Imagem

O que é Rede de Área Ampla (WAN)

Escrito por: Anderson Pontes

Uma Rede de Área Ampla (WAN) é um tipo de rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, como um país ou até mesmo o mundo inteiro. Diferente de uma rede local (LAN), que normalmente é limitada a um único prédio ou campus, uma WAN conecta diferentes locais geograficamente distantes.

A principal função de uma WAN é permitir a comunicação entre computadores e dispositivos em diferentes locais. Isso significa que uma empresa com filiais em diferentes cidades, por exemplo, pode usar uma WAN para conectar todos os seus escritórios e permitir que os funcionários compartilhem informações e recursos.

A comunicação em uma WAN ocorre principalmente através de linhas de comunicação dedicadas, como cabos de fibra óptica, linhas telefônicas ou satélites. Essas linhas são usadas para transmitir dados de um local para outro, permitindo que os dispositivos se comuniquem entre si.

Uma das principais vantagens de uma WAN é a capacidade de compartilhar recursos. Por exemplo, uma empresa pode ter um servidor centralizado em um local e permitir que todos os escritórios acessem e usem esse servidor. Isso torna mais fácil para os funcionários trabalharem juntos, mesmo que estejam em diferentes cidades.

De fato, uma WAN também pode ser usada para acessar a internet. Quando você se conecta à internet em sua casa ou no trabalho, está usando uma WAN para se conectar a um provedor de serviços de internet, que por sua vez está conectado a outros provedores em todo o mundo.

Finalmente, uma Rede de Área Ampla (WAN) é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica e permite a comunicação entre diferentes locais. Ela é usada por empresas e organizações para compartilhar recursos e conectar-se à internet.

Working online since 2004! 🚀
Anderson Pontes
Últimos posts por Anderson Pontes (exibir todos)
        Gênio do WiFi
        Logo