Imagem

O que é Esquema de Controle de Acesso em Redes Wi-Fi

Escrito por: Anderson Pontes

O esquema de controle de acesso em redes Wi-Fi é uma forma de proteger a sua conexão sem fio de acesso não autorizado. Quando você tem uma rede Wi-Fi em casa ou no escritório, é importante garantir que apenas as pessoas que você permitiu possam se conectar a ela.

Para isso, é necessário estabelecer um esquema de controle de acesso. Esse esquema pode ser feito de diferentes maneiras, mas o mais comum é através do uso de senhas. Quando você configura a sua rede Wi-Fi, você pode escolher uma senha para protegê-la. Essa senha deve ser mantida em sigilo e só deve ser compartilhada com as pessoas que você deseja permitir o acesso à sua rede.

Ao tentar se conectar à sua rede Wi-Fi, os dispositivos que não possuem a senha correta serão impedidos de se conectar. Isso garante que apenas as pessoas autorizadas possam utilizar a sua conexão de internet.

Perceba também que, é possível também configurar outras medidas de segurança, como o filtro de endereços MAC. Cada dispositivo possui um endereço MAC único, que pode ser cadastrado no roteador Wi-Fi. Dessa forma, apenas os dispositivos com endereços MAC autorizados poderão se conectar à rede.

É importante lembrar que, mesmo com essas medidas de segurança, é sempre recomendado manter o seu roteador Wi-Fi atualizado com as últimas versões de firmware, pois isso ajuda a corrigir eventuais vulnerabilidades de segurança.

Para concluir, o esquema de controle de acesso em redes Wi-Fi é uma forma de proteger a sua conexão sem fio de acesso não autorizado. Ele é feito através do uso de senhas e outras medidas de segurança, como o filtro de endereços MAC. Ter um esquema de controle de acesso adequado garante que apenas as pessoas autorizadas possam utilizar a sua rede Wi-Fi.

Working online since 2004! 🚀
Anderson Pontes
Últimos posts por Anderson Pontes (exibir todos)
        Gênio do WiFi
        Logo