pelo menos dois adaptadores, um conectado ao seu roteador e outro no local onde você deseja estender o sinal. Embora os sistemas PLC possam ser uma boa opção para estender o sinal Wi-Fi sem a necessidade de novos cabos, eles podem ser afetados por interferências de outros dispositivos elétricos e não oferecem a mesma cobertura contínua que o Wi-Fi Mesh.

Redes Cabeadas: As redes cabeadas, como o Ethernet, oferecem a conexão mais estável e rápida, mas exigem a instalação de cabos pela casa. Elas são ideais para dispositivos que exigem uma grande quantidade de largura de banda, como PCs para jogos, TV´s, ou qualquer dispositivo seja fixo em sua casa, mas não são tão convenientes para os dispositivos móveis como notebooks, smartphones e tablets.

Perguntas mais frequentes

  1. O que é Wi-Fi Mesh?

    O Wi-Fi Mesh é uma tecnologia de rede sem fio que usa vários dispositivos, chamados de nodes ou pontos, para criar uma rede mais rápida, confiável e expansível em toda a casa.

  2. Como o Wi-Fi Mesh funciona?

    O Wi-Fi Mesh usa uma rede de pontos que se comunicam entre si para fornecer uma conexão Wi-Fi mais forte e confiável em toda a casa. Os pontos se comunicam uns com os outros para garantir que o sinal Wi-Fi esteja sempre disponível em todos os cantos da casa.

  3. Quando vale a pena ter uma rede Wi-Fi Mesh em casa?

    O Wi-Fi Mesh é uma boa escolha para casas maiores, com múltiplos andares, paredes grossas ou muitos dispositivos conectados. Se você está tendo problemas de sinal em áreas específicas da casa, o Wi-Fi Mesh pode ser a solução.

  4. Como o Wi-Fi Mesh é configurado?

    A maioria dos sistemas Wi-Fi Mesh é fácil de configurar e pode ser feita usando um aplicativo de smartphone. Basta conectar o primeiro node ao seu modem e seguir as instruções no aplicativo para configurar os demais pontos.

  5. O Wi-Fi Mesh é mais caro do que um roteador Wi-Fi tradicional?

    Sim, o Wi-Fi Mesh é geralmente mais caro do que um roteador Wi-Fi tradicional. No entanto, é uma opção mais escalável e pode economizar dinheiro a longo prazo, evitando a necessidade de comprar repetidores de sinal ou roteadores adicionais.

  6. O Wi-Fi Mesh reduz a velocidade da minha conexão?

    Não necessariamente. Na verdade, o Wi-Fi Mesh pode até melhorar a velocidade da sua conexão, especialmente em áreas da casa onde o sinal era anteriormente fraco. No entanto, a velocidade da conexão pode ser afetada se você estiver usando pontos muito distantes um do outro ou se tiver muitos dispositivos conectados simultaneamente.

  7. O Wi-Fi Mesh é seguro?

    Sim, o Wi-Fi Mesh é seguro, desde que você tome as medidas adequadas de segurança, como configurar senhas fortes e atualizar regularmente o firmware dos dispositivos. Alguns sistemas Wi-Fi Mesh também incluem recursos de segurança avançados, como criptografia WPA3, para proteger sua rede contra invasões.

Quando vale a pena amplificar o sinal com roteador mesh?

Pode valer a pena adquirir um novo sistema de rede Mesh se você tiver uma casa grande, de andar, ou com várias paredes, pois isso pode afetar o sinal Wi-Fi e deixar algumas partes sem conexão. Além disso, se você tiver muitos dispositivos conectados à sua rede Wi-Fi, como laptops, smartphones, tablets e dispositivos de streaming de mídia, um sistema de rede Mesh pode ajudar a melhorar o desempenho da rede, garantindo que todos os dispositivos tenham uma conexão forte e rápida.

Vamos imaginar que você tem uma casa grande, térreo e primeiro andar, que moram pelo menos 4 pessoas, com muitos dispositivos conectados e com uma internet de 100 megas ou mais e o roteador/modem da operadora fica na sala, se sua casa for grande, com muitos ambientes e paredes, o sinal do Wi-Fi vai começar a falhar e congestionar mesmo usando a frequência 2.4 GHz que tem um maior alcance. É nessa situação que você pode ou até DEVE optar por um mesh, para ampliar esse sinal e usar a internet em qualquer lugar da sua casa, como se tivesse na sala!

Digamos que você usa a banda de 2.4 GHz e o sinal ainda chegue em todos os cantos da casa com o Wi-Fi do roteador padrão da sala, porém se você fizer os testes de velocidade nos vãos mais afastados, vai ver que você está usando uma conexão de péssima qualidade, pagando e não usufruindo de todo o potencial da sua internet. Quem usa a conexão Mesh uma vez, nunca mais quer voltar para o roteador Wi-Fi padrão!

No entanto, um sistema de rede Mesh é mais caro do que um roteador Wi-Fi tradicional, então você deve considerar se realmente precisa de uma rede Mesh para sua casa antes de comprar um. Além disso, um roteador mesh não vale a pena se sua casa for relativamente pequena, tiver uma internet abaixo de 100 megas ou tiver poucos dispositivos conectados à rede Wi-Fi, nesses casos um roteador Wi-Fi tradicional pode ser suficiente para suas necessidades.

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média de 4.8 / 5. Total de votos: 233

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalhei por 15 anos com infraestrutura em Telecom, sou um entusiasta da área e estou sempre em busca de mais conhecimento envolvendo o uso da tecnologia. Espero poder ajudar as pessoas a entender melhor esse universo da conexão Wi-Fi!
Paulo Santos
Últimos posts por Paulo Santos (exibir todos)
    🗨️ Talvez você goste disso, tá no precinho! 😎
    Desconto HOJE: 8%
    Total Security - 3 Dispositivos, Kaspersky, KL1949K5CFS
    o preço e disponibilidade pode variar no momento da compra
    19 Comentários
    1. Tenho 2 Telefones da Claro e a Internet tb da Claro.O moldem fica na sala que alimenta aTV e deste moldem sai uma alimentação àcabo que alimenta 3 TVs e um computador.Acontece que a Internet falha muito nas TVs e os sinais de Telefones caem tb. Vc acha que 2 aparelhos Wi-Fi mesa resolve os meus problemas?Obrigado….

      • Jandir, o cabo que sai pro modem, tá indo pra qual dispositivo pra fornecer WiFi? Não consegui entender bem sua duvida..

    2. Olá Paulo ! Primeiramente parabéns pelo seu conteúdo. Mto bem explicado e de fácil entendimento. Eu moro em um sobrado e estou querendo colocar apenas um mesh no sótão para alimentar sinal nos quartos. Sera o suficiente ? Abraços.

      • Tem que comprar 2 unidades, uma que vai se conectar no roteador/modem do provedor, que será o primário e a outra unidade como extensão.. Obrigado pelo seu comentário!

    3. Boa tarde Paulo, antes de tudo parabéns pelo conteúdo ! A minha dúvida é a seguinte moro em um prédio no 3 andar, e na minha garagem o sinal do Wi-Fi não chega na garagem, porém 1,5 m depois da garagem, ele funciona… (devido a telha da garagem ). Qual seria o mais indicado para mim, ( na garagem tem uma tomada ), um repetidor, ou um mesh ? Desde já agradeço a atenção

      • Olá Cícero, você pode tentar um kit Mesh com 2 unidades, um que será o primário e será ligado ao roteador da operadora, e outro que ficará na garagem ou próximo a ela.. Porém a distância entre eles pode ser um limitador, ficando além das possibilidades do dispositivo Mesh numa conexão sem fio, o ideal seria tentar descer com um cabo de rede até a garagem ou instalar o segundo roteador Mesh no meio do caminho, no 1° ou 2° andar, ou tentar ver uma posição do roteador Mesh primário que tenha menos barreiras e consiga propagar melhor o sinal até o Mesh da garagem, é uma tarefa um pouco complicada devido à situação, porém pra tudo tem um jeito!

        Obrigado pelo seu comentário! 🙏

    4. Oi Paulo. Moro em um apartamento com 170 m2, tenho banheiro entre os quartos e o sinal de internet não chega bem neles. São 3 quartos. Vc acha que 2 aparelhos são suficientes para distribuir a rede? Obrigada

      • Oi Priscilla, em teoria, sim! 2 aparelhos Mesh seriam suficientes para cobrir toda a casa, porém, vai depender muito da disposição dos ambientes, estrutura da sua casa, da espessura e material das paredes, móveis, espelhos, eletrodomésticos ou quaisquer outros que possam afetar a propagação do WiFi.

        Você pode comprar 2 unidades e posicioná-los em pontos estratégicos na casa, e se por ventura ainda não for suficiente, você terá a opção de posteriormente adicionar mais uma unidade para sanar todo o problema de sinal!

        Obrigado pelo seu comentário, e boa sorte na aquisição do seu Mesh!

    5. Oi gostaria de saber sua opinião se vale a pena colocar o mesh da claro ou comprar um sistema separado?
      Obrigada

    6. Boa noite.
      Eu tenho mash na minha casa. 6 pontos.
      Internet de 500gb. Porém o último ponto da casa, o mash entrega a velocidade de 15 megas só. E olha que minha casa não é TÃO grande. São 295 metros quadrados. Até acho q tenho muito ponto mash. Se cabear pelo menos mais 1 ponto que fica no “ meio do caminho “ será q resolvo esse problema do último q chega quase nada lá ? Outra dúvida, já está tudo funcionando . O primeiro cabeado e o restante não. Tudo na mesma rede…. Caso eu venha a cabear esse “ do meio “ terei que mudar a rede ? Ou não… ele vai fazer a mesma função atual , porém ao invés de ser Wi-Fi será cabeada.. somente isso , mas tudo como já está …

    7. Os roteadores se comunicam entre si por fio ou wifi? Preciso ter cabeamento entre os roteadores para funcionar?

      • Se comunicam de ambas as formas, tanto via Wi-Fi quanto por cabo de rede.

        Não precisa ter cabeamento entre os roteadores para funcionar!

    8. Mesh é vida! Ainda não tenho dinheiro pra comprar um bom kit mais meu amigo tem um deco m5 em casa e lá pega sinal em qualquer lugar da casa, ate na frente da rua kkkkk

    9. Responder
      Paulo Vasconcellos 01/05/2023 as 12:03

      Bom dia Paulo. Tudo bem?
      No meu caso não preciso amplificar o sinal mas sim ter um bom controle parental (firewall) que diz que na rede mesh tem. Tenho cinco filhos em casa rsrsr.
      Você teria uma sugestão de software que pudesse atender da mesma maneira que a rede Mesh?
      Tenho Net em casa mas o software do roteador é bem fraquinho.
      Obrigado e um abraço

      • Opa meu xará, existem diversos softwares que você pode criar restrições dentro do próprio dispositivo dos seus filhos, mas aí teria que instalar e configurar em cada um deles, a melhor forma de fazer mesmo é pelo roteador, existem roteadores com poucas funções e que realmente acabam limitando a configuração. No seu caso, o ideal é ter um roteador mais novo e mais “parrudo” no que tange as funções de controle parental. Dá uma olhadinha nesse artigo.

    10. Muito obrigado pelas informações. Adoraria conhecer mais sobre a tecnologia.

    11. Muito Obrigado

      Deixe um Comentário

      Gênio do WiFi
      Logo