Imagem

O que é Man-in-the-Middle Attack

Escrito por: Anderson Pontes

Um ataque Man-in-the-Middle é uma forma de ataque cibernético em que um invasor se posiciona entre duas partes que estão se comunicando, interceptando e possivelmente alterando as informações transmitidas entre elas. Imagine que você está em uma conversa telefônica com um amigo. Você espera que a conversa seja privada e segura, mas um atacante mal-intencionado pode se inserir na linha, ou seja, no meio da comunicação, e ouvir tudo o que vocês estão falando.

Esse tipo de ataque pode acontecer em várias situações, como quando você está navegando na internet em um Wi-Fi público, por exemplo. O invasor pode criar uma rede Wi-Fi falsa e se fazer passar pelo ponto de acesso legítimo. Quando você se conecta a essa rede falsa, todas as suas informações são interceptadas pelo invasor, que pode ler seus e-mails, mensagens e até mesmo obter suas senhas.

Comprando por meio de links em nosso site, podemos ganhar comissão de afiliado sem nenhum custo para você.

O ataque Man-in-the-Middle também pode ocorrer em transações online, como compras ou operações bancárias. O invasor pode se posicionar entre você e o site que está visitando, capturando suas informações de login, números de cartão de crédito e outros dados sensíveis.

Para se proteger contra esse tipo de ataque, é importante tomar algumas medidas de segurança. Uma delas é evitar o uso de redes Wi-Fi públicas e desconhecidas, pois elas são mais suscetíveis a ataques desse tipo. Utilizar uma conexão VPN também pode ser uma boa opção, pois ela criptografa seus dados, dificultando a ação de um invasor.

Assim como, é importante ficar atento a possíveis sinais de que você está sendo vítima de um ataque Man-in-the-Middle, como mensagens de erro estranhas ao acessar um site ou transações suspeitas em suas contas. Caso suspeite de um ataque, é recomendado entrar em contato com o suporte técnico do site ou serviço em questão.

Em conclusão, um ataque Man-in-the-Middle é quando um invasor se posiciona entre duas partes que estão se comunicando, interceptando e possivelmente alterando as informações transmitidas. Para se proteger contra esse tipo de ataque, é importante evitar redes Wi-Fi públicas e desconhecidas, utilizar uma conexão VPN e ficar atento a possíveis sinais de ataques.

Working online since 2004! 🚀
Anderson Pontes
Últimos posts por Anderson Pontes (exibir todos)
    🗨️ Talvez você goste disso, tá no precinho! 😎
    Desconto HOJE: 20%
    Gênio do WiFi
    Logo