Imagem

O que é DDoS (Distributed Denial of Service)

Escrito por: Anderson Pontes

DDoS, ou Distributed Denial of Service, é uma forma de ataque cibernético que tem como objetivo paralisar um site, serviço ou rede, tornando-o inacessível para os usuários legítimos. Esse tipo de ataque é realizado por um grupo de computadores, chamados de "zumbis" ou "bots", que são controlados remotamente por um invasor.

Imagine uma fila em um banco. Quando todos os caixas estão ocupados, as pessoas têm que esperar pacientemente para serem atendidas. Agora, imagine um ataque DDoS como se várias pessoas entrassem no banco ao mesmo tempo e começassem a fazer perguntas sem sentido para os funcionários, ocupando todo o tempo deles e impedindo que os clientes legítimos sejam atendidos. É exatamente isso que acontece em um ataque DDoS.

Comprando por meio de links em nosso site, podemos ganhar comissão de afiliado sem nenhum custo para você.

Os computadores zumbis, que podem ser infectados por malware previamente instalado, são usados para enviar uma enorme quantidade de solicitações de acesso ao mesmo tempo para o alvo do ataque. Essas solicitações sobrecarregam o servidor ou o roteador, fazendo com que ele não consiga responder a todas elas e, consequentemente, fique fora do ar.

Esse tipo de ataque é muito prejudicial, pois pode afetar empresas, instituições governamentais e até mesmo serviços essenciais, como sites de bancos e hospitais. Além disso, é difícil identificar a origem do ataque, uma vez que os computadores zumbis estão espalhados por diferentes partes do mundo.

Para se proteger contra um ataque DDoS, as empresas e instituições devem adotar medidas de segurança, como o uso de firewalls e sistemas de detecção de intrusões. É importante também manter todos os dispositivos atualizados e utilizar senhas fortes para evitar que eles sejam infectados e se tornem parte de uma rede de computadores zumbis.

Para resumir, um ataque DDoS é como uma multidão de pessoas fazendo perguntas sem sentido em um banco, ocupando todo o tempo dos funcionários e impedindo que os clientes legítimos sejam atendidos. Ele é realizado por computadores zumbis, que enviam uma grande quantidade de solicitações de acesso ao mesmo tempo, sobrecarregando o servidor e tornando o site ou serviço inacessível. Para se proteger, é importante adotar medidas de segurança e estar sempre atento às atualizações e senhas fortes.

Working online since 2004! 🚀
Anderson Pontes
Últimos posts por Anderson Pontes (exibir todos)
    🗨️ Talvez você goste disso, tá no precinho! 😎
    Gênio do WiFi
    Logo