Imagem

O que é NAT Loopback

Escrito por: Anderson Pontes

NAT Loopback, ou "redirecionamento de porta", é uma funcionalidade presente em alguns roteadores e adaptadores de rede que permite que dispositivos da rede local acessem serviços hospedados em seu próprio endereço IP público. Em outras palavras, o NAT Loopback permite que você acesse um serviço, como um servidor web ou uma câmera de segurança, usando seu endereço IP público, mesmo quando estiver conectado à mesma rede.

Isso pode ser útil em várias situações. Por exemplo, se você tiver um servidor web em sua rede local e quiser acessá-lo pelo navegador usando seu endereço IP público, o NAT Loopback torna isso possível. Sem essa funcionalidade, você precisaria usar um endereço IP local para acessar o serviço, o que pode ser inconveniente.

Outro exemplo é quando você está fora de casa e deseja acessar um dispositivo na sua rede local, como uma câmera de segurança. Com o NAT Loopback, você pode simplesmente usar seu endereço IP público para visualizar a câmera, em vez de configurar um acesso remoto complicado.

É importante ressaltar que nem todos os roteadores e adaptadores de rede possuem suporte para o NAT Loopback. Portanto, se você precisa dessa funcionalidade, é recomendável verificar as especificações do seu dispositivo ou entrar em contato com o suporte técnico do fabricante para obter mais informações.

Em suma, o NAT Loopback é uma funcionalidade que permite o acesso a serviços hospedados em um endereço IP público a partir da rede local. Isso torna mais fácil e conveniente para você acessar dispositivos e serviços em sua rede, mesmo quando estiver conectado à mesma rede.

Working online since 2004! 🚀
Anderson Pontes
Últimos posts por Anderson Pontes (exibir todos)
        Gênio do WiFi
        Logo